Open J-Bay

João vence a primeira bateria

Atual quarto colocado no ranking, João Chianca vence primeira bateria do Open J-Bay e garante vaga nas oitavas de final.

0
João Chianca começa bem na África do Sul.

João Chianca é o primeiro brasileiro classificado para as oitavas de final do Open J-Bay. O atual quarto colocado no ranking ficou muito ativo no duelo de abertura da etapa sul-africana, e superou os havaianos Seth Moniz e Barron Mamiya.

O Open J-Bay começou com séries escassas de direitas lisas com no máximo 1 metro. Os homens foram pra água primeiro. Eles competiram em baterias de 40 minutos.

Os 20 minutos iniciais da primeira disputa tiveram apenas duas ondas mais longas surfadas. Seth Moniz executou sete manobras aos 11 minutos, porém cometeu alguns erros e também não foi muito contundente. Ele marcou 4.50 pontos.

João Chianca pegou as duas primeiras ondas do Open J-Bay, mas elas foram ruins. Aos 19 minutos ele usou a prioridade e surfou uma boa direita. O brasileiro rasgou, passou uma sessão de floater, e bateu duas vezes, a segunda passando a rabeta por cima do lip. Ele anotou 6.67 com a performance. Até aquele momento o surfista do Havaí, Barrom Mamiya, havia entrado em duas direitas que renderam notas baixas.

Enquanto os havaianos aguardavam as séries, o brasileiro seguia ativo, pegando várias ondas, tanto mais pra dentro do pico, quando mais pro inside. Numa dessas tentativas ele encontrou espaço para quatro manobras, conquistou 4.27 pontos. Com isso ele deixou Seth precisando de 6.44 e Barron de 9.14 para vencer.

Uma série de duas ondas apareceu em Jeffreys Bay aos 32 minutos de duelo. Barron surfou a primeira e Seth foi na segunda. Barron fez sua melhor onda, mas marcou apenas 3.50 pontos. Seth foi melhor. O havaiano foi mais intenso nos movimentos e colocou 5.67 no somatório, diminuindo a diferença para 5.27.

João usou a prioridade para bloquear Seth quando restavam quatro minutos. O brazuca anotou 4.83 pontos e ampliou a vantagem sobre seus adversários. Os havaianos tentaram voar no final da bateria, porém erraram as manobras e caíram para a repescagem.

Open J-Bay 2023

Round 1 Feminino

1 Molly Picklum (AUS) x Caitlin Simmers (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)

2 Carissa Moore (HAV) x Lakey Peterson (EUA) x Sarah Baum (AFR)

3 Tyler Wright (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Johanne Defay (FRA)

4 Caroline Marks (EUA) x Stephanie Gilmore (AUS) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)

Round 1 Masculino

1 João Chianca (BRA) 11.50 x Seth Moniz (HAV) 10.17 x Barron Mamiya (HAV) 6.37

2 Ethan Ewing (AUS) x Caio Ibelli (BRA) x Rio Waida (IND)

3 Griffin Colapinto (EUA) x Liam O’Brien (AUS) x Kelly Slater (EUA)

4 Filipe Toledo (BRA) x Kanoa Igarashi (JPN) x Adin Masencamp (AFR)

5 Yago Dora (BRA) x Connor O’Leary (AUS) x Ian Gentil (HAV)

6 John John Florence (HAV) x Italo Ferreira (BRA) x Callum Robson (AUS)

7 Gabriel Medina (BRA) x Ryan Callinan (AUS) x Matthew McGillivray (AFR)

8 Jack Robinson (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Jordy Smith (AFR)