Open J-Bay

Waida garantido nas oitavas

Rio Waida surfa apenas duas ondas na segunda bateria, marca as duas maiores notas do duelo e garante vaga nas oitavas de final do Open J-Bay. Atual campeão da etapa, Ethan Ewing cai pra repescagem junto com Caio Ibelli.

0
Rio Waida vence na estreia do Open J-Bay.

O indonésio Rio Waida teve sangue frio e habilidade para vencer a segunda bateria do Open J-Bay. O surfista pegou apenas duas ondas durante os 40 minutos de duelo, mas marcou as duas maiores notas do confronto e mandou Ethan Ewing (2º) e Caio Ibelli (3º) para a repescagem.

O Open J-Bay começou nesta quinta-feira (13) em ondas de até 1 metro. As séries estavam escassas, mas os atletas da segunda bateria tiveram mais chances do que os do primeiro confronto da etapa.

Os três surfistas entraram em ação nos dez minutos iniciais. Caio foi o mais ativo, pegou três direitas e marcou 4.17 pontos na melhor atuação. Ethan Ewing e Rio Waida atuaram aos dez minutos. Ethan achou espaço pra duas manobras, uma rasgada e uma batida, que valeram 5.33. Rio executou seis manobras, sendo duas rasgadas e uma batida os movimentos mais agressivos. Ele anotou 7.50 com a performance.

O australiano pegou a terceira prioridade, mas como as séries continuavam demoradas, ele passou a buscar oportunidades. Ethan anotou 1.60 na segunda atuação, e aos 19 minutos colocou 5.27 pontos no somatório. A apresentação teve duas rasgadas agressivas, além de uma batida. Com a performance ele assumiu a liderança. Quatro minutos depois o aussie voltou a surfar, e com três manobras expressivas inseriu 5.67 no placar. A bateria entrou nos 15 minutos finais com Rio precisando de 3.50 e Caio de 6.83.

Caio Ibelli está na repescagem do Open J-Bay 2023.

Após 18 minutos segurando a prioridade, Caio entrou numa direita, porém ela correu e ele não passou da primeira seção. Sem o direito de escolha de ondas, o brasileiro ficou mais ativo e voou alto, porém caiu na aterrissagem. Ethan voltou a surfar aos 11 minutos. O aussie bateu, passou uma seção com um floater, depois executou duas rasgadas fortes. Ele marcou 6.00 pontos e aumentou a vantagem sobre os adversários. Rio chegou perto do fim na necessidade de 4.17, tendo surfado apenas uma onda, e Caio de 7.50.

Os três surfistas entraram em ação quando restavam três minutos para o fim. Ethan caiu na primeira manobra. Na sequência Rio foi pra virada. O surfista da Indonésia começou a apresentação com duas rasgadas e depois executou três batidas poderosas para marcar 6.60 pontos e vencer. Caio pegou a direita seguinte, surfou até quase em cimas das pedras, mas a nota 5.00 não foi suficiente para ele sair da terceira posição.

Open J-Bay 2023

Round 1 Feminino

1 Molly Picklum (AUS) x Caitlin Simmers (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)

2 Carissa Moore (HAV) x Lakey Peterson (EUA) x Sarah Baum (AFR)

3 Tyler Wright (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Johanne Defay (FRA)

4 Caroline Marks (EUA) x Stephanie Gilmore (AUS) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)

Round 1 Masculino

1 João Chianca (BRA) 11.50 x Seth Moniz (HAV) 10.17 x Barron Mamiya (HAV) 6.37

2 Rio Waida (IND) 14.10 x Ethan Ewing (AUS) 11.67 x Caio Ibelli (BRA) 9.17

3 Griffin Colapinto (EUA) x Liam O’Brien (AUS) x Kelly Slater (EUA)

4 Filipe Toledo (BRA) x Kanoa Igarashi (JPN) x Adin Masencamp (AFR)

5 Yago Dora (BRA) x Connor O’Leary (AUS) x Ian Gentil (HAV)

6 John John Florence (HAV) x Italo Ferreira (BRA) x Callum Robson (AUS)

7 Gabriel Medina (BRA) x Ryan Callinan (AUS) x Matthew McGillivray (AFR)

8 Jack Robinson (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Jordy Smith (AFR)