Return of Dream Canteen

Red Hot mais apimentado

Banda americana de funk rock Red Hot Chili Peppers mostra sintonia perfeita em Return of the Dream Canteen, segundo disco lançado em 2022.

0
Capa de The Return Of The Dream Canteen, novo álbum do Red Hot Chili Peppers

Basta uma rápida olhada para a capa de Return of the Dream Canteen para entender a proposta do segundo disco lançado pelo Red Hot Chili Peppers em 2022.

Resgatando as origens funk rock do grupo e provando que as jams provavelmente seguem bastante frutíferas, o RHCP evoca o som de seus primeiros trabalhos no sucessor de Unlimited Love, que seguiu por uma direção mais pop.

Agora, o que temos aqui é o mais puro suco da sintonia entre Flea, John Frusciante, Chad Smith e Anthony Kiedis, traduzido em riffs cheios de groove e experimentações que parecem querer jogar na nossa cara que, mesmo depois de um tempo afastado da banda (ou talvez justamente por isso), Frusciante está mais afiado do que nunca e totalmente conectado com seus parceiros de banda.

Do Funk ao Psicodélico – Return of the Dream Canteen é pedida certa para os mais saudosistas, que no meio das músicas que flertam mais com o Funk (Fake as Fu@k, Tippa My Tongue) ainda vão esbarrar em alguns bons elementos do rock mais clássico (Reach Out, Bag of Grins) e até em um teor psicodélico/experimental (In the Snow, My Cigarette, Handful) que não estava tão presente em Unlimited Love.

Não que o antecessor seja ruim — longe disso. A diferença é que, aqui, o RHCP parece mais solto, sem se preocupar com a necessidade de amarrar músicas para um formato mais radiofônico, como fica bem claro, por exemplo, em Roulette.

Apesar de ter por si própria uma pegada mais radiofônica, a faixa tem alguns detalhes que mostram claramente o quanto o grupo não está preocupado com isso, dando uma cara mais de improviso e “desleixo” — no melhor sentido possível — à música. E era desse lado dos Peppers que muitos fãs estavam morrendo de saudades.

Isso tudo ainda se complementa com a maior liberdade dos instrumentistas, e temos linhas de guitarra (e solos) impressionantes de Frusciante, que conversam bem demais com algumas das mais criativas aparições de Flea nos últimos tempos, além de Chad Smith mais à vontade do que estamos acostumados a ver em anos recentes.

No fim das contas, Return of the Dream Canteen é (mais) um baita presente para os fãs do RHCP. Agora, só falta a vinda ao Brasil! Ouça o novo disco a seguir.

Fonte Tenho Mais Discos Que Amigos