Open J-Bay

Filipe passa de fase

Bicampeão do Open J-Bay, Filipe Toledo marca nota no critério excelente, vence bateria e escreve seu nome nas oitavas de final da prova realizada na África do Sul.

0
Filipe Toledo faz boa estreia no Open J-Bay 2023, vence bateria e chega nas oitavas de final.

Filipe Toledo está nas oitavas de final do Open J-Bay 2023. O bicampeão do evento sul-africano do CT teve sangue frio para esperar por boas oportunidades, além de muito surfe no pé para vencer com direito a nota no critério excelente.

A quarta bateria do Open J-Bay foi realizada em direitas lisas com cerca de 1 metro que apareciam em séries demoradas. Adin Masencamp foi o melhor do primeiro quarto da bateria de 40 minutos. O surfista não faz parte da elite e foi convidado para a etapa por se o melhor sul-africano no circuito Challenger Series. Adin anotou 5.00 pontos com manobras sem amplitude aos dez minutos. Naquele momento o japonês Kanoa Igarashi tinha duas notas baixas e Filipe ainda esperava uma boa onda para estrear na disputa.

Kanoa fez uma apresentação relevante no início da segunda metade do confronto. O japonês tinha a segunda prioridade e executou nove manobras. Entre rasgadas e batidas, Kanoa também voou com reverse na parte final e pequena da onda. Ele marcou 7.00 pontos para assumir a liderança. Um minuto depois o atleta voltou a surfar e colocou mais 5.30 no placar.

Filipe fez sua primeira apresentação no Open J-Bay 2023 aos 25 minutos. O brasileiro variou nos ataques e fez cinco manobras expressivas para largar com 8.50 pontos. Kanoa respondeu logo depois com a nota 7.33. Filipe então passou a precisar de 5.83 para chegar nas oitavas de final sem passar pela repescagem.

Depois de entrar e sair de uma onda, Filipe usou a prioridade aos 33 minutos. O brasileiro fez sete manobras para anotar 6.77 pontos e assumir a liderança. Kanoa passou a necessitar de 7.95 para vencer, e Adin de 15.27. O japonês ainda trocou de nota perto do fim da bateria, mas os 6.23 pontos não mudaram as posições na disputa. Filipe venceu e garantiu vaga nas oitavas de final., Kanoa (2º) e Adin (3º) caíram pra repescagem.

“A bateria foi um pouco lenta no início, mas quando entra a série, as ondas são perfeitas. Eu sabia que ia ter oportunidades para surfar e só tinha que ter paciência”, destacou Filipe Toledo. “Eu mantive a calma para esperar e deu tudo certo, porque consegui duas ondas boas para vencer. Estou feliz, principalmente por causa da lesão (pancada no joelho sofrida em Saquarema), que ainda sinto um pouco de receio. Mas fui 100% confiante na bateria, sem dores e já estou pronto para a próxima. Gosto muito dessa onda e estou feliz por estar aqui novamente”.

Open J-Bay 2023

Round 1 Feminino

1 Molly Picklum (AUS) x Caitlin Simmers (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)

2 Carissa Moore (HAV) x Lakey Peterson (EUA) x Sarah Baum (AFR)

3 Tyler Wright (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Johanne Defay (FRA)

4 Caroline Marks (EUA) x Stephanie Gilmore (AUS) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)

Round 1 Masculino

1 João Chianca (BRA) 11.50 x Seth Moniz (HAV) 10.17 x Barron Mamiya (HAV) 6.37

2 Rio Waida (IND) 14.10 x Ethan Ewing (AUS) 11.67 x Caio Ibelli (BRA) 9.17

3 Griffin Colapinto (EUA) 16.17 x Liam O’Brien (AUS) 8.26 x Kelly Slater (EUA) 7.44

4 Filipe Toledo (BRA) 15.27 x Kanoa Igarashi (JPN) 14.33 x Adin Masencamp (AFR) 9.43

5 Yago Dora (BRA) x Connor O’Leary (AUS) x Ian Gentil (HAV)

6 John John Florence (HAV) x Italo Ferreira (BRA) x Callum Robson (AUS)

7 Gabriel Medina (BRA) x Ryan Callinan (AUS) x Matthew McGillivray (AFR)

8 Jack Robinson (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Jordy Smith (AFR)