Pro Pipeline

Gráficos da previsão

Gráficos apontam o que podemos esperar das condições das ondas durante o Pro Pipeline, no Havaí.

0

A janela do Pro Pipeline foi aberta no último domingo (29) e deu largada no World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) 2023 na ilha de Oahu, no Havaí. Os 11 titulares da seleção brasileira já estão escalados para estrear nos tubos de Banzai Pipeline. Confira os gráficos divulgados pela WSL com as ondulações que devem atingir a região na janela do evento.

Duelos em Pipe

A brasileira Tatiana Weston-Webb segue na primeira com a norte-americana Caroline Marks, mas a terceira adversária agora é a portuguesa Teresa Bonvalot e não mais a australiana Sally Fitzgibbons. Alyssa Spencer entrou na segunda, das havaianas Carissa Moore e Bettylou Sakura Johnson. E na terceira estão as australianas Stephanie Gilmore e Macy Callaghan, com a defensora do título, Moana Jones Wong.

Esta primeira fase das etapas do WSL Championship Tour é classificatória e não elimina ninguém. Na categoria feminina, as vencedoras das seis baterias já avançam para as quartas de final, mas as duas perdedoras de cada uma, têm outra chance na segunda fase. Na masculina, os ganhadores das doze baterias passam direto para as oitavas de final, com o segundo e terceiro colocados em cada, tendo que disputar a repescagem. Felizmente, nenhum dos dez titulares da seleção brasileira, foi escalado na mesma bateria.


O número 6 do mundo no ano passado, Miguel Pupo, entra na primeira com o californiano Nat Young e um dos estreantes no CT 2023, o havaiano Ian Gentil. Na segunda, tem João Chianca contra o japonês Kanoa Igarashi e outro norte-americano, Jake Marshall. Na quarta, está Jadson André com o australiano Jack Robinson e o havaiano Ezekiel Lau. Na quinta, estreia o primeiro campeão mundial, Italo Ferreira, com mais dois havaianos, Imaikalani Devault e o vice-campeão em Pipeline no ano passado, Seth Moniz.

No confronto seguinte, Filipe Toledo faz a sua primeira defesa do título, vestindo a lycra amarela de número 1 da World Surf League contra o australiano Jackson Baker e o irmão de Seth, Joshua Moniz. A sétima bateria marca o retorno de Michael Rodrigues ao time titular da seleção brasileira, enfrentando o californiano Griffin Colapinto e o havaiano Barron Mamiya. Na oitava, Caio Ibelli encara a fera Kelly Slater, campeão do Pro Pipeline em 2022, além do marroquino Ramzi Boukhiam.

Na décima bateria, tem Samuel Pupo com o sul-africano Matthew McGillivray e o indonésio Rio Waida. E na 11º e penúltima, Yago Dora enfrenta os australianos Callum Robson e Ryan Callinan, antes de um dos confrontos mais aguardados dessa primeira fase. Nele, estão o bicampeão mundial John John Florence, o tricampeão Gabriel Medina e o italiano Leonardo Fioravanti, campeão do Challenger Series 2022.

Ciclo Olímpico – Além de dar a largada na corrida pelo título mundial de 2023, o evento também vai abrir o Ciclo Olímpico para os Jogos de Paris 2024. O WSL Championship Tour 2023 é o principal caminho para os melhores surfistas do mundo. Dos 48 atletas que disputarão as medalhas do surfe na França, 18 (10 homens e 8 mulheres) serão indicados pelo ranking final das dez etapas da temporada, que começa no Havaí e termina em agosto no palco das Olimpíadas de Paris, nos tubos de Teahupoo, no Taiti.

O evento será realizado com patrocínio da Billabong, Pacífico, Apple, Yeti, 805 Beer, Red Bull, Shiseido, Craft 1861, Turtle Bay, True Surf, Sambazon, Spectrum, Pura Vida, Surfline e Surf Shark. O prazo começa em 29 de janeiro, vai até o dia 10 de fevereiro e a competição será transmitida pelo WorldSurfLeague.com e pelo Aplicativo e Canal da WSL no YouTube. No Brasil, todas as etapas do World Surf League Championship Tour também passarão ao vivo nos Canais SporTV e no Globoplay.

Primeira Fase
1 Miguel Pupo (BRA), Nat Young (EUA), Ian Gentil (HAV)
2 Kanoa Igarashi (JPN), Jake Marshall (EUA), João Chianca (BRA)
3 Ethan Ewing (AUS), Kolohe Andino (EUA), Liam O´Brien (HAV)
4 Jack Robinson (AUS), Jadson André (BRA), Ezekiel Lau (HAV)
5 Italo Ferreira (BRA), Seth Moniz (HAV), Imaikalani Devault (HAV)
6 Filipe Toledo (BRA), Jackson Baker (AUS), Joshua Moniz (HAV)
7 Griffin Colapinto (EUA), Barron Mamiya (HAV), Michael Rodrigues (BRA)
8 Caio Ibelli (BRA), Kelly Slater (EUA), Ramzi Boukhiam (MAR)
9 Connor O´Leary (AUS), Jordy Smith (AFR), Maxime Huscenot (FRA)
10 Samuel Pupo (BRA), Matthew McGillivray (AFR), Rio Waida (IDN)
11 Callum Robson (AUS), Yago Dora (BRA), Ryan Callinan (AUS)
12 John John Florence (HAV), Gabriel Medina (BRA), Leonardo Fioravanti (ITA)

Primeira Fase Feminino
1 Tatiana Weston-Webb (BRA), Caroline Marks (EUA), Teresa Bonvalot (PRT)
2 Carissa Moore (HAV), Bettylou Sakura Johnson (HAV), Alyssa Spencer (EUA)
3 Stephanie Gilmore (AUS), Macy Callaghan (AUS), Moana Jones Wong (HAV)
4 Brisa Hennessy (CRI), Isabella Nichols (AUS), Sally Fitzgibbons (AUS)
5 Lakey Peterson (EUA), Gabriela Bryan (HAV), Caitlin Simmers (EUA)
6 Courtney Conlogue (EUA), Tyler Wright (AUS), Molly Picklum (AUS