Surf Talentos

Definidos campeões na Joaca

Confira campeões do Circuito Surf Talentos 2023 após resultados da última etapa na Praia da Joaquina, Florianópolis (SC).

0

A edição 2023 do Circuito Surf Talentos Oceano, com a apresentação da Surfland Brasil e Mini Kalzone, chegou ao fim no último domingo (17). A competição valeu 10 mil pontos para o circuito estadual de base da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e também para o Surf Talentos Oceano, que tradicionalmente define seus próprios campeões a cada temporada.

O evento começou no último sábado (16) com muito sol, praia cheia e altas ondas na praia da Joaquina (que ultrapassaram meio metro nas séries) com excelente formação. No primeiro dia foram definidos os títulos das categorias Sub 14, 16 e 18 Masculino e Sub 14 e 18 Feminino.

“Nada melhor do que realizar um campeonato com altas ondas e apreciar essa nova geração de meninos e meninas quebrando na praia da Joaquina, palco de grandes eventos em nosso estado” decla Fred Leite, Diretor da Swell Eventos e promotor do Circuito Surf Talentos Oceano.

Sábado de finais

A primeira final a entrar na água foi a Sub 14 Masculina. Yuri Gabryel chegou a decisão na primeira posição em ambos os rankings. Yuri abriu a bateria com 6.50 pontos e liderou o confronto logo no início, seguido de perto por Rian Prieto na segunda posição, que respondeu com um 5.75 em sua primeira onda. Rian é um surfista em ascensão nos pódios dos eventos de base no estado e esteve bem conectado com as ondas da Joaca.

Faltando três minutos para o término, Rian mandou uma bela batida de frontside na junção para marcar 4.45, assumir a liderança e vencer a etapa. Yuri Gabryel caiu para a terceira colocação após receber outra virada, dessa vez de Enrico Malhado a quinze segundos do final. Para o título da etapa, Enrico precisava de 7.05 e marcou 6.50. Em quarto finalizou Rafael Kenzo Saito.

Mesmo terminando na terceira colocação na etapa, Yuri Gabryel conquistou o título do Circuito Surf Talentos Oceano 2023 (soma geral das três etapas).

Na bateria seguinte foi a vez da Sub 14 Feminno entrar na água. A poucos minutos do término, a atleta de São Francisco do Sul (SC), Kyara Antunes, surfou uma boa direita para marcar 3.75 e assumir a liderança. Mas a três minutos do encerramento a local de Itajaí (SC), Valentina Zanoni, achou uma direita salvadora que lhe rendeu 4.75 pontos e a virada para a primeira colocação e o título da prova.

Com esta vitória, Valentina, que chegou na etapa na terceira posição no ranking do Surf Talentos Oceano, assumiu a ponta e sagrou-se campeã Sub 14.

A final seguinte foi a Sub 16 Masculina, com a liderança de ponta a ponta de Ryan Martins. Ryan dominou o confronto desde sua primeira onda com três batidas fortes de backside, arrancando 6.75 dos juízes. A sua última onda veio para sacramentar o título da etapa, com 5.25. Em segundo ficou Henrique Venceslau, com Enrico Malhado em terceiro e Pablo Lira na quarto posição.

Com esse resultado, Ryan Martins foi o campeão do circuito na Sub 16, estando presente nas três finais na temporada (3º lugar na primeira etapa, 2º lugar na segunda etapa e campeão na terceira).

A penúltima final de sábado na Joaca foi para a categoria Sub 18 Feminino. Alma Corgiolu marcou 5.75 e 3.35 para ficar com o título da etapa  e de quebra sagra-se campeã circuito.

A surfista da Guarda do Embaú, Maria Amélia, chegou perto da virada, quando cravou 4.25 a poucos minutos do fim para sair da quarta para a segunda colocação. Kaylane Antunes finalizou no terceiro posto, com Luiza Rosa Teixeira na quarta colocação.

Na categoria Sub 18 Masculino. em uma disputa eletrizante, João Lira largou na frente usando uma de suas principais armas desde as primeiras fases da competição: o aéreo com rotação.

João abriu a disputa com 5.25 e decolou alto para arrancar 7.25 em sua segunda onda e disparar na liderança. Faltando nove minutos para o término, Gabriel Ogasahara conseguiu 5.40 em sua primeira onda para assumir a segunda colocação, precisando de 7.11 pontos para o título em casa.

A sete minutos do fim, Ogasahara dropou uma direita bem armada para decolar alto, completar a rotação com velocidade e cair seco na base da onda para levantar a praia. Gabriel conseguiu nota 10 unânime dos juízes e venceu a etapa para alegria da galera local.

João Lira, que precisava de uma nota excelente para virar o resultado, ainda fez 6.50 em sua última participação para garantir a segunda colocação.

O campeão Sub 18 Masculino na soma dos três resultados foi Ryan Martins, que venceu a primeira e a segunda etapa e perdeu na semifinal da última etapa na praia Joaquina.

Últimos campeões definidos no domingo

O domingo manteve as mesmas condições de sábado, além do sol, calor e praia cheia. Quatro categorias foram disputadas e conheceram seus campeões da temporada 2023..

A primeira final foi com a garotada da Sub 8. A vitória foi para o atleta de Ubatuba (SP) Nelson Nagata, que viajou de sua cidade especialmente para competir no Surf Talentos Oceano. “Esse circuito é demais e vale qualquer esforço para trazer o garoto, pois um circuito como este tem que ser prestigiado” diz Erick Nagata, pai de Nelsinho.

Faltando dois minutos para o término, Nelson Nagata achou uma onda de 5.75 pontos e saiu da quarta para primeira colocação, virando para cima do então líder da bateria Keone Zanoni, de Garopaba (SC). Vitória do garoto de Ubatuba (SC).

Mesmo terminando na segunda colocação na última etapa, Keone Zanoni foi proclamado campeão Sub 8 do circuito.

Na sequência, foi a vez da final da Sub 10 Masculina. O capixaba da praia de Ulé (ES), Kaleb Henrique, dominou totalmente as ações cravando logo no início da bateria uma nota 9.0, o que lhe deu tranquilidade para administrar o resultado.

Kaleb ainda faria uma boa segunda onda, marcando 6.50 para deixar seus oponentes em combinação e conquistar o título da etapa e do Surf Talentos Oceano 2023. Kaleb foi um dos destaques do circuito, vencendo as três etapas.

Em segundo ficou Bernardo Pires, com Guilherme Goulart na terceira colocação e Henrique Surfboy fechando a lista em quarto lugar.

A decisão da Feminino Sub 12 foi eletrizante do início ao fim. Valentina Zanoni, de Itajaí (SC), começou bem a decisão com uma boa direita de três manobras para marcar 6.75 pontos e largar na frente. Em sua segunda onda, ampliou a vantagem marcando 7.65 e colocando as demais atletas em combinação.

A resposta de Kyara Antunes foi rápida. Em uma esquerda com bom tamanho, a surfista de São Francisco do Sul (SC) executou uma excelente batida na primeira manobra e complementou até o inside para arrancar 8.50 dos juízes e sair da combinação. Kyara ficou precisando de uma nota 5.90 para virar o resultado.

Faltando um minuto para o fim, Kyara teve sua última chance e surfou mais uma esquerda para chegar perto da virada com 5.40. Resultado final, título da etapa e do circuito para Valentina Zanoni, com Kyara Antunes terminando o evento na segunda colocação, sua irmã gêmea Kailane Antunes em terceiro e Lulu Vivan, de Balneário Camboriú (SC), na quarta colocação.

A última final do ano do circuito Surf Talentos Oceano 2023 foi com a categoria Sub 12 Masculina. O local da Joaquina, Lucas Miguel Velasquez, começou bem a final com notas 5.50 em sua primeira onda e 3.80 na segunda.

Aos poucos, o líder do circuito Cauã Demski, que atualmente mora no Rio de Janeiro, foi se recuperando na final, apostando nas boas direitas que quebraram durante todo o final de semana na Joaquina. Cauã abriu sua participação com 5.50 e ainda fez 6.0 pontos para assumir a liderança e não perder mais. Cauã ainda trocou sua segunda onda no somatório por um 5.90 perto do fim da bateria.

Com mais esta vitória (Cauã Demski venceu as três etapas do Surf Talentos), fechou o ano com um aproveitamento de 100%. Em segundo lugar na etapa ficou Lucas Miguel, com Kaleb Henrique em terceiro e Rian Prieto em quarto lugar.

Ranking Fecasurf será divulgado durante a semana

A Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) divulgará durante a semana o ranking atualizado com todos os campeões do circuito de base de 2023. No total foram sete etapas disputadas, onde foram somados os cinco melhores resultados de cada atleta para a definição dos títulos.

Premiações

Os campeões de cada etapa em todas as categorias receberam vouchers de pranchas oferecidas pela Surfland Brasil (36 vouchers das pranchas modelo promocional Surfland Brasil, uma para cada campeão das nove categorias por evento em todo o circuito), além de surf-skates, troféus e kits.

O campeão Sub 18 Masculino do circuito recebeu uma estadia no barco Sibon Charters, que opera nas Ilhas Mentawaii, Indonésia (parte aérea não inclusa).

Os nove campeões do circuito receberam: voucher valendo uma semana de estadia no moderno Centro de Treinamento da Surfland Brasil que será inaugurado no final deste ano em Garopaba (SC).

Campeões Surf Talentos no Bosque das Vitórias ASJ

O Surf Talentos Oceano é um circuito para categorias de base que não contribui somente para a formação esportiva da nova geração do surfe brasileiro, mas também para a formação cidadã, principalmente no aspecto socioambiental.

Na passagem pela praia da Joaquina, o circuito participou de um projeto da Associação de Surf da Joaquina (ASJ), onde os campeões das categorias Sub18 Masculino (Gabriel Ogasahara) e Sub-18 Feminino (Alma Corgiolu) plantaram mudas de vegetação nativa no Bosque das Vitórias da ASJ.

O projeto do Bosque nasceu e se consolidou por meio de uma parceria da ASJ com o Programa CarbonOk®, que é uma gestão de gases de efeito.

O projeto consiste em, ao longo dos próximos anos, que cada campeão de campeonato de surfe realizado na praia da Joaquina planta uma muda de árvore nativa no estacionamento, colocando uma placa, citando o seu nome, sua categoria e o nome e a data do campeonato vencido.

Além de compensar parte das emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao evento, a ação ainda proporciona sombreamento para os carros e pessoas, alimento para fauna silvestre, valorização esportiva do título dos atletas e atuação de responsabilidade socioambiental.

Resultados 

Sub 18 Masculino

1 Gabriel Ogasahara
2 João Lira
3 Esdras Morais
4 Luigi Wengrover

Sub 16 Masculino

1 Ryan Martins
2 Henrique Venceslau
3 Enrico Malhado
4 Pablo Lira

Sub 14 Masculino

1 Rian Pietro
2 Enrico Malhado
3 Yuri Gabryel
4 Rafael Kenzo Saito

Sub 12 Masculino

1 Cauã Demski
2 Lucas Miguel
3 Kaleb Henrique
4 Rian Prieto

Sub 10 Masculino

1 Kaleb Henrique
2 Bernardo Pires
3 Guilherme Goulart
4 Henrique Surfboy

Sub 8 Masculino

1 Nelson Nagata
2 Keone Zanoni
3 Augusto Fernandes
4 Ricardo Búrigo

Sub 18 Feminino

1 Alma Corgiolu
2 Maria Amélia
3 Kaylane Antunes
4 Luiza Rosa Teixeira

Sub 14 Feminino

1 Valentina Zanoni
2 Kyara Antunes
3 Luiza Rosa Teixeira
4 Kaylane Antunes

Sub 12 Feminino

1 Valentina Zanoni
2 Kyara Antunes
3 Kaylane Antunes
4 Lulu Vivan

Ranking final Surf Talentos Oceano 2023 após três etapas

Sub 18 Masculino

1 Ryan Martins (26.200 pontos)
2 Esdras Morais (23.200)
3 Luigi Wengrover (17.800)
4 Kaue Carmona (16.580)

Sub 16 Masculino

1 Ryan Martins (25.900)
2 Yuri Gabryel (22.000)
3 João Victor Neres (20.000)
4 Henrique Venceslau (19.150)

Sub 14 Masculino

1 Yuri Gabryel (25.900)
2 Enrico Malhado (20.950)
2 Michel Demétrio (20.950)
4 Rafael Kenzo Saito (17.350)

Sub 12 Masculino

1 Cauã Demski (30.000)
2 Luca Messenger (23.300)
3 Lucas Miguel Velasquez (20.850)
4 Rian Prieto (19.550)

Sub 10 Masculino

1 Kaleb Henrique (30.000)
2 Henrique Surfboy (21.400)
3 Bernardo Pires Rios (20.250)
4 Guilherme Goulart (20.150)

Sub 8 Masculino

1 Keone Zanoni (24.700)
2 Ricardo Búrigo dos Passos (22.800)
3 Kainoa Wisbeck Heil (20.850)
4 Gabrielzinho do Surf (20.250)

Sub 18 Feminino

1 Alma Corgiolu (27.200)
2 Maria Amélia Autuori (25.900)
3 Kauanny de Souza (19.500)
4 Maya Carpinelli (16.700)

Sub 14 Feminino

1 Valentina Zanoni (26.100)
2 Luiza Rosa Teixeira (24.600)
3 Kyara Antunes (20.250)
4 Ana Aguiar (19.975)

Sub 12 Feminino

1 Valentina Zanoni (28.600)
2 Kyara Antunes (24.500)
3 Kaylane Antunes (19.500)
4 Maya Reis Bianchini (18.900)

Surfland Brasil e Mini Kalzone apresentam Circuito Surf Talentos Oceano 2023

Patrocínio: Oceano Surfwear, Mini Kalzone, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, Lord, Silverbay, Freak Surf Skate, Fu-Wax e Sibon Charters

Apoio: Keep The Ocean Blue, RB Dreams, Eco Local Brasil e Aqua

Homologação: Federação Catarinense de Surf (Fecasurf); Associação de Surf da Joaquina (ASJ)

Realização: Swell Eventos.