Open J-Bay

WSL realiza apenas duas baterias

Open J-Bay recomeça nesta segunda (17), porém é paralisado após a segunda bateria do Round 1 feminino devido às fracas condições para o surfe. Próxima chamada acontece nesta terça (18), à 1h55 (de Brasília).

0
Gabriela Bryan vence primeira bateria feminina do Open J-Bay.

O Open J-Bay foi reiniciado nesta segunda-feira (17) após três dias sem disputas. As direitas da Baía de Jeffreys quebraram lisas, porém em séries muito demoradas de no máximo 1 metro. A intenção da WSL era realizar as duas fases iniciais das mulheres, mas após duas baterias o evento foi colocado em espera e depois paralisado.

No total apenas sete ondas foram surfadas na primeira bateria. Gabriela Bryan pegou três e venceu. A havaiana abriu com 5.67 e deopis marcou 7.00 pontos para vencer com ampla vantagem no placar. A australiana Molly Picklum conquistou 5.07 e 1.83 e terminou na segunda posição. Em último lugar ficou a norte-americana Caitlin Simmers, autora das notas 5.33 e 0.70.

Quem levou a melhor no segundo duelo foi Sarah Baum. A atleta, convidada para a etapa por ser a melhor sul-africana no ranking do circuito Challenger Series, ficou muito ativa. Ela surfou oito ondas, contra três de cada uma de suas adversárias. Sarah venceu com as duas maiores notas do confronto, 5.17 e 4.33 pontos. A havaiana Carissa Moore (2ª) e a norte-americana Lakey Peterson (3ª) caíram para a repescagem.

“Eu estava muito emocionada, então fiquei tentando me conter, porque elas poderiam conseguir grandes notas em 2 segundos”, disse Sarah Baum. “Eu realmente só queria fazer as coisas certas e estou muito feliz. Vencer uma bateria como essa, só me faz acreditar muito mais em mim mesma, sentir que pertenço a este grupo e aumenta bastante minha confiança para o próximo Challenger Series, o US Open. Espero estar de volta aqui no próximo ano”.

Convidada para a etapa, Sarah Baum vence Carissa Moore.

Tatiana Weston-Webb entra na água assim que o evento for reiniciado. Ela inicia a defesa do título do Open J-Bay contra a australiana Tyler Wright e a francesa Johanne Defay.

Previsão das ondas – A previsão oficial do CT, feita pelo Surfline, indica o Open J-Bay pode ser finalizado na quarta-feira (19) ou no máximo na manhã de quinta (20). Para a terça são esperadas ondas de 6 a 10 pés de face com vento terral durante todo o dia. O swell é de Sudoeste/Sul-Sudoeste. A quarta deve continuar bombando, porém com ondas um pouco menores, de 5 a 8 pés numa mistura de swells de Sudoeste/Sudoeste com Oeste/Sudoeste. O vento esperado também é o terral.

Na quinta-feira (20) um swell de Sul-Sudoeste/Sul aumenta o tamanho das ondas para 6 a 10 pés de face. A direção do vento ainda é incerta, porém pode soprar de uma direção favorável ao longo de quase toda a manhã, mas o maral deve prejudicar a formação das direitas na sequência. As séries ficam menores nos dois últimos dias da janela, e chegam no máximo a 6 pés de face na sexta (21) e a 5 no sábado (22).

Quatro brasileiros nas oitavas – O Open J-Bay teve início na quinta-feira (13) e toda a primeira fase masculina foi realizada. Dos seis brasileiros que competiram, quatro avançaram, um deles sendo o melhor do dia. Yago Dora venceu com as maiores marcas e está nas oitavas de final. João Chianca, Filipe Toledo e Gabriel Medina também já estão na fase dos 16 melhores. Italo Ferreira e Caio Ibelli não ficaram em primeiro lugar em suas baterias e caíram para a repescagem. A competição tem até o próximo dia 22 para ser realizada.

Open J-Bay 2023

Round 1 Feminino
Baterias realizada nesta segunda-feira

1 Gabriela Bryan (HAV) 12.67 x Molly Picklum (AUS) 6.90 x Caitlin Simmers (EUA) 6.03

2 Sarah Baum (AFR) 9.50 x Carissa Moore (HAV) 6.20 x Lakey Peterson (EUA) 5.93

Próximas baterias

3 Tyler Wright (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Johanne Defay (FRA)

4 Caroline Marks (EUA) x Stephanie Gilmore (AUS) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)

Round 1 Masculino
Baterias realizadas na quinta-feira (13)

1 João Chianca (BRA) 11.50 x Seth Moniz (HAV) 10.17 x Barron Mamiya (HAV) 6.37

2 Rio Waida (IND) 14.10 x Ethan Ewing (AUS) 11.67 x Caio Ibelli (BRA) 9.17

3 Griffin Colapinto (EUA) 16.17 x Liam O’Brien (AUS) 8.26 x Kelly Slater (EUA) 7.44

4 Filipe Toledo (BRA) 15.27 x Kanoa Igarashi (JPN) 14.33 x Adin Masencamp (AFR) 9.43

5 Yago Dora (BRA) 16.27 x Connor O’Leary (AUS) 13.53 x Ian Gentil (HAV) 10.40

6 John John Florence (HAV) 15.27 x Italo Ferreira (BRA) 14.34 x Callum Robson (AUS) 3.70

7 Gabriel Medina (BRA) 14.00 x Matthew McGillivray (AFR) 13.67 x Ryan Callinan (AUS) 12.93

8 Leonardo Fioravanti (ITA) 12.07 x Jordy Smith (AFR) 9.10 x Jack Robinson (AUS) 6.93

Próximas baterias

Round 2

1 Ethan Ewing (AUS) x Adin Masencamp (AFR)

2 Ethan Ewing (AUS) x Adin Masencamp (AFR)

3 Jack Robinson (AUS) x Kelly Slater (EUA)

4 Barron Mamiya (HAV) x Matthew McGillivray (AFR)

5 Ryan Callinan (AUS) x Seth Moniz (HAV)

6 Caio Ibelli (BRA) x Jordy Smith (AFR)

7 Italo Ferreira (BRA) x Ian Gentil (HAV)

8 Liam O’Brien (AUS) x Kanoa Igarashi (JAP)