Surf Ranch Pro

Tati classificada pra semi

Tatiana Weston-Webb supera duas campeãs mundiais, vence segundo duelo feminino do Surf Ranch Pro 2023 e escreve seu nome nas semifinais.

0
Tatiana Weston-Webb vence em sua estreia no Surf Ranch Pro.

O Brasil está garantido nas semifinais femininas do Surf Ranch Pro. Tatiana Weston-Webb venceu duas campeãs mundiais, com direito a nota no critério excelente, e chegou na fase das quatro melhores da competição. A sufista oito vezes melhor do planeta, Stephanie Gilmore, ficou em segundo lugar e foi pra repescagem junto com a norte-americana Alyssa Spencer. Já a bicampeã mundial e atual líder do ranking, Tyler Wright, terminou na quarta posição e se despediu da prova.

Clique aqui para ver a reportagem completa da categoria masculina

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Tati começou com uma atuação de frontside. A brasileira fez 11 manobras além do tubo, com uma performance segura, sem grande destaque, porém não cometeu erros. A nota foi 7.00 pontos. Conhecida por ter um forte ataque de backside, a brazuca voltar a mostrar isso na primeira direita dela no Surf Ranch Pro. Tati acertou fortes manobras de cabeça pra baixo, passando a rabeta por cima do lip em alguns momentos, surfou dois tubos com habilidade e completou a onda sem vacilos para marcar 7.50.

Na segunda esquerda a brasileira foi ainda mais agressiva, variou o repertório e fez um tubo profundo e limpo para colocar 8.33 no somatório. Tati ainda tentou trocar a nota da direita, mas caiu após uma batida, antes da seção do segundo tubo.

Stephanie Gilmore foi muito bem nas direitas. Na primeira ela fez sua melhor apresentação. A aussie não variou tanto as manobras, mas teve uma atuação segura, com fortes manobras e canudo longo e profundo na primeira seção tubular. A nota foi 8.17 pontos. Nas esquerdas ela não conseguiu ir tão bem. Na primeira marcou 5.73. Na segunda ela caiu e anotou apenas 2.33.

A terceira colocada, que vai com Stephanie para a repescagem, é a convidada para a etapa Alyssa Spencer. Ela é a segunda melhor norte-americana no ranking do Challenger Series (5ª), porém a melhor, Sawyer Lindblad (4), não aceitou o convite para participar do Surf Ranch Pro por ter uma viagem marcada. Alyssa fez atuações seguras, mas sem extrapolar. Nas direitas ela não pegou os tubos (4.67 e 5.50), e na melhor esquerda, de frontside, colocou 6.67 pontos no placar.

Como líder do ranking, Tyler chegou no final da disputa sabendo o que precisava para vencer. Ela foi pra última esquerda da bateria precisando de 5.75 pontos para se manter viva na competição. A australiana ia bem até bater e ficar pra trás da seção seguinte.

Carissa em busca do bi – A categoria feminina do Surf Ranch Pro 2023 começou com uma bela disputa entre a havaiana Carissa Moore, a francesa Johanne Defay e a norte-americana Caitlin Simmers. Bettylou Sakura Johnson, do Havaí, não conseguiu acompanhar o ritmo e terminou em último lugar.

Cailtin fez uma linha muito interessante na primeira seção de tubos da direita. Ela conseguia ficar fundo, saia e voltava pra dentro. Além disso, a norte-americana soltou as manobras. Na primeira direita ela colocou 7.33 pontos no somatório e na segunda marcou 8.57. Como suas atuações para a esquerda não foram do mesmo nível, e suas adversárias também tiveram performances de destaque, ela terminou a disputa em terceiro lugar e foi pra repescagem.

Carissa levou a melhor. A havaiana fez duas direitas completas e limpas, com um surfe bonito e agressivo (8.33 e 8.03). Na primeira esquerda ela anotou 7.57 pontos. Na última apresentação a atleta novamente finalizou a onda depois de muitos ataques, e aumentou o somatório com a nota 7.93.

Johanne, que assim como Carissa briga por mais um título no Surf Ranch Pro, também colocou o nível lá em cima. Ela não chegou na casa dos oito pontos, mas chegou no sete tanto pra direita (7.93) quanto para esquerda (7.10). A francesa foi pra última direita na necessidade de 8.80, mas caiu no segundo tubo da onda e não melhorou sua situação no confronto. Com a segunda posição ela se mantém viva na etapa, e agora terá pela frente a fase de repescagem.

Caroline Marks venceu a última disputa feminina da primeira fase e também se classificou para a semifinal. A norte-americana fez uma bateria consistente e finalizou sua participação com uma esquerda que valeu 8.00 pontos, a maior nota do confronto. A australiana Molly Picklum deu trabalho, mas terminou em segundo lugar e foi pra repescagem com a também surfista dos Estados Unidos, Lakey Peterson, que terminou na terceira posição. A havaiana Gabriela Bryan ficou um pouco abaixo das adversárias, terminou em último lugar e se despediu do Surf Ranch Pro.

Clique aqui para saber como foram todas as atuações na repescagem

Finais – As finais do Surf Ranch Pro acontecem neste domingo (28), a partir das 14h08 (de Brasília).

Confira mais detalhes em nossas próximas atualizações.

Surf Ranch Pro 2023

Round 1 Masculino

1 Leonardo Fioravanti (ITA) 15.27 x Jordy Smith (AFR) 13.44 x Kelly Slater (EUA) 13.07 x Jack Robinson (AUS) 12.34

2 Filipe Toledo (BRA) 16.03 x Cole Houshmand (EUA) 15.00 x Connor O’Leary (AUS) 14.70 x Callum Robson (AUS) 8.67

3 João Chianca (BRA) 13.00 x Jett Schilling (EUA) 12.37 x Matthew McGillivray (AFR) 10.77 x Caio Ibeli (BRA) 8.10

4 Yago Dora (BRA) 16.30 x Italo Ferreira (BRA) 15.17 x Griffin Colapinto (EUA) 13.80 x Ian Gentil (HAV) 12.17

5 Ethan Ewing (AUS) 15.33 x Kanoa Igarashi (JAP) 14.83 x Ryan Callinan (AUS) 14.16 x Barron Mamiya (HAV) 12.83

6 Gabriel Medina (BRA) 16.10 x John John Florence (HAV) 14.60 x Rio Waida (IDN) 13.60 x Liam O’Brien (AUS) 13.47

Round 1 Feminino

1 Carissa Moore (HAV) 16.26 x Johanne Defay (FRA) 15.03 x Caitlin Simmers (EUA) 14.57 x Bettylou Sakura Johnson (HAV) 11.10

2 Tatiana Weston-Webb (BRA) 15.83 x Stephanie Gilmore (AUS) 13.90 x Alyssa Spencer (EUA) 12.17 x Tyler Wright (AUS) 11.43

3 Caroline Marks (EUA) 15.33 x Molly Picklum (AUS) 14.73 x Lakey Peterson (EUA) 13.83 x Gabriela Bryan (HAV) 12.80