Pipe Pro 2024

Molly joga duro

Australiana Molly Picklum conquista maiores marcas da primeira fase feminina do Pipe Pro 2024. Luana avança às oitavas e Tati cai para repescagem.

0
Molly Picklum é o grande nome do primeiro dia de disputas femininas do Pipe Pro 2024.

Vitória com maior nota, maior somatório e nome confirmado nas oitavas de final. Molly Picklum foi o grande nome do primeiro dia de disputas femininas do Pipe Pro 2024. Tatiana Weston-Webb estava na bateria, terminou em terceiro lugar e caiu para a repescagem. A outra brasileira na etapa, Luana Silva foi melhor e avançou ao ficar em segundo lugar na disputa que abriu a quarta-feira (7). Duelos foram realizados em séries de 3 a 5 pés com Backdoor sendo o melhor caminho para as vitórias.

Clique aqui para ver o vídeo

Clique aqui para ver o vídeo

A norte-americana Alyssa Spencer e a australiana Molly Picklum atuaram antes de Tati na quinta bateria. Aos 6 minutos entrou uma série para o Backdoor. Alyssa foi na primeria onda e executou uma forte batida de backside para anotar 4.00 pontos. Depois Molly passou por dentro e rasgou para largar com 7.33 na liderança.

As três atuaram aos 9 minutos. Alyssa vacou na esquerda, enquanto Tati ficou fundo na direita, mas a onda fechou. Molly atuou novamente de frontside para o Backdoor. A aussie tirou velocidade da prancha para surfar o tubo, mas ficou na porta e logo depois executou um cutback. A brasileira marcou 2.00 pontos mesmo caindo da prancha, enquando a aussie colocou mais 3.00 no somatório.

Molly Picklum dá show no Pipe Pro 2024.

A bateria entrou nos dez minutos finais com Molly na liderança, Alyssa em segundo lugar e a Tati precisando de 2.38 para sair da última posição. A brazuca tinha a terceira prioridade, mas conseguiu achar uma esquerda. Tati bateu duas vezes, a segunda na junção, para assumir o segundo lugar com a nota 4.83 pontos. Alyssa passou a necessitar de 2.84 para evitar a repescagem.

A surfista dos Estados Unidos surfou aos 24 minutos, mas a esquerda correu e ela foi reto. Tati também aproveitou a série para Pipe. A brazuca botou pra dentro, mas novamente não encontrou a saída.

Tatiana Weston-Webb procura os tubos, mas não se dá bem.

Alyssa virou pra cima da brasileira aos 27 minutos. A surfista foi para Backdoor e executou quatro manobras, sendo três batidas e uma rasgada. A performance valeu 5.17 pontos. Tati passou a buscar 4.35 para evitar a repescagem. A brasileira fez mais uma tentativa, mas não alterou o resultado e caiu para a repescagem. Molly ainda surfou outro canudo para Backdoor, marcou a maior nota do dia (8.50) e venceu o duelo com o maior somatório da primeira fase feminina do Pipe Pro 2024 (15.83). Tati enfrentará a norte-americana Lakey Peterson e a australiana India Robinson na repescagem.

Luana avança às oitavas – O Pipe Pro 2024 começou para as mulheres com brasileira na água, msa quem dominou sa ações foi uma australiana. Tyler foi a única que completou tubo no duelo e venceu com as notas 6.17 e 5.00 pontos, conquistadas em atuações de frontside para Backdoor.

O primeiro canudo surfado pela aussie aconteceu aos 8 minutos de disputa (5.50). Quase na metade da bateria as três atletas botaram pra dentro de Backdoor. A havaiana Bettylou Sakura Johnson e Luana Silva não encontraram a saída. Tyler completou o tubo, mas não saiu de forma limpa, porém ficou fundo e abriu vantagem no placar com mais 6.17 pontos.

Em último lugar, Luana chegou aos 11 minutos finais com a terceira prioridade. Naquele momento ela achou uma direita e partiu para as manobras. A brasileira executou uma batida, depois rasgou numa seção mais lenta da onda e finalizou a apresentação com outra curva, porém mais forte e invertendo a direção da prancha. A nota 4.00 pontos colocou a brazuca em segundo lugar. Bettylou passou a buscar 3.68 para evitar a repescagem.

Luana Silva ataca a direita de Backdoor na primeira bateria da quarta-feira.

Bettylou botou pra dentro novamente quando restavam 5 minutos para o fim, porém novamente caiu da prancha. Dois minutos depois a havaiana e a brasileira manobraram de frontside na direita. Bettylou marcou 2.83 pontos e não reverteu sua situação. Pior para ela que Luana conquistou 3.67 e aumentou a diferença para 4.84.

A volta para o pico teve disputa de remada entre Luana e Bettylou. A brasileira venceu a batalha. Nenhuma onda apareceu até o final da bateria e Luana avançou junto com Tyler às oitavas de final.

Carissa na repescagem – Outro nome, além da Tati, que chama atenção na repescagem é a de Carissa Moore. A havaiana, que não vai participar de todo o circuito 2024, é a atual campeã da etapa.

A pentacampeã mundial caiu para repescagem na segunda bateria da primeira fase. Brisa Hennessy, da Costa Rica, surfou um tubo para Backdoor logo no início (5.33) e aos 5 minutos partiu para as manobras também numa direita (5.33) para abrir vantagem. A australiana Sally Fitzgibbons marcou 4.33 pontos e ficou na frente de Carissa.

Nos últimos minutos todas botaram pra dentro, mas nenhuma encontrou a saída e os resultados não foram alterados. Brisa e Sally garantiram vagas nas oitavas e Carissa foi pra respescagem.

Previsão das ondas e próxima chamada – O Pipe Pro 2024 tem até o próximo sábado (10) para ser finalizado. A previsão para a quinta-feira (8) indica ondas um pouco menores que as desta quarta-feira. O swell principal segue de Noroeste, que é bom para a bancada, enquanto o de Nordeste-Leste/Nordeste, que é ruim, perde força e interfere menos nas condições para o surfe. Provavelmente será um dia sem disputas.

Um novo swell é aguardado para sexta-feira (9). A direção é Oeste/Noroeste-Noroeste, muito boa para o pico havaiano. O dia pode começar com séries de 6 a 8 pés, e alcançar 10 a 12 no meio da tarde. O vento esperado é o terral.

O último dia da janela tem mudança no swell, que passa a Noroeste/Norte-Noroeste. O sábado pode começar ainda bombando e com o passar das horas as ondas perdem tamanho. A previsão indica 8 a 12 pés nas primeiras horas, caindo para 8 a 10 durante a tarde. O vento também deve soprar de terral.

A próxima chamada está marcada para esta quinta-feira, às 14h45 (de Brasília).

Transmissão ao vivo – O Pipe Pro abre a temporada 2024 do World Surf League Championship Tour. O prazo máximo para a realização do evento é 10 de fevereiro. O campeonato tem transmissão ao vivo do Havaí pelo Sportv e Globoplay e em português também pelo WorldSurfLeague.com, aplicativo e Canal da WSL no YouTube.

Pipe Pro 2024

Round 1 Feminino

1 Tyler Wright (AUS) 1.67 x Luana Silva (BRA) 7.67 x Bettylou Sakura Johnson (HAV) 4.33

2 Brisa Hennessy (CRC) 10.66 x Sally Fitzgibbons (AUS) 6.66 x Carissa Moore (HAV) 5.23

3 Caroline Marks (EUA) 5.84 x Moana Jones Wong (HAV) 2.97 x India Robinson (AUS) 2.60

4 Caitlin Simmers (EUA) 9.67 x Gabriela Bryan (HAV) 8.13 x Isabella Nichols (AUS) 2.06

5 Molly Picklum (AUS) 15.83 x Alyssa Spencer (EUA) 9.17 x Tatiana Weston-Webb (BRA) 6.83

6 Sawyer Lindblad (EUA) 10.77 x Johanne Defay (FRA) 5.30 x Lakey Peterson (EUA) 4.70

Repescagem

1 Carissa Moore (HAV) x Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Isabella Nichols (AUS)

2 Lakey Peterson (EUA) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x India Robinson (AUS)

Quartas de final Masculinas

1 Ethan Ewing (AUS) x Connor O’Leary (AUS)

2 Jordy Smith (AFR) x Barron Mamiya (HAV)

3 Ian Gentil (HAV) x Imaikalani deVault (HAV)

4 John John Florence (HAV) x Leonardo Fioravanti (ITA)