Covid-19 em El Salvador

ISA monitora casos

ISA realiza novos testes e atualiza situação sobre os casos de Covid-19 no Mundial em El Salvador.

0
Cerimônia de abertura do ISA World Surfing Games 2021 contou com a presença do presidente de El Salvador, Nayib Bukele (de boné à dir.).

Depois de anunciar que 18 pessoas, entre competidores e staff, haviam testado positivo para a Covid-19 na sexta-feira, a ISA (International Surfing Association) informou que 123 novos testes de PCR foram realizados no último sábado (29).

Esses testes foram realizados exclusivamente em equipes com atletas que já haviam testado positivo para verificar o risco de exposição por contato próximo. De acordo com a ISA, todos os 123 testes deram negativo.

Além disso, os atletas e staff que testaram positivo na última sexta-feira – e estavam isolados em quarentena – também passaram por novos exames. Destes, sete resultaram positivos e 11 foram negativos. Destes 11 novos testes negativos, sete eram atletas e quatro parte do staff da ISA.

De acordo com as políticas do governo de El Salvador, os indivíduos em quarentena que produziram um teste PCR negativo já puderam deixar as instalações.

“A ISA implementou uma política para considerar um apelo para reintegração na competição para qualquer atleta ou teste oficial negativo, com a condição de que o indivíduo possa produzir outro teste PCR negativo antes de voltar a entrar no evento. Como tal, testes adicionais de PCR serão realizados pelo Ministério da Saúde nessas 11 pessoas”, declara a Associação em comunicado.

“A ISA está tomando essa atitude e divulgando essas informações porque prioriza a saúde e o bem-estar de todos os atletas, dirigentes e técnicos em seus eventos. Também estamos fornecendo essas informações para fins de integridade e política de transparência”, completa a ISA.

Nenhum detalhe específico sobre as equipes ou indivíduos com teste positivo foi publicado pela entidade.

No último sábado, uma matéria do blog Olhar Olímpico apurou que a brasileira Silvana Lima poderia estar entre os atletas que tiveram o primeiro teste positivo, mas o resultado havia sido considerado inconclusivo. Nem ISA e nem a CBSurf (Confederação Brasileira de Surf) confirmaram essa informação.

Com as 12 últimas vagas olímpicas em jogo, o Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021 dá a largada neste domingo (30), às 11 horas (de Brasília), em dois palanques simultâneos: La Bocana e El Sunzal.

A categoria masculina começa em La Bocana com os 24 confrontos da primeira fase. Já a prova feminina tem início nas longas direitas de El Sunzal, também a partir das 11 horas. Italo Ferreira, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Silvana Lima, Tatiana Weston-Webb e Julia Santos representam o Brasil na disputa.