Surf Talentos

Coroados primeiros campeões

Altas ondas e show de surfe na abertura do Circuito Surf Talentos 2023 na praia do Silveira, Garopaba (SC).

0

Mais uma vez a praia do Silveira, Garopaba (SC), recebeu os melhores surfistas de base do país na abertura do Circuito Surf Talentos Oceano – edição 2023 – apresentado pela Surfland Brasil e Mini Kalzone. A competição distribuiu 10 mil pontos no ranking Fecasurf de Base, a primeira realizada neste ano.

A espetacular praia do Silveira foi o palco pelo segundo ano consecutivo da abertura do Circuito Surf Talentos Oceano 2023 apresentado pela Surfland Brasil e Mini Kalzone. Novamente o lendário “point break” catarinense não decepcionou os atletas, que surfaram excelentes ondas com 1 metro nas séries durante os dois dias de competição (15/16 de abril).

Com todas as vagas preenchidas nas nove categorias em disputa, a competição ratificou sua posição de ser um dos circuitos mais prestigiados do país. “É uma grande satisfação organizar um circuito desse porte e contar com a presença dos melhores surfistas do país nessa faixa etária. Isso mostra a importância do Circuito Surf Talentos para as categorias de base do surf brasileiro”, declarou Fred Leite, da Swell Eventos.

Primeiros campeões definidos no sábado

Os títulos de quatro categorias com os atletas Sub 18/16 e 14 Masculino e Sub 18 Feminino foram definidos durante o sábado com excelentes ondas quebrando mais no meio da praia do Silveira durante todo o dia.

A primeira final a ser decidida foi a Feminino Sub 18, com o título ficando para Maya Carpinelli, que já havia apresentado grandes performances desde sua estreia no primeiro round. Numa decisão acirrada, a local de Garopaba venceu por uma pequena diferença Alma Corgiolu (2ª) e Maria Amélia Autuori(3ª), com Alexandra Azamor (4ª) ficando um pouco mais atrás no placar final.

Outra decisão apertada foi na Masculino Sub 16, com o segundo título consecutivo de João Vitor Neres nesta categoria. Ele já havia vencido a etapa de abertura do Circuito Fecasurf de Base na praia da Joaquina (5 mil pontos), e repetiu a dose no Silveira derrotando Yuri Gabryel (2º) por apenas 0,1 décimo. Ryan Martins ficou em terceiro com Pedro Lefcadito na quarta colocação.

Depois do vice-campeonato na Sub 16, Yuri Gabryel permaneceu na água e foi com tudo para conquistar a vitória na categoria Sub 14 do Circuito Surf Talentos Oceano 2023. O surfista de Ubatuba (SP) Nicolas Oliveira conseguiu mais um excelente resultado ficando com o segundo lugar nesta etapa. Enzo Velasquez (3º) e Enrico Malhado(4º) completaram o pódio.

Na última final de sábado, o catarinense Ryan Martins – que agora reside na praia de Maresias, em São Sebastião (SP) – dominou as ações na Sub 18 Masculina apresentando um belo surfe de linha. Em segundo ficou o baiano radicado em Floripa Esdras Moraes, que também surfou muito bem durante todos os rounds. João Vitor Neres finalizou em terceiro, com o local da praia do Rosa Luan Moreno em quarto lugar.

Categorias de base definidas no domingo

A organização deixou as cinco categorias de base restantes no cronograma para serem definidas no domingo, último dia de competição. Foram pra água a Sub 8, Sub 10 e Sub 12 Masculina e as Sub 12 e 14 Femininas.

O primeiro a comemorar um título no domingo foi Keoni Zanoni, campeão da categoria Sub 8, a divisão com os surfistas mais novos trabalhados pela Fecasurf. Esta foi a primeira vitória do local de Garopaba no circuito, e bastante festejada pelos seus pais e pela torcida da cidade presente no Silveira.

Na sequência, entrou na água a Feminino Sub 12, e mais uma vez a surfista de Itajaí (SC) Valentina Zanoni subiu no degrau mais alto do pódio. Kaleb Henrique veio de longe (da praia de Ulé, no Espírito Santo) para repetir a dose da primeira etapa realizada na Joaquina e vencer novamente a Sub 10 Masculino na praia do Silveira.

Entre as meninas da categoria Feminino Sub 14, vitória para Luiza Rosa Teixeira, surfista da praia do Rosa, Imbituba (SC). Na última final de domingo, Cauã Demski manteve 100% de aproveitamento no circuito Fecasurf de Base, e venceu novamente a categoria Masculina Sub 12.

Todos os finalistas ganharam troféus e kits de premiação com roupas e acessórios dos patrocinadores e apoiadores da etapa. Os campeões de todas as categorias ganharam pranchas alucinantes da Surfland Brasil. Os vice-campeões da Sub 18 Masculino e Feminino e da Sub 8 Masculino receberam um skate simulador de surfe da Freak Surfskate, além dos kits, troféus e importantes pontos para o ranking do Circuito Fecasurf de Base 2023.

Confira os resultados da primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2023 apresentado pela Surfland Brasil e Mini Kalzone. A organização do circuito divulgará em breve as datas e o local da próxima parada do Surf Talentos Oceano em Santa Catarina.

A Fecasurf divulgará o ranking atualizado do circuito 2023 após duas etapas realizadas nos próximos dias no site WWW.fecasurf.com.br ou no WWW.surfpro.com.br .

Circuito Surf Talentos Oceano 2023 – Apresentado por Surfland Brasil e Mini Kalzone

1ª etapa (valendo 10 mil pontos o Circuito Fecasurf de Base 2023) – Garopaba(SC)

Patrocínio Master: Oceano Surfwear

Apresenta: Surfland Brasil e Mini Kalzone

Patrocínio: Prefeitura Municipal de Garopaba, Sibon Charters, Silverbay, Lord e Freak Surf Skate.

Apoio: Keep The Ocean Blue, Eco Local Brasil, Ferrugem Flat, Pousada Don Antonio, Paradise Ferrugem, Silveira Sul Park Lage, Pousada Koh.

Homologação: Federação Catarinense de Surf (FECASURF); Associação de Surf de Garopaba (ASG); Associação de Surf da Ferrugem (ASF)

Realização: Swell Eventos.

Resultados

Masculino Sub 18

1º – Ryan Martins
2º- Esdras Moraes
3º- João Vitor Neres
4º- Luan Moreno

Masculino Sub 16

1º – João Vitor Neres
2º- Yuri Gabryel
3º- Ryan Martins
4º- Pedro Lefcadito

Masculino Sub 14

1º – Yuri Gabryel
2º- Nicolas Oliveira
3º- Enzo Velasquez
4º- Enrico Malhado

Masculino Sub 12

1º – Cauã Demski
2º- Luca Messenger
3º- Samuel Couto
4º- Lucas Miguel Velasquez

Masculino Sub 10

1º- Kaleb Henrique
2º- Heitor Lemiska
3º- Rafael Acom
4º- Aquiles Lemiska

Masculino Sub 8

1º- Keoni Zanoni
2º- Kainoa Wisbeck Heil
3º- Augusto Fernandes
4º- Bernardo Vicentin

Feminino Sub 18

1ª- Maya Carpinelli
2ª- Alma Corgiolu
3ª- Maria Amélia Autuori
4ª- Alexandra Azamor

Feminino Sub 14

1ª- Luiza Teixeira
2ª- Ana Aguiar
3ª- Vitória Valenzano
4ª- Kauanny de Souza

Feminino Sub 12

1ª- Valentina Zanoni
2ª- Kyara Antunes
3ª- Ana Antunes
4ª- Maya Reis Bianchini