Pro Bells Beach 2024

Griffin decola no Bowl

Líder do ranking, Griffin Colapinto voa no palco principal do Pro Bells Beach 2024 e avança às semifinais com duas notas no critério excelente.

0
Griffin Colapinto segue em alta rotação no Pro Bells Beach 2024.

O nome do quarto dia de ação do Pro Bells Beach 2024 foi Griffin Colapinto. O norte-americano voou no palco principal da etapa australiana, venceu bateria das quartas masculinas com duas notas no critério excelente e escreveu seu nome nas semifinais. Griffin é o único da lista dos 10 melhoers do ranking que chegou na fase dos 4 melhores. Tatiana Weston-Webb também competiu no dia. A brasileira caiu para a atual campeão mundial e se despediu da prova em 5º lugar. As disputas de 35 minutos foram realizadas em ondas demoradas de 3 a 5 pés no Bowl de Bells.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

A terceira bateria das quartas masculinas começou quente. Os norte-americanos Griffin e Jake Marshall surfaram direitas longas. Griffin voou nas duas ondas que pegou nos 5 minutos iniciais. Na primeira ele decolou na primeira seção e na segunda passeou pelos ares de Bells na junção do inside. As notas foram 8.50 e 6.67 pontos. Jake largou com 7.00 pontos.

Griffin voltou a chegar na casa dos 8 pontos na bateria aos 11 minutos. Ele soltou as manobras para colocar mais 8.40 no somatório e deixar o adversário precisando de 9.90 para vencer. Jake passou a arriscar, porém não conseguiu completar as principais manobras e foi eliminado. O adversário de Griffin na semi é o indonésio Rio Waida, que venceu o norte-americano Kade Matson pelo placar de 12.17 a 6.64 pontos.

A outra semifinal será entre o sul-africno Matthew McGillivray e o norte-americano Cole Houshmand. Matthew passou pelas quartas de final por um placar apertado. A bateria chegou perto dos 10 minutos finais e Morgan Cibilic precisava de 5.85 pontos. O australiano fez alguns ataques e tentou um reverse na junção, porém caiu. A atuação valeu 5.83 e ele não virou o resultado. Morgan ainda surfou outras duas ondas, porém não saiu da casa dos 3 pontos e perdeu pelo placar de 12.17 a 12.16 pontos.

Cole barra Ethan – Cole bateu o australiano Ethan Ewing na segunda bateria das quartas. O norte-americano abriu a disputa logo no início com várias sapatadas que valeram 9.07 pontos. Ethan estava mais pra dentro do pico e tentou vender a ideia que iria na onda, porém Cole se manteve na posição de drope e ficou em pé quando percebeu que o australiano não iria.

Aos 9 minutos Ethan marcou 6.00 pontos na que foi a sua única onda na bateria. Cole colocou mais 4.77 no somatório e deixou o adversário na necessidade de 7.85 para vencer. O mar seguiu calmo em Bells, os dois não voltaram a surfar e o norte-americano eliminou o atual campeão do evento.

Tati fica em 5º lugar – O dia também teve as disputas das quartas de final femininas. A única representante brasileira no quarto dia de ação do Pro Bells Beach 2024 foi eliminada. Tatiana Weston-Webb competiu na terceira bateria da fase e caiu para a atual campeã mundial, a norte-americana Caroline Marks. Com o resultado a atleta finalizou a prova em 5º lugar.

Caroline foi a primeira a surfar e começou forte aos 5 minutos com 7.17 pontos. A surfista dos Estados Unidos aproveitou bem uma direita longa até o inside. Tati só estreou na bateria aos 14 minutos. A brasileira espremeu bem a onda, porém errou a que seria a melhor manobra, uma batida na junção já perto da beira. Ela largou com 4.83 pontos.

Tatiana Weston-Webb no ataque no Bowl de Bells Beach.

As duas surfistas atuaram aos 20 minutos. Caroline usou a prioridade, mas não achou muitas partes críticas. Ela conquistou 4.17 pontos. Já a brasileira abriu a apresentação com uma forte batida, depois fez curvas até o inside, seção da direita que ela atacou. Os juízes avaliaram a performance e ela assumiu a liderança com 6.93 pontos.

A bateria entrou nos 10 minutos finais e Caroline voltou para o primeiro lugar. A norte-americana precisava de 4.59 e marcou 4.77 após abrir e terminar a apresentação com batidas. Cinco minutos depois a brasileira usou a prioridade. Ela rasgou forte na primeira seção, mas depois a onda encheu. Ela até conseguiu entrar no inside, entretanto a parede continuou deitada e os ataques não foram contundentes. A brazuca necessitava de 5.02 e marcou 4.77, nota que não mudou sua situação no confronto.

Caroline ficou com a prioridade nos minutos finais e a 38 segundos do fim deixou uma onda para a brasileira. Tati até começou bem, com uma rasgada e uma batida, porém a direita encheu e não ofereceu outras seções para mais ataques.

A norte-americana enfrentará sua conterrânea, Caitlin Simmers na segunda semfinal. A primeira bateria da fase será entre a francesa Johanne Defay e a costa-riquenha Brisa Hennessy.

Tatiana Weston-Webb cai nas quartas de final do Pro Bells Beach 2024.

Próxima chamada – A WSL já deu folga para os surfistas na segunda-feira (1/4), domingo (31/3) no Brasil devido ao fuso horário. A entidade divulgará em breve o dia e horário da próxima chamada. É provável que só conheceremos os campeões do Pro Bells Beach na próxima quarta (3/4) ou quinta (4/4), terça (2/4) ou quarta (3/4) no Brasil.

Pro Bells Beach 2024

Quartas de final Masculinas

1 Matthew McGillivray (AFR) 12.17 x 12.16 Morgan Cibilic (AUS)

2 Cole Houshmand (EUA) 13.84 x 6.00 Ethan Ewing (AUS)

3 Griffin Colapinto (EUA) 16.90 x 11.83 Jake Marshall (EUA)

4 Rio Waida (IND) 12.17 x 6.64 Kade Matson (EUA)

Semifinais

1 Matthew McGillivray (AFR) x Cole Houshmand (EUA)

2 Griffin Colapinto (EUA) x Rio Waida (IND)

Quartas de final Femininas

1 Johanne Defay (FRA) 12.13 x 10.86 Ellie Harrison (AUS)

2 Brisa Hennessy (CRI) 15.83 x 11.74 Sawyer Lindblad (EUA)

3 Caroline Marks (EUA) 11.94 x 11.76 Tatiana Weston-Webb (BRA)

4 Caitlin Simmers (EUA) 15.50 x 14.07 Gabriela Bryan (HAV)

Semifinais

1 Johanne Defay (FRA) x Brisa Hennessy (CRI)

2 Caroline Marks (EUA) x Caitlin Simmers (EUA)