Processo de recuperação

Chumbinho fala do incidente

Em entrevista à revista australiana Stab, João Chumbinho Chianca fala sobre acidente, reabilitação e retorno para competições.

0

Dois anos após sua estreia promissora no CT, João Chumbinho Chianca enfrenta um novo desafio, a recuperação de um grave acidente em Backdoor, Havaí. Em entrevista à revista Stab, sua primeira desde o incidente, Chianca fala sobre o processo de recuperação, a frustração de estar fora das competições e a esperança de voltar ainda mais forte.

O acidente aconteceu em dezembro de 2023. Chianca estava treinando no Havaí quando caiu no Backdoor e bateu a cabeça no fundo. Ele sofreu sangramento cerebral, fratura no crânio e concussão grave. Passou duas semanas no hospital, incluindo uma estação de reabilitação.

“Acho que tive o melhor cenário possível para um trauma cerebral”, diz Chianca. “Desde que voltei ao Brasil, no dia 20 de dezembro, não tive dor de cabeça, tontura ou dificuldade para andar ou falar.”

O principal sintoma que persiste é a falta de sensibilidade no pé esquerdo. Chianca vem trabalhando com fisioterapeutas para recuperar a força e a mobilidade do membro.

Voltar à água foi um momento de grande emoção para Chianca. “Eu me sinto grato”, diz. “Isso me mostra que o trabalho que venho realizando está valendo a pena. Mas, como competidor, isso me chateia porque sempre quero mais”.

Chianca não tem um cronograma definido para retornar às competições. “Quero estar 100% até as Olimpíadas”, fala. “Mas esta lesão me ensinou que não posso colocar datas em nada. O processo ainda é delicado. Cada dia é uma vitória, mas também há derrotas. Você pode dar cinco passos para frente e, no dia seguinte, dar dois para trás. Estou aprendendo a ser paciente comigo mesmo e a não forçar demais.”

Enquanto se recupera, João se mantém motivado. “Não quero apenas ser o mesmo surfista que fui”, fala. “Já nem me sinto a mesma pessoa. A lesão nos ensina muito. Ensina-nos a ser pacientes e a enfrentar coisas difíceis de entender – coisas sobre as quais não temos controle, mas que estão destinadas a acontecer”.

“Espero que em mais um ou dois meses esteja pronto para tudo”, conclui Chumbinho.

João publicou um vídeo em seu canal do YouTube intitulado Before the Accident (Antes do Acidente), onde mostra imagens de sessões dele no Havaí antes do incidente. “Havaí sempre vai ser o lugar onde me sinto mais à vontade no mundo e tenho enorme gratidão por tudo que já fez por mim. Mudou minha carreira profissional e sempre alcancei em minhas metas lá. Essas imagens foram feitas antes do acidente”, fala Chumbinho na descrição do post.

Dê play e confira!

O vídeo foi publicado no canal de João Chianca.

Fonte Stab