Série Ao Fundo

Haleiwa pega fogo

Série ao Fundo discute resultados do Haleiwa Challenger, que irá definir classificados para elite mundial em 2022.

0

Emoções à flor da pele, bicampeão mundial impondo respeito, brasileiros mais perto do sonho e grandes surfistas dando adeus. Foram apenas dois dias de eventos separados por dois dias de Lay Day, mas Haleiwa está pegando fogo.

Na última sexta-feira (26), primeiro dia, o mar mostrou sua cara, com ondas de 6 a 8 pés no Alii Beach Park de Haleiwa, e John John Florence sobrou na água. O surfista está de volta com tudo e, como ele mesmo disse, sem dores no joelho.

Na sua bateria, John John avançou com duas notas acima de nove e ainda ajudou a acabar com o sonho de Mateus Herdy em 2021. Thiago Camarão, com um surfe de altíssimo nível, levou a melhor sobre o surfista de Floripa, que estava próximo de alcançar sua vaga na elite, mas acabou não conseguindo.

Dos 14 brasileiros que começaram o evento, 8 seguem na disputa: Jesse Mendes, Samuel Pupo, Alex Ribeiro, João Chumbinho, Caio Ibelli, Deivid Silva, Wiggolly Dantas e Thiago Camarão.

Lucas Silveira, que chegou no Havaí em uma boa posição perto do g-12, também não conseguiu avançar e ficou de fora do CT em 2022.

A disputa segue aberta e cada Round é tratado como uma final. Até agora, apenas três surfistas do masculino garantiram seu lugar na elite de 2022: Ezekiel Lau, Connor O’Leary e Jake Marshall carimbaram seus passaportes.

No feminino, Summer Macedo avançou para o Round 2, que agora também contará com a brasileira e cabeça-de-chave do evento, Tati Weston-Webb.

Detalhe para algumas ausências de última hora no evento. Silvana Lima, Wesley Dantas e Kelly Slater acabaram não comparecendo em Haleiwa.

A chamada para o terceiro dia de evento ocorre logo mais, às 14h30 do Brasil.