Família Toledo

Ricardinho pede fim das críticas

Pai de Filipe Toledo, Ricardinho volta às redes sociais para pedir apoio e fim das críticas agressivas aos atletas brasileiros.

0
Pai e filho juntos no Pro Gold Coast 2016.Divulgação
Pai e filho juntos no Pro Gold Coast 2016.

As críticas sofridas por Filipe Toledo no Pipe Pro 2024 seguem incomodando a família do bicampeão mundial. O atleta e o pai já se manifestaram, mas Ricardinho voltou a tocar no assunto nesta terça-feira (6).

Filipe Toledo competiu na primeira fase do Pipe Pro 2024, surfou duas ondas e ficou em terceiro lugar com 1.77 pontos na soma das notas. O brasileiro voltaria pra água no mesmo dia, para competir pela repescagem, porém desistiu da bateria por estar com uma intoxicação alimentar.

Leia a seguir, a íntegra do post de Ricardo Toledo no Instagram:

“Fala galera, beleza? Bom, prometi pra mim mesmo que vai ser a última vez que eu vou vir aqui pra tocar nesse assunto. Depois do dia de hoje (terça-feira 6) de competições… Todo mundo deve ter visto aí tudo o que aconteceu, e a gente percebe uma coisa: a galera nunca está contente com nada. A verdade é essa, não é? Eles têm sempre alguma coisa pra falar ou bem ou pessimamente de alguém ou mal de alguém, porque na verdade com o poder de falar do outro lado, das redes sociais, de digitar e dar a sua opinião, eles acham que tudo que falam está correto ou eles têm razão.

Na maioria das vezes a gente percebe que as pessoas não têm propriedade nenhuma pra falar sobre o assunto, são meros espectadores que dão suas opiniões, só que muitas vezes elas acabam agredindo de forma muito forte a vida de alguns atletas, e no caso dos nossos atletas brasileiros.

Ontem (segunda-feira 5) vocês puderam perceber que as condições do mar estavam grandes, porém o mar estava horrível, todo torto, balançando muito e com muito vento. Poderia ter rolado? Poderia até ter feito o campeonato, mas era uma condição extrema que poderia colocar em risco a integridade de algum atleta, se machucando de alguma forma… Tinham ondas fechadeiras e tal.

Agora hoje (terça-feira 6) a gente vê que estava na casa dos 8 pés ali, algumas até um pouco maiores e nós podemos ver ali várias ondas sendo surfadas de forma excelente, vários atletas tirando vários tubos, então as vezes o mar dava uma pioradinha, dava uma melhorada, as vezes vinha umas séries maiores, as vezes ficavam com umas séries menores, mas as condições para a competição estavam excelentes. Tanto que vários atletas fizeram notas excelentes, o Callum (Robson), o próprio John John (Florence), enfim…

Agora eu vi a galera metendo o pau que o Gabriel perdeu, o Italo perdeu, sei lá mais quem perdeu, então assim, alguma coisa deve estar errada com o mar. Como assim alguma coisa está errada com o mar? Cara, vocês têm que entender que o dia mau todo mundo tem, que todas as pessoas têm o direito de de repente não se dar bem. A bateria é aquele tempo e eles são obrigados a performar o seu melhor possível dentro daquele tempo e mostrar para as pessoas o que eles treinaram a vida inteira. E muitas vezes isso não acontece, muitas vezes isso não rola. Você entendeu? Você está lhe dando com a natureza, as vezes você está num lugar, a onda vem em outro, você rema e fica atrasado, rema não entra e perde a prioridade e essas coisas acontecem. E quem vocês acham que são para estar julgando esses atletas, essas pessoas dessa forma que vocês fazem muitas vezes na internet? Cara, isso é ridículo? Isso é realmente algo destruidor.

Eu vejo muita maldade, muito teor de maldade nos comentários das pessoas. É incrível isso, você entendeu? As ondas estavam ali, as pessoas não conseguiram pegar, não foram felizes e está tudo bem. Por causa disso vão desmerecer os títulos das pessoas? O Gabriel vai deixar de ser três vezes campeão do mundo? Um dos melhores tube riders do nosso time, do mundo, da WSL? Não vai! De jeito nenhum! O Italo vai deixar de ser campeão mundial, campeão Olímpico por conta de que ele não passou a bateria dele e todos perderam em 17º lugar? Não vão! Precisam entender isso!

A galera precisa parar com essa coisa, ‘que o fulano foi mal, que o fulano teve isso, que o fulano fez aquilo’. Cara, vocês só denigrem a imagens dos próprios ídolos que vocês interiorizam muitas vezes, porque quando está lá vencendo está tudo mundo lá batendo palma. Tá todo mundo gritando ‘É nosso! É bi! É tri! É Brasil! É o cacete a quatro!’. Aí na hora que perde, cadê? Onde está o apoio de vocês?

Cara, tem muita gente que é muito comédia. Chega a ser hilário ver essas pessoas tecendo comentários muitas vezes em muitas páginas que eu vejo aí. Precisam tomar vergonha na cara, parar com isso e apoiar os atletas brasileiros em qualquer situação. Acabou! Entendeu? Eu sei que o Brasil é carente de ídolos e a gente te uma legião de atletas muito bons e a gente tem que torcer por eles em todas as situações, ganhando, perdendo, indo mal, se arrasando, indo extremamente bem, enfim, em qualquer situação. A galera precisa parar com isso, eu hein!”.