Previsão das ondas

Do anticilone ao ciclone

De acordo com o oceanógrafo Heitor Tozzi, swell consistente deve atingir litoral de Santa Catarina, com condições favoráveis para o surfe.

0
Temperatura do Atlântico Sul cairá com chegada de novo ciclone extratropical, que promete virada no tempo e direção das ondas neste fim de semana.

O veranico de maio acaba neste sábado (27), que foi provocado pelo giro do Anticiclone
Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). O Anticiclone gerou um bom swell para a região Nordeste do Brasil e manteve uma ondulação de leste durante a semana nas regiões Sul e Sudeste.

Nesta sexta-feira (26) uma nova tempestade invade o Atlântico Sul, vinda das Malvinas até a foz do Rio da Prata, no fim de tarde. Domingo (28) a ondulação chega em Santa Catariana e Paraná e, na segunda-feira (29), em São Paulo e Rio de Janeiro. Mas até lá as condições de sudeste/leste ficam presentes com ondas na faixa de 1 metro.

Esse anticiclone vai intensificar o vento pré-frontal durante a entrada da frente fria. Ainda na próxima semana, o ECMWF indica formação de um ciclone na Região Sudeste no fim da tarde de quarta-feira (31). Ainda não dá para ter certeza, mas tem toda pinta de que será uma bomba.

Previsão das ondas

Na Região Sul teremos ondas grandes neste sábado. Mar de ressaca com a entrada de uma
ondulação de sudoeste/sul com 13s e 1,5 e 2,0 metros, chegando a 2,5 no domingo quando a direção vira para sul/sudeste. Isso indica que o ciclone vai passar rápido, porém manterá uma ondulação de sul para sudeste durante toda a semana, com ondas de 1,5 metro de altura significativa até quarta-feira.

A ondulação chega mais forte em Santa Catarina também no domingo, e segunda-feira alcança a Região Sudeste.

No litoral de São Paulo e Rio de Janeiro a ondulação entra de leste nesta sexta-feira, e sábado com ondas de 11s e 1 metro. No sábado recebe uma influência de sudeste com 1-1,5 metro e 14s. No domingo a ondulação vira quando recebe a direção sul, gerada nas Malvinas, mas ainda com influência de sudeste, com 13-12s e altura média de 1,5 metro.

Na segunda o swell de sul finalmente entra com força, período de 11 segundos (talvez mais) e altura significativa de 1,5 e 2 metros. Condição que se mantém durante a terça-feira (30).

O modelo ECMWF mostra entrada de novo swell de sul nesta sexta-feira (26), chegando em Santa Catarina com força no sábado (27).

No litoral Nordeste a ondulação de sudeste ainda se mantém viva até sábado, baixando só no domingo para 0,5 metro, com a direção virando para leste, devido a influência da circulação atmosférica, que tira a pista de vento formada pelo Anticiclone.

Na Região Norte, ainda sem boas notícias. Somente a costa do Ceará tem uma força barra nesta sexta-feira, mas vai baixar no fim de semana e não tem previsão de subir no meio da próxima semana.

Durante a semana a briga entre o ciclone que se desloca das Malvinas e o ASAS fica boa para manter as condições de vento de encontro ao ciclone. Por isso teremos swell de leste virando para sul e depois voltando para sudeste.

Entretanto, na quarta-feira o modelo está prevendo a formação de um ciclone na região
Sudeste. Isso me faz pensar em um ciclone bomba sendo gerado no final de tarde da quarta-feira e bombando durante quinta-feira. Se esta previsão se confirmar, fortes ventos e chuvas vão bagunçar o litoral entre São Paulo e Rio de Janeiro, gerando ondas de 2,5 metros e período de 13 segundos.

Previsão para Região Sudeste é de ondulação de leste/sudeste até sábado (27), virando para sul no domingo (28). A energia das ondas sobe segunda-feira (29) e se mantém durante toda a semana.