Open J-Bay

Filipe segue vivo na África do Sul

Bicampeão do Open J-Bay, Filipe Toledo dá mais um passo rumo a sua terceira final na África do Sul após vencer Jack Robinson nas quartas.

0
Filipe Toledo está perto de sua terceira final na África do Sul.

Filipe Toledo está nas semifinais do Open J-Bay. O bicampeão da etapa (2018 e 2019) competiu pela quartas de final contra Jack Robinson e venceu pela primeira vez na carreira o australiano numa bateria homem a homem na elite. Adversário na luta por vaga na decisão sai do confronto entre Yago Dora e o japonês Kanoa Igarashi.

Jack começou ativo e em dois minutos surfou duas ondas. A primeira foi fraca, mas na segunda ele executou três manobras para largar com 6.17 pontos. Filipe também começou com uma direita ruim, porém aos cinco minutos ele aproveitou uma série. O brasileiro fez oito manobras. Na atuação ele variou rasgadas e batidas, sendo a de finalização uma que ele jogou a rabeta por cima do lip. O australiano também atuou na mesma série e executou cinco ataques. Filipinho voltou a marcar 9.63 no Open J-Bay, e Jack colocou 7.83 no somatório.

Os dois voltaram a surfar aos 29 minutos. Filipe não tinha a prioridade e pegou a primeira onda da série. Ele ficou um pouco preso no lip no primeiro ataque, depois rasgou, desenhou um cutback e esperou a parede da onda levantar. Na sequência ele executou duas rasgadas e um floater. Jack veio na direita seguinte e fez boa apresentação. O aussie executou duas rasgadas e duas batidas. O brasileiro marcou 5.67 e foi pra liderança. Jack passou a precisar de 7.48 para reassumir o primeiro posto e conquistou 7.23.

Sem a prioridade, Filipe passou a tentar trocar sua menor nota (5.67). A primeira tentativa aconteceu numa onda ruim, mas na segunda ele encontrou várias seções para manobras. O brazuca distribuiu rasgadas estilosas e fortes, além de batidas potentes em seis ataques para anotar 6.70 e aumentar a diferença para 8.51 pontos.

Jack seguiu sentado no pico na espera de uma série, porém ela não apareceu e ele foi eliminado. Essa foi a terceira bateria homem a homem entre os dois em etapas do CT, e a primeira vitória do brasileiro.

Open J-Bay 2023

Quartas de final Femininas

1 Tyler Wright (AUS) 12.93 x 12.60 Gabriela Bryan (HAV)

2 Lakey Peterson (EUA) 14.50 x 7.50 Caroline Marks (EUA)

3 Carissa Moore (HAV) 14.50 x 8.50 Sarah Baum (AFR)

4 Molly Picklum (AUS) 15.67 x 15.10 Stephanie Gilmore (AUS)

Semifinais

1 Tyler Wright (AUS) x Lakey Peterson (EUA)

2 Carissa Moore (HAV) x Molly Picklum (AUS)

Quartas de final Masculinas

1 Gabriel Medina (BRA) 13.50 x 11.93 Ian Gentil (HAV)

2 Ethan Ewing (AUS) 14.60 x 9.87 Connor O’Leary (AUS)

3 Filipe Toledo (BRA) 16.33 x 15.06 Jack Robinson (AUS)

4 Kanoa Igarashi (JAP) x Yago Dora (BRA)

Semifinais
Baterias em formação

1 Gabriel Medina (BRA) x Ethan Ewing (AUS)

2 Filipe Toledo (BRA) x