Open J-Bay

Medina é semifinalista

Gabriel Medina supera Ian Gentil nas quartas de final do Open J-Bay e chega na fase dos quatro melhores do CT da África do Sul.

0
Gabriel Medina que o bi em Jeffreys Bay.

Gabriel Medina está nas semifinais do Open J-Bay. O tricampeão mundial superou o havaiano Ian Gentil na bateria de abertura das quartas. Agora o atleta espera o resultado do duelo entre os australianos Ethan Ewing e Connor O’Leary para conhecer seu próximo adversário.

A bateria aconteceu nesta quarta-feira (19) em séries demoradas de direitas lisas com 1 a 1,5m na Baía de Jeffreys. Os dois começaram acelerados e logo surfaram ondas longas. Medina executou nove manobras e Ian fez cinco. Os dois largaram com 6.50 pontos. O brasileiro usou a prioridade numa direita ruim aos sete minutos. Ian surfou na mesma série. O havaiano começou a apresentação com uma batida e depois acelerou. Quando chegou numa seção mais limpa ele rasgou, depois fez uma curva curta, rasgou com amplitude e bateu na junção. A nota foi 5.17.

O brasileiro também seguiu ativo na disputa e rapidamente voltou a atuar. Medina rasgou, subiu no lip duas vezes pra ganhar seções, depois bateu, rasgou novamente e fechou a atuação com outra pancada. Ele precisava de 5.17 para assumir a liderança e marcou 7.00 pontos. Ian passou a necessitar de uma nota igual para vencer.

Uma série entrou na Baía de Jeffreys aos 15 minutos e Ian usou a prioridade. O havaiano bateu, executou um snap, acertou outra pancada e caiu no ataque seguinte. Medina surfou na sequência. A onda foi menor e espumada. O brasileiro acertou um floater e surfou um tubo. Ele saiu e entrou em outro canudo, mas não achou a saída. Ian recebeu 5.43 e não alterou sua situação confronto. Medina não trocou de nota (3.33).

Ian segurou a prioridade até os 26 minutos. O havaiano entrou numa direita pequena que não ofereceu muita área e ele não conseguiu trocar de nota. Dois minutos depois Medina achou uma direita um pouco maior. Ele usou o direito de escolha e fez a onda, porém também não melhorou seu somatório (5.13).

Nenhuma outra série entrou até o final. Os dois até voltaram a atuar, porém em ondas muito pequenas que não alteraram o resultado. Ian ainda tentou um Alley Oop, mas não acertou. Medina passou pra semi e Ian terminou em quinto lugar no Open J-Bay.

Open J-Bay 2023

Quartas de final Femininas

1 Tyler Wright (AUS) 12.93 x 12.60 Gabriela Bryan (HAV)

2 Lakey Peterson (EUA) 14.50 x 7.50 Caroline Marks (EUA)

3 Carissa Moore (HAV) 14.50 x 8.50 Sarah Baum (AFR)

4 Molly Picklum (AUS) 15.67 x 15.10 Stephanie Gilmore (AUS)

Semifinais

1 Tyler Wright (AUS) x Lakey Peterson (EUA)

2 Carissa Moore (HAV) x Molly Picklum (AUS)

Quartas de final Masculinas

1 Gabriel Medina (BRA) 13.50 x 11.93 Ian Gentil (HAV)

2 Ethan Ewing (AUS) x Connor O’Leary (AUS)

3 Filipe Toledo (BRA) x Jack Robinson (AUS)

4 Kanoa Igarashi (JAP) x Yago Dora (BRA)

Semifinais
Baterias em formação

1 Gabriel Medina (BRA) x