Surfe no verão

Fenômeno da ressurgência

Professor Luciano Zasso explica por que a água fica gelada no verão em algumas regiões do Brasil.

0
Doce ilusão: cair no pelo no verão e descobrir que a água está gelada é comum em algumas das melhores regiões de surfe do Brasil.Vivi Cavaler
Doce ilusão: cair no pelo no verão e descobrir que a água está gelada é comum em algumas das melhores regiões de surfe do Brasil.

Quando pensamos em surfe no verão, uma das primeiras coisas que vêm à mente é fazer aquela queda livre da roupa de borracha molhada e pesada. Mas essa realidade não é uma constante em algumas das melhores regiões de surfe do Brasil.

Isso se deve a um fenômeno de águas costeiras chamado ressurgência que, como o próprio nome já diz, trata-se do ressurgimento de uma camada de água extremamente fria na superfície do oceano após um longo período de permanência no fundo do mar.

É justamente em função deste longo período em que essa camada de água permanece em zonas profundas, afastadas da área de superfície (onde as águas são constantemente aquecidas pela radiação solar) que ela acaba se resfriando, apresentando, em algumas situações, uma variação de temperatura de até 10°C a menos.

Em algumas regiões de Santa Catarina, água escura é sinal de frio e roupa de borracha. A água de fundo, por vezes, fica escura devido ao contato com a lama presente em alguns pontos do assoalho oceânico adjacente à costa.

Mas por que isso ocorre? O que faz a água gelada subir à superfície e tornar aquele surfe de verão parecer uma experiência glacial? As causas e a interação entre elas são um pouco complexas, mas tentarei simplificar para facilitar o entendimento.

A ressurgência ocorre devido a uma combinação de fatores: a rotação da Terra e o regime de ventos – mais especificamente os ventos entre a direção Leste e Norte, que são mais intensos e predominantes em algumas partes da costa Sul e Sudeste do Brasil entre a primavera e o verão.

Figura explica o movimento das águas mais frias e mais aquecidas.

Entretanto, essa dinâmica não ocorre em toda costa brasileira, ao contrário, para a ressurgência ocorrer, além da rotação terrestre e do regime de ventos já mencionados, é necessário outro fator: uma geografia específica da linha de costa, onde ocorrem as “esquinas” no litoral brasileiro.

São regiões em que a orientação da linha de costa se modifica em praticamente 90°, permitindo que os ventos empurrem as águas superficiais, aquecidas pelo sol, para áreas afastadas da costa. Dessa maneira, quem entra em cena e sobe à superfície são as águas mais profundas e consequentemente bem mais frias, evidenciando o fenômeno da ressurgência.

Então onde são essas regiões? Observando o mapa do litoral brasileiro fica fácil de localizar: trata-se do litoral centro-sul de Santa Catarina e o litoral centro-leste do Rio de Janeiro, principalmente a Região dos Lagos, onde um município não coincidentemente ganhou o nome de Cabo Frio.

As áreas assinaladas configuram as “esquinas” do litoral brasileiro, regiões típicas de ressurgência.Adaptação / Google Earth
As áreas assinaladas configuram as “esquinas” do litoral brasileiro, regiões típicas de ressurgência.
Área sob efeito da ressurgência durante o verão junto ao litoral do Rio de Janeiro: observe a diferença de cores, onde as cores amarelo avermelhadas representam temperatura acima dos 23°C e as áreas em azul temperatura abaixo dos 20°C.Adaptação / Fishtracks.com
Área sob efeito da ressurgência durante o verão junto ao litoral do Rio de Janeiro: observe a diferença de cores, onde as cores amarelo avermelhadas representam temperatura acima dos 23°C e as áreas em azul temperatura abaixo dos 20°C.
Área de ressurgência no litoral de Santa Catarina.Adaptação / Google Earth
Área de ressurgência no litoral de Santa Catarina.
Figura explicativa: combinação entre o regime de ventos predominantes e a posição da costa.Adaptação / Geografando-1k.blogspot.com
Figura explicativa: combinação entre o regime de ventos predominantes e a posição da costa.
Área de ressurgência no litoral peruano e chileno: as setas vermelhas representam a ação dos ventos alísios, predominantes durante o ano todo. A área circulada em amarelo determina a ampla zona oceânica com predomínio de águas frias.Adaptação / Google Earth
Área de ressurgência no litoral peruano e chileno: as setas vermelhas representam a ação dos ventos alísios, predominantes durante o ano todo. A área circulada em amarelo determina a ampla zona oceânica com predomínio de águas frias.

Cabe destacar que a ressurgência observada no litoral brasileiro é atribuída a causas e efeitos regionais. Existe outro tipo de ressurgência com fatores e efeitos de ordem global, entretanto, algumas das causas têm a mesma origem: regime de ventos em relação à posição da linha de costa.

Exemplos conhecidos são: o litoral do Chile e Peru, a costa norte do México e o sul da Califórnia no Oceano Pacífico.