Open J-Bay

Yago perto da nota máxima

Campeão do Rio Pro, Yago Dora voa nas direitas da África do Sul, sofre virada, mas retoma primeira posição com aéreo nota 9.27 pontos. Vitória coloca o brasileiro nas oitavas de final do Open J-Bay.

0
Yago Dora faz boa estreia no Open J-Bay.

Yago Dora chegou perto da nota máxima na quinta bateria do Open J-Bay. O brasileiro voou no início da disputa para abrir vantagem, sofreu a virada, porém perto do último minuto voltou a decolar, marcou 9.27 pontos, venceu e garantiu vaga nas oitavas de final.

O brasileiro começou muito bem o confronto. Aos quatro minutos ele bateu, depois acelerou e voou alto com rotação. Nas sequência ainda executou mais três batidas não muito contundentes. A atuação valeu 7.00 pontos. Dois minutos depois ele acertou o lip e decolou novamente com rotação para colocar mais 5.83 no placar.

Connor e Ian passaram a buscar notas altas. Ian cometia erros em algumas manobras e tinha 4.17 pontos na melhor apresentação dele até os 12 minutos. Connor apresentou seu surfe agressivo de backside e sua maior nota até aquele momento era 4.57. Após as performances, os dois precisavam de notas na casa dos oito pontos.

Ian fez sua primeira direita completa aos 15 minutos. O havaiano usou a prioridade, executou um curback, uma rasgada, subiu num floater e rasgou mais três vezes. A performance valeu 6.23. Connor atuou na direita seguinte da mesma série. O aussie executou quatro pancadas para anotar 6.33. Os adversários do brasileiro passaram a necessitar de notas na casa dos seis pontos.

Os minutos foram passando e Yago tentava aumentar seu somatório, mas as notas 4.00. 5.23, 4.77 e 4.27 pontos não mudaram sua pontuação. Connor foi pra virada aos 29 minutos. O australiano bateu, fez um floater, depois acertou o lip mais três vezes. Connor precisava de 6.51 e marcou 7.20 para assumir a liderança. O brasileiro passou a necessitar de 6.54 e Ian de 7.30.

Yago tentou reverter a situação aos 33 minutos. O campeão do Rio Pro 2023 usou a prioridade e bateu, executou um floater, uma rasgada curta e voou com reverse. O brasileiro aterrissou e sumiu dentro da espuma, porém reapareceu e conseguiu ficar à frente da onda. Ele conquistou 5.97 pontos e continuou precisando de 6.54 para vencer.

O brazuca não desistiu e voltou a voar perto do minuto final. Yago decolou alto, fez uma rotação completa, aterrissou na frente da onda de forma perfeita e pegou a primeira posição com a nota 9.27 pontos. Na sequência Connor também voou, mas não trocou de nota e terminou em segundo lugar. Ele e Ian caíram pra repescagem.

“Eu sabia que precisava mandar uma manobra grande, para ganhar uma nota alta”, disse Yago Dora. “A onda era até curta, então tive que arriscar, o aéreo foi bem alto e aterrissei com perfeição. Eu ganhei meu primeiro CT no Brasil e queria manter o ritmo. Eu tive um bom resultado aqui no ano passado (3.o lugar) e isso fica na memória. Eu amo surfar essa onda, é a minha direita preferida no mundo, então quero seguir competindo o máximo possível”.

Open J-Bay 2023

Round 1 Feminino

1 Molly Picklum (AUS) x Caitlin Simmers (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)

2 Carissa Moore (HAV) x Lakey Peterson (EUA) x Sarah Baum (AFR)

3 Tyler Wright (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Johanne Defay (FRA)

4 Caroline Marks (EUA) x Stephanie Gilmore (AUS) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)

Round 1 Masculino

1 João Chianca (BRA) 11.50 x Seth Moniz (HAV) 10.17 x Barron Mamiya (HAV) 6.37

2 Rio Waida (IND) 14.10 x Ethan Ewing (AUS) 11.67 x Caio Ibelli (BRA) 9.17

3 Griffin Colapinto (EUA) 16.17 x Liam O’Brien (AUS) 8.26 x Kelly Slater (EUA) 7.44

4 Filipe Toledo (BRA) 15.27 x Kanoa Igarashi (JPN) 14.33 x Adin Masencamp (AFR) 9.43

5 Yago Dora (BRA) 16.27 x Connor O’Leary (AUS) 13.53 x Ian Gentil (HAV) 10.40

6 John John Florence (HAV) x Italo Ferreira (BRA) x Callum Robson (AUS)

7 Gabriel Medina (BRA) x Ryan Callinan (AUS) x Matthew McGillivray (AFR)

8 Jack Robinson (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Jordy Smith (AFR)