US Open of Surfing 2022

Chianca garantido na semi

João “Chumbinho” Chianca dá show e vence Ryan Callinan na última bateria das quartas do US Open of Surfing 2022. Adversário na semi é Evan Geiselman.

0
João Chianca coloca o Brasil na semifinal do US Open of Surfing 2022.

O Brasil está garantido na semifinal do US Open of Surfing 2022, quarta etapa do circuito Challenger Series da temporada. João “Chumbinho” Chianca marcou duas notas no critério excelente e não deu chances para o australiano Ryan Callinan na última bateria das quartas de final masculinas. O próximo adversário do brasileiro é o norte-americano Evan Geiselman.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

O pico norte-americano da Califórnia, Huntington Beach, funcionou com ondas de meio metro neste sábado (6). As quartas de final das mulheres e dos homens foram realizadas com 30 minutos de duração cada bateria.

A bateria do brasileiro começou com disputa de onda e Ryan conseguiu a esquerda, mas errou a primeira manobra. João pegou a esquerda seguinte da mesma série, bateu reto duas vezes e acertou outra pancada no inside pra direita. Ele largou com 8.00 pontos.

Ryan respondeu logo depois. O aussie surfou de frontisde, bateu e voou com reverse, sem muita altura. A nota foi 7.07 pontos. Os dois seguiram ativos. João anotou mais 4.83 e Ryan 5.67. Naquele momento restavam 24 minutos para o fim e o australiano necessitava de 5.77 pra virar.

João Chianca passa por Ryan Callinan nas quartas de final da etapa do Challenger Series.

João aumentou a diferença para o adversário aos oito minutos de disputa. Ele bateu duas vezes de backside, em sequência, anotou 6.23 pontos e deixou Ryan na necessidade de 7.17 para reverter o resultado.

O australiano usou a prioridade numa onda ruim e o brasileiro optou por esperar uma boa. João voltou a surfar aos 21 minutos de bateria. Ele fez uma boa escolha de onda e conquistou sua segunda nota excelente no duelo. O brazuca bateu forte duas vezes de backside, depois foi pra perto da beira, rasgou e bateu de front. A nota 8.40 pontos deixou Ryan precisando de 9.33 para avançar na competição.

O tempo passou e o australiano não conseguiu reagir. Fim de bateria e João venceu com o maior somatório do dia no Challenger Series, 16.40 pontos, contra 12.74 de Ryan.

“Eu fiquei muito nervoso depois da nota 8 na minha primeira onda, porque as duas que surfei depois e foram boas também, as notas foram bem mais baixas”, disse João. “Fiquei tentando descobrir o que eu precisava fazer para tirar outro 8. Eu bloqueei o Ryan (Callinan) numa onda que parecia ser boa, consegui fazer duas manobras fortes no outside e finalizar bem no inside, aí veio 8,40. Foi melhor do que a primeira e fiquei feliz pela nota”.

“No começo do ano, eu cometi alguns erros em baterias homem a homem e, apesar de ter me classificado para o CT no ano passado, eu nunca tinha passado das quartas de final em etapas do Challenger Series” destacou João. “Aqui, fiquei calculando as notas, analisando o que fazia nas ondas. Fiquei focado também em fazer uma boa escolha das ondas e o Ryan (Callinan) é um grande surfista, então tinha que ter muito cuidado com ele. Acredito que as decisões que tomei nesta bateria, deram resultado e estou feliz com meu desempenho”.

João Chianca busca bons resultados para retornar ao CT em 2023.

Evan x Joel – O adversário de João na semi, Evan Geiselman, venceu a terceira bateria das quartas masculinas. Ele enfrentou o australiano Joel Vaughan. O confronto começou e as ondas sumiram de Huntington Beach. Após dez minutos sem ação, a disputa foi reiniciada.

Então, aos dois minutos, os dois remaram na mesma onda. Joel queria ir pra esquerda e Evan pra direita. O norte-americano conseguiu entrar na onda primeiro, mas os dois quase se chocaram. Evan seguiu na onda e bateu de forma vertical. A atuação valeu 3.00 pontos.

Um minutos depois Joel tentou dar o troco, mas errou a primeira manobra. Na onda seguinte, da mesma série, o norte-americano também foi pra esquerda. Ele acelerou e voou com reverse. Depois fez uma batida. A nota foi 6.00 pontos. Ainda restavam 26 minutos para o fim, e o australiano precisava de 8.07 pontos para vencer.

Joel Vaughan luta, mas cai nas quartas de final.

Evan não ficou quieto e surfou uma onda deixada por Joel, que tinha a prioridade. O norte-americano bateu forte de backside, passando as quilhas por cima da crista. Ele ainda tentou um aéreo no inside, porém errou. Evan recebeu 4.67 e deixou Joel precisando de 8.07.

O australiano diminuiu um pouco a diferença com 3.83 pontos e sentou no pico pra esperar uma onda boa. O norte-americano seguiu surfando, porém não conseguia melhorar seu somatório.

Quando faltavam 13 minutos para o fim, Joel voltou a atuar. Ele bateu três vezes de backside, em sequência, e anotou 5.63 pontos. Evan surfou logo depois. O norte-americano fez duas batidas de frontisde, depois bateu duas vezes de backside perto da beira. Joel marcou 5.63 pontos e Evan 7.17, aumentando a diferença no placar. O aussie ficou mais ativo nos minutos finais de bateria, mas não conseguiu a virada e terminou a prova na quinta posição.

Evan Geiselman é o próximo adversário do brasileiro João Chianca.

Ezekiel x Liam – O havaiano Ezekiel Lau e o australiano Liam O’Brien abriram as quartas de final masculinas. Liam começou melhor, com uma direita que teve duas batidas no outside e uma no inside (5.33) de Huntington Beach. Logo depois Ezekiel fez uma batida reta de backside e outra pancada no inside (4.00).

Aos 11 minutos o havaiano foi pra liderança. Ele pegou uma esquerda deixada por Liam, que tinha a prioridade. Ezekiel bateu pra ganhar a seção e fez outro ataque à junção (5.17). Liam depois pegou uma série de ondas, mas algumas foram fracas e em outras ele errou as manobras.

Ezekiel abriu distância aos 16 minutos. O havaiano bateu chutando a rabeta por cima do lip e fez um layback na junção espumada, de frontside. Depois entrou no inside e deu uma batida também de front. Com mais 7.00 pontos ele deixou o australiano na necessidade de 6.85. Quando restavam oito minutos a bateria foi paralisada devido a uma forte e densa névoa, que dificulou a visibilidade.

Depois de 40 minutos o disputa foi reiniciada e Liam foi em busca da virada. O australiano fez duas batidas de backside, depois escalou a junção de espuma. Ele chegou muito perto da nota que precisava, mas os 6.77 pontos não mudaram as posições na bateria. Ezekiel levou a melhor com 12.17 contra 12.10 de Liam, que terminou o US Open of Surfing 2022 em quinto lugar.

Evan Geiselman está nas semifinais do US Open of Surfing 2022.

Eithan x Lucca – O segundo duelo das quartas de final dos homens começou melhor para Lucca Mesinas. O peruano fez um ataque forte de frontside na primeira onda (3.50), e depois fez duas batidas de backside numa esquerda, que virou direita no inside e ele deu mais uma pancada (5.67).

Quando o cronômetro chegou nos 15 minutos, o norte-americano Eithan Osborne pegou sua quarta onda na bateria. Até aquele momento ele só tinha notas fracas. Eithan entrou numa esquerda e bateu duas vezes no outside, depois ele foi pro inside, a onda virou pra direita e ele atacou a junção. Ele assumiu a liderança com 7.00 pontos.

Eithan aumentou a distância com 2.80 pontos e depois acelerou com mais 6.87. Para conquistar essa última nota, o norte-americano atacou uma esquerda com uma rasgada e uma batida. Depois, perto da praia, ele foi pra direita e acertou a junção.

Restavam oito minutos para o fim e Lucca necessitava de 8.20 pontos para vencer. Perto do final, aos 27 minutos, o peruano usou a prioridade e foi pra esquerda. Ele bateu duas vezes em sequência antes de entrar no inside, ir pra direita, rasgar e bater. O peruano recebeu 6.93 e não mudou sua situação no confronto.

Eithan Osborne executa forte manobra no inside de Huntington Beach.

Quartas de final femininas – As semifinais femininas também estão definidas. A norte-americana Caroline Marks fez o maior somatório (14.46) do dia entre elas, com duas notas na casa dos sete pontos (7.43 e 7.03), e venceu a australiana Molly Picklum, autora de 8.17 pontos na melhor apresentação da disputa. A adversária de Caroline na semi é a ausse Macy Callaghan, que eliminou a japonesa Amuro Tsuzuki.

A segunda semi feminina terá a havaiana Bettylou Sakura Johnson, autora da maior nota do dia no Challenger Series, 9.00 pontos. Ela superou a australiana Bronte Macaulay na terceira bateria das quartas. Bettylou brigará por uma vaga na final contra a australiana Sophie McCulloch, que eliminou a campeã do evento de 2021, a norte-americana Caitlin Simmers.

Caroline Marks faz o maior somatório do dia entre as meninas do CS.

US Open of Surfing 2022

Quartas de final masculinas

1 Ezekiel Lau (HAV) 12.17 x 12.10 Liam O’Brien (AUS)

2 Eithan Osborne (EUA) 13.87 x 12.60 Lucca Mesinas (PER)

3 Evan Geiselman (EUA) 13.17 x 9.46 Joel Vaughan (AUS)

4 João Chianca (BRA) 16.40 x 12.74 Ryan Callinan (AUS)

Semifinais

1 Ezekiel Lau (HAV) x Eithan Osborne (EUA

2 Evan Geiselman (EUA) x João Chianca (BRA)

Quartas de final femininas

1 Macy Callaghan (AUS) 11.34 x 9.03 Amuro Tsuzuki (JPN)

2 Caroline Marks (EUA) 14.46 x 9.30 Molly Picklum (AUS)

3 Bettylou Sakura Johnson (HAV) 13.33 x 12.50 Bronte Macaulay (AUS)

4 Sophie McCulloch (AUS) 13.24 x 8.43 Caitlin Simmers (EUA)

Semifinais

1 Macy Callaghan (AUS) x Caroline Marks (EUA)

2 Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Sophie McCulloch (AUS)