Pietra Sara

Revelação de Camburi

Goofy footer de apenas 11 anos, Pietra Sara desponta nas praias do litoral norte paulista.

0
Pietra Sara é vista com frequência no line-up de Cambury.

A jovem surfista Pietra Sara, de apenas 11 anos, é uma goofy que vem se destacando no free surf nas ondas do litoral norte de São Paulo.

Talentosa e graciosa, ela pode ser vista nas praias de Cambury, Canto Mágico da Baleia e Itamambuca, sempre sob os olhares atentos do pai Neno Roncarati, um veterano do “Camboja”, em São Sebastião (SP).

Influenciada por ídolos como Stephanie Gilmore, Tatiana Weston-Webb, Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Adriano de Souza, Pietra também conta com o apoio de Heitor Ferreira, Reis Capoeira e Alê Cabelo Core Training no aperfeiçoamento como atleta.

No momento, Pietra Sara cursa a sexta série do colégio Objetivo em Boiçucanga e suas metas para 2019 são se estabilizar nas competições locais – Circuito Medina, Associação de São Sebastião, Brasileiro Feminino e Hang Loose Surf Attack.

Há cerca de três anos, jovem dedica-se exclusivamente ao surfe.

Nascida em São Bernardo, região do grande ABC paulista, Pietra foi morar em Cambury litoral paulista com apenas 3 meses de idade e cresceu em um ambiente repleto de inspiração voltada ao mar.

Desde pequena tinha uma enorme facilidade no contato com a água, tanto na piscina como no mar. Praticou um pouco de ballet, tecido acrobático, yoga, dentre outra práticas, mas nunca deixou de surfar.

Há cerca de três anos, ela dedica-se única e exclusivamente ao surfe, com uma média de treinos diários de três horas e seis vezes por semana. Entre outras atividades, também faz aulas de funcional direcionado ao surfe.

Quando tinha 10 anos de idade sofreu um acidente e cortou a perna com a quilha de sua própria prancha, em um dia de ondas pequenas em Cambury, a menos de uma semana para a etapa do circuito sebastianense de surf.

Pietra Sara durante o festival Aloha Spirit.

Porém, o corte não a desmotivou ela. Pelo contrário, não via a hora de quando poderia cair no mar. A rotina entre escola e treinamento se torna cada dia uma aventura diferente com suas duas amigas de surfe e competições: Letícia Peixe e Giovanna Donato.

“É muito legal, a gente mal chega da escola e já falamos sobre onde será a bateria, se em Cambury, Baleia ou Maresias, vez ou outra Castelhanos quando a ondulação está de leste, uma força o nível da outra, é muito legal”, diz Pietra Sara.

No momento, a surfista conta com alguns apoiadores como a Maui Papéis, que ajuda nas pranchas e inscrições, Açaí Verão para a atleta consumir em suas trips, bem como Core Training, de Alê Cabelo no funcional. Completam o time de apoiadores Cambury Surf Team (escola de surf do meio da Baleia), do professor Heitor Ferreira; Aloha Bordados de Paula Bodra; Briza Wax com as parafinas; Ecodynamic Turismo de Aventura e as pranchas Flucas.