Surf Ranch Pro

Cinco brasileiros nas quartas

Yago Dora comanda ataque brasileiro no Surf Ranch Pro. Além dele, Filipe Toledo, João Chianca, Gabriel Medina e Italo Ferreira estão na fase masculina dos oito melhores da etapa. Finais acontecem neste domingo (28), a partir das 14h08 (de Brasília).

0
Yago Dora domina as ações no primeiro dia do Surf Ranch Pro.

Os surfistas brasileiros fizeram bonito no primeiro dia do Surf Ranch Pro. Yago Dora marcou a maior nota e o maior somatório do sábado (27) e avançou com moral para as quartas de final. Filipe Toledo, João Chianca, Gabriel Medina e Italo Ferreira também estão classificados para a fase dos oito melhores homens da etapa. Finais acontecem neste domingo (28), a partir das 14h08 (de Brasília).

Clique aqui para ver a reportagem completa da categoria feminina

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Yago marcou a única nota na casa dos nove pontos no dia. O brasileiro fez excelente apresentação na quarta bateria da primeira fase masculina e venceu com direito a 9.37 pontos, score conquistado com performance que teve três aéreos de frontside. Italo Ferreira e Griffin Colapinto caíram para a repescagem. Ian Gentil se despediu do evento.

O brasileiro não usou a primeira seção de tubo da direita. Yago optou por executar uma série de manobras, sendo várias batidas verticais de backside. O surfista pegou o segundo canudo e decolou com reverse sem ganhar muita altura para finalizar a performance. A atuação valeu 6.93 pontos.

A performance na primeira esquerda foi melhor. O único erro de Yago aconteceu no aéreo na última seção da onda. Até ali ele foi consistente nas manobras e executou um aéreo com reverse no meio da esquerda. A nota foi 7.77 pontos.

O brasileiro caiu da prancha na segunda direita, mas na última performance na disputa ele se destacou. O atleta fez uma apresentação especial, variou as manobras, aliou força e fluidez, e executou três aéreos. O ataque valeu 9.37 pontos, a maior nota do Surf Ranch Pro 2023 até o momento. Com o resultado ele garantiu vaga nas quartas de final.

Italo Ferreira ficou em segundo lugar no duelo. O campeão mundial de 2019 marcou uma nota na casa dos oito pontos e duas na casa dos sete. A melhor performance dele aconteceu na segunda direita, quando marcou 8.17 mesmo errando a última manobra. Na direita anterior ele havia marcado 7.50. Sua melhor esquerda valeu 7.00, quando ele surfou de maneira segura. Italo não radicalizou muito, mas fez uma linha interessante, além de boas curvas e ataques verticais. No final, após o tubo, voou com pouca altura e reverse.

O norte-americano Griffin Colapinto não venceu e garantiu vaga na repescagem com susto. Ele começou com 7.07 pontos na direita, mas depois caiu na esquerda (3.57). O atual número quatro do ranking melhorou um pouco o somatório trocando 7.07 por 7.30 na segunda direita, mas foi pra última onda precisando de 4.87 para não ser eliminado. Griffin surfou na ponta dos dedos, sem forçar os movimentos e marcou 6.50, terminando a disputa em terceiro lugar.

Ian Gentil ficou na última posição. O havaiano até fez bons ataques, mas também cometeu erros e não superou a casa dos seis pontos. Com o resultado ele foi eliminado do Surf Ranch Pro ainda na primeira fase.

Medina manda JJ pra repescagem – Gabriel Medina também venceu surfando bem. Ele cresceu de produtividade nas suas duas ondas finais e venceu a sexta bateria da primeira fase masculina com o maior somatório dos homens no dia. John John Florence ficou em segundo lugar e foi pra repescagem com Rio Waida. Liam O’Brien terminou em quarto e foi eliminado.

O tricampeão mundial começou com duas notas na casa dos seis pontos (6.40 e 6.17). O maior score dele até aquele momento foi conquistado na esquerda, mesmo com erro no Alley Oop na última seção da onda.

Medina cresceu em sua segunda rodada. O brasileiro marcou 7.33 pontos na direita e assumiu a liderança. A performance foi segura e ele terminou a apresentação com um reverse que ele executou passando a rabeta bem acima do lip. Mas o melhor ainda estava por vir. Medina quebrou a sua segunda esquerda. Foram várias manobras fortes, com variação, e voo no meio da onda e no final com um Kerrupt. A nota foi 8.77.

O bicampeão mundial John John não completou suas duas ondas iniciais. Na primeira, uma direita, ele ficou no tubo (5.67) e na esquerda ele caiu na tentativa da sétima manobra, uma batida com reverse (2.50). Mas, assim como o brasileiro, o havaiano cresceu na parte final. Na segunda direita ele soltou as manobras, ficou fundo no tubo por um longo tempo e voou com reverse no final. A apresentação valeu 7.67 pontos.

Mesmo com a boa apresentação na direita, John John chegou na parte final em último lugar, na necessidade de 5.80 pontos para não ser eliminado e de 8.44 para vencer. O havaiano não amarelou, partiu pro ataque de backside e, mesmo sem grande destaque, marcou 6.93 para seguir vivo na competição, porém terá que enfrentar a repescagem.

O outro surfista da bateria que caiu para a repescagem foi Rio Waida. O indonésio passou a primeira rodada na frente, mas depois, mesmo trocando uma nota, ele não conseguiu se manter na briga pela vitória.

O australiano Liam O’Brien até chegou perto de tomar a vaga de Rio na última performance dele no confronto. Ele necessitava de 7.33 pontos para ficar vivo na etapa e marcou 7.20.

Filipinho quer o bicampeonato consecutivo – O atual campeão da etapa marcou notas no critério excelente em atuações de frontside, venceu a segunda bateria do evento e também garantiu lugar nas quartas de final. O convidado para a prova, Cole Houshmand (2º), e Connor O’Leary (3º) caíram para a repescagem. Callum Robson terminou na última posição e foi eliminado.

Filipe começou dando show. O brasileiro fez uma apresentação perfeita, com variação de manobras, curvas e ataques verticais agressivos além de aéreo na parte final da direita. A performance valeu 8.83 pontos. A atuação na esquerda não foi tão boa quanto na direita. Ele apresentou um surfe limpo, chegou duro em alguns momentos e aliviou em outros. No final ele tentou voar, mas errou a manobra. A atuação valeu 6.90.

O atual campeão mundial foi pra sua segunda direita com a missão de trocar a nota 8.83 pontos conquistada na primeira apresentação. Filipe teve uma performance diferente, voou com reverse no meio da onda e executou um Club Sandwich após o segundo canudo, porém a nota 8.77 não entrou no somatório, já que o placar é formado pela melhor direita e a melhor esquerda.

De acordo com a regra, os piores classificados no ranking surfam primeiro. Por por esse motivo o brasileiro, atual vice-líder, foi para a última onda com a vitória já garantida. Ainda assim ele trocou de nota pra esquerda (7.20) e venceu com 16.03 pontos no somatório.

Em segundo lugar no confronto ficou Cole Houshmand, convidado para a etapa por ser o melhor norte-americano no ranking do circuito Challenger Series (3º). Cole formou seu somatório com as últimas duas apresentações. Depois de três manobras e um tubo rápido e na boca, Cole fez uma sequência de pancadas retas e fortes na segunda direita e anotou 6.57 pontos.

O norte-americano apresentou uma pegada diferente em sua segunda esquerda. Cole foi mais agressivo e no meio da atuação voou com reverse. Ele ainda executou outras manobras e decolou no final com Alley Oop pra anotar 8.43 pontos. Mesmo assim ele não ultrapassou Filipinho, que até aquele momento tinha surfado apenas uma direita e uma esquerda.

Connor O’Leary ficou na terceira posição com duas notas na casa dos sete pontos. O australiano estreou no evento com seu forte ataque de backside. Apesar de não ter ficado muito fundo no primeiro tubo, o surfista emendou uma sequência de batidas verticais e agressivas e largou com 7.33 pontos.

A segunda atuação de frontside de Connor teve uma primeira metade sem muito destaque, e a parte final com mais variação e força nas manobras. O australiano finalizou a atuação com um aéreo reverse com pouca altura e anotou 7.37 pontos.

Em último na bateria ficou Callum Robson. O australiano só completou uma de suas quatro ondas, uma esquerda que valeu 6.00 pontos. Com o resultado Callum foi eliminado do Surf Ranch Pro.

Líder do ranking – Depois de Filipe Toledo se dar bem, João Chianca venceu a terceira disputa e também marca presença na fase dos oito melhores da categoria masculina do Surf Ranch Pro. Caio Ibelli caiu nas quarto ondas que surfou, terminou em último lugar e foi eliminado.

João Chianca completou sua primeira onda no evento, uma direita, porém com um erro que quase custou a apresentação. Ele estava bem, até que após o primeiro tubo quase ficou pra trás depois de uma batida. Chumbinho conseguiu corrigir o movimento, seguiu surfando e completou a direita com um layback. A atuação valeu 6.77 pontos.

O brasileiro também finalizou sua primeira esquerda. João não extrapolou em nenhuma seção, mas fez um surfe seguro para anotar 6.00 pontos. O atleta subiu o nível na segunda direita. O brazuca foi em busca de uma nota maior que 6.77 pontos, conquistada em sua primeira atuação. João cresceu a partir do tubo, que ele ficou fundo. A partir dali o líder do ranking colocou mais força nas manobras e variou o repertório para melhorar o somatório com 7.00 pontos.

João foi para a última apresentação da bateria com a vitória já garantida. A performance não foi tão expressiva, ele marcou 5.63 pontos e não trocou de nota.

O convidado para a etapa no lugar do lesionado havaiano Seth Moniz, Jett Schilling, atual número 5 do Challenger Series, ficou em segundo lugar na bateria. Suas melhores apresentações foram as duas últimas, quando marcou 5.37 pontos na direita e 7.00 na esquerda. Na melhor performance ele soltou várias manobras e evitou o tubo para voar de frontside com pouca altura.

Jett está na repescagem, assim como Matthew McGillivray. O sul-africano ficou em terceiro lugar com duas notas na casa dos 5 pontos. A melhor apresentação dele aconteceu na primeira direita e valeu 5.77 pontos, mesmo com o surfista perdendo um pouco a linha da onda e cometendo alguns erros.

Caio Ibelli teve uma fraca atuação. O brasileiro caiu nas quatro ondas e foi presa fácil para os adversários. Ele terminou na última posição e se despediu da etapa.

Italo supera a repescagem – Foi com emoção. Italo Ferreira passou pela repescagem na última onda dos homens na fase. O brasileiro necessitava de 8.31 pontos para pegar o lugar do japonês Kanoa Igarashi, marcou 8.50 e avançou em segundo lugar. O norte-americano Griffin Colapinto ficou em primeiro, após anotar 8.77 na direita. Os dois avançaram para as quartas de final do Surf Ranch Pro.

Os 12 surfistas que ficaram em segundo ou terceiro nas baterias da primeira fase tiveram uma direita e uma esquerda na repescagem. Apenas a melhor nota contava para o resultado final e somente duas vagas estavam em jogo. As disputas aconteceram durante a noite na piscina de ondas de Lemoore, Califórnia (EUA).

Griffin foi o sexto a atuar. O norte-americano fez um surfe seguro na direita, com repertório variado. Forçou quando se sentiu mais confiante, e evitou extrapolar para garantir a nota após o segundo tubo (voou sem rotação). Uma das manobras de destaque foi uma rabetada, executada com perfeição antes da segunda seção oca. Ele caiu na esquerda, mas ficou na liderança com 8.77 pontos.

Kanoa foi o décimo surfista a entrar em ação na fase. Assim como Griffin, sua melhor nota foi conquistada com uma atuação de frontside. A performance foi expressiva. Ele variou as manobras antes do primeiro tubo, ficou fundo por um curto tempo no canudo, depois repetiu batidas fortes antes de executar uma rabetada. Kanoa ainda passou por dentro da segunda seção oca e voou com reverse pra fechar a apresentação. A nota 8.30 pontos colocou-o na segunda posição e eliminou o havaiano John John Florence, que tinha 7.90 e caiu para o terceiro lugar.

Italo foi o último a surfar no round. Ele necessitava de 8.31 pontos para garantir vaga nas quartas de final. O brasileiro manobrou forte na direita com explosão e velocidade até quase no final, quando evitou o tubo, acelerou e voou, porém não aterrissou. A nota foi 5.77.

Ele tinha ainda a esquerda. O brasileiro então fez uma boa linha e variou as manobras. Italo também executou um reverse na metade da onda e fechou a apresentação com um aéreo reverse. Ele comemorou muito depois da apresentação, e vibrou ainda mais quando a nota 8.50 pontos foi divulgada.

Clique aqui para saber como foram todas as atuações na repescagem

Confira mais detalhes em nossas próximas atualizações.

Surf Ranch Pro 2023

Round 1 Masculino

1 Leonardo Fioravanti (ITA) 15.27 x Jordy Smith (AFR) 13.44 x Kelly Slater (EUA) 13.07 x Jack Robinson (AUS) 12.34

2 Filipe Toledo (BRA) 16.03 x Cole Houshmand (EUA) 15.00 x Connor O’Leary (AUS) 14.70 x Callum Robson (AUS) 8.67

3 João Chianca (BRA) 13.00 x Jett Schilling (EUA) 12.37 x Matthew McGillivray (AFR) 10.77 x Caio Ibeli (BRA) 8.10

4 Yago Dora (BRA) 16.30 x Italo Ferreira (BRA) 15.17 x Griffin Colapinto (EUA) 13.80 x Ian Gentil (HAV) 12.17

5 Ethan Ewing (AUS) 15.33 x Kanoa Igarashi (JAP) 14.83 x Ryan Callinan (AUS) 14.16 x Barron Mamiya (HAV) 12.83

6 Gabriel Medina (BRA) 16.10 x John John Florence (HAV) 14.60 x Rio Waida (IDN) 13.60 x Liam O’Brien (AUS) 13.47

Repescagem

Classificados

1 Griffin Colapinto (EUA) 8.77 pontos

2 Italo Ferreira (BRA) 8.50

Eliminados em 9º lugar

Kanoa Igarashi (JAP) 8.30

John John Florence (HAV) 7.90

Connor O’Leary (AUS) 7.00

Jordy Smith (AFR) 6.77

Kelly Slater (EUA) 6.40

Matthew McGillivray (AFR) 6.17

Jett Schilling (EUA) 4.33

Ryan Callinan (AUS) 4.17

Eliminados em 17º lugar

Cole Houshmand (EUA) 4.07

Rio Waida (IDN) 3.83

Quartas de final

1 Griffin Colapinto (EUA) x Yago Dora (BRA)

2 Filipe Toledo (BRA) x Leonardo Fioravanti (ITA)

3 Ethan Ewing (AUS) x Gabriel Medina (BRA)

4 João Chianca (BRA) x Italo Ferreira (BRA)

Round 1 Feminino

1 Carissa Moore (HAV) 16.26 x Johanne Defay (FRA) 15.03 x Caitlin Simmers (EUA) 14.57 x Bettylou Sakura Johnson (HAV) 11.10

2 Tatiana Weston-Webb (BRA) 15.83 x Stephanie Gilmore (AUS) 13.90 x Alyssa Spencer (EUA) 12.17 x Tyler Wright (AUS) 11.43

3 Caroline Marks (EUA) 15.33 x Molly Picklum (AUS) 14.73 x Lakey Peterson (EUA) 13.83 x Gabriela Bryan (HAV) 12.80

Repescagem feminina

Classificada

1 Caitlin Simmers (EUA) 8.17

Eliminadas em 5º lugar

Johanne Defay (FRA) 7.33

Molly Picklum (AUS) 7.17

Stephanie Gilmore (AUS) 7.13

Lakey Peterson (EUA) 7.00

Eliminada em 9º lugar

Alyssa Spencer (EUA) 5.00

Semifinais

1 Caroline Marks (EUA) x Caitlin Simmers (EUA)

2 Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (BRA)