Surfe na Pororoca

Abraspo anuncia surf trip

Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo) anuncia início das operações de surfe nas Pororocas do Maranhão e do Marajó, entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro.

0

A Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo) anuncia o início das operações de surfe nas Pororocas do Maranhão e do Marajó, entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro. Esse período corresponde à Superlua Azul de agosto. Segundo a organização, é uma oportunidade única para os amantes do surfe conhecerem a onda mais longa do planeta.

O fenômeno da Superlua acontece quando a distância entre a Lua e a Terra é a menor no ciclo do Satélite Natural ao redor do planeta. Esse momento é chamado de Perigeu, sendo o oposto de quando a lua está em sua maior distância do planeta, chamado de Apogeu.

Quando essa condição se apresenta, devido à menor distância entre os astros, ocorre um significativo aumento da amplitude das marés, com a maré cheia bem alta e a seca bem baixa, condição ideal para a pororoca.

Segundo Noélio Sobrinho, Presidente da Abraspo, essas condições, sobretudo para o segundo semestre do ano, são muito raras, haja vista que as maiores marés do semestre passado foram registradas nas Luas Novas.

“Essa Superlua Azul será uma oportunidade ímpar, principalmente para quem não conhece o fenômeno de perto. A visualização da Superlua Azul será um plus às operações e a nossa expectativa é de pelo menos três dias de altas ondas, tanto no Rio Mearim (MA), quanto no Rio Amazonas, em Chaves (PA), no Arquipélago do Marajó”, diz.

Além do surfe na pororoca e da visualização da Superlua Azul, os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma legítima experiência amazônica, com avistamento de búfalos, jacarés, ninhais e tudo que compõe a fauna e a flora do local, acompanhados de guias com mais de 25 anos de experiência no fenômeno e já atestados por alguns dos maiores atletas do Brasil e do mundo como Fábio Gouveia, Carlos Burle, Rob Naish e recentemente o surfista japonês Soma Hirahara, além de outros.

Onda mais longa do mundo – A pororoca é a onda mais longa do mundo. Contudo, cada experiência é única e cada pessoa interage de uma forma diferente com o fenômeno. Há aqueles que ficam paralisados quando escutam o grande estrondo, o significado da palavra pororoca. Outros ficam em estado de euforia. Mas, todos, sem exceção, experimentam uma sensação nunca antes vivida com o surfe em ondas que chegam a passar dos 30 minutos.

“Então, se você pretende surfar as ondas mais longas de suas vidas é melhor estar bem preparado para aproveitar ao máximo, pois, no surfe convencional é impossível você treinar para ficar em cima de uma prancha por vários minutos. Assim, você entenderá o verdadeiro sentido da frase: pernas pra que te quero”, fala a organização.

Legado – Todos os participantes da Expedição da Superlua Azul terão a oportunidade de deixar um legado para o futuro da Amazônia e do planeta com o plantio de várias espécies nativas como Açaí, Cupuaçu, Bacuri, Castanha-do-Pará, Biribá e muitas outras, que serão plantadas em áreas desmatadas, contribuindo de forma efetiva e exemplar para a recuperação dessas áreas.

Ritual das Águas Auêra-Auára – Outra atividade que faz parte da expedição é o Ritual das Águas Auêra-Auára, cerimônia em que o Pagé da Tribo dos Auêra, Marcelo Bibita, faz o batismo dos novos Caçadores de Pororoca e conclama a todos os participantes e comunidade a proteger efetivamente as águas e o meio ambiente como um todo.

Experiência transcendental – Surfar a pororoca é uma experiência muito mais que esportiva. É uma oportunidade de conexão com os elementos mais básicos da natureza. A imersão na natureza proporcionada pela pororoca propicia uma vivência intensa com a fauna e flora exuberantes da Amazônia, seja no Maranhão, na Amazônia Nordestina, seja nas águas do Rio Amazonas, no Marajó. O silêncio da floresta, as revoadas de aves, o perfume da mata, a delicadeza do boto-cor-de-rosa e muitas outras experiências são únicas e marcam de forma muito profunda e intensa todos que a vivenciam.

Lua Azul – A Lua Azul é uma nomenclatura utilizada para indicar que essa é a segunda lua dentro de um mesmo mês. Ela se apresenta com a sua coloração exatamente igual a qualquer outra lua cheia. O termo Lua Azul serve apenas para indicar que antes dela já houve uma outra Lua Cheia no mesmo mês.

Valores e serviços

Maranhão: R$ 5 mil
Marajó: R$ 8 mil

Traslados Aeroporto-Pororoca-Aeroporto;
Guia Especializado;
Jet Ski;
Banana Boat;
Lancha para lançamentos e resgates;
Hospedagem e alimentação (3 refeições por dia de operação);
Ritual Auêra-Auára;
Fotógrafo.

Maiores informações

(91) 98166-7005