Guinness Book

Laura Enever bate recorde

Laura Enever entra para Guinness Book e estabelece novo recorde mundial para maior onda surfada na remada por uma mulher.

0

A World Surf League anunciou que a australiana Laura Enever estabeleceu um novo recorde mundial do Guinness para a maior onda surfada por uma mulher na remada. O recorde foi quebrado em um Outer Reef na costa norte de Oahu, Havaí, onde Enever surfou uma onda com 43,6 pés de face, em 22 de janeiro de 2023.

“Eu sabia que era grande quando remei em direção a ela e, quando peguei a onda, olhei para baixo e soube que era definitivamente a maior onda que já peguei”, disse Enever à WSL.

“Eu sabia que era a onda da minha vida, a forma como tudo se encaixou e a forma como me comprometi, confiei em mim mesma, me disse para ir e confiei que poderia fazer. A experiência foi um verdadeiro avanço para mim e um momento que será realmente especial e monumental em minha carreira no surfe. Receber esse prêmio meses depois é realmente incrível, eu não posso acreditar.”

 

Laura Enever na bomba que a levou ao recorde.Divulgação.
Laura Enever na bomba que a levou ao recorde.

A detentora do recorde anterior era a brasileira Andrea Moller, que pegou uma onda de 42 pés em 16 de janeiro de 2016, em Pe’ahi, Maui. Enever reconheceu a conquista de Moller ao aceitar o novo recorde.

“Eu nunca estaria nesta posição se não fosse por todos os surfistas de ondas grandes que vieram antes de mim e abriram caminho, especialmente as mulheres corajosas que sempre me inspiraram e me fizeram sentir que eu poderia tentar”, disse ela.

“Então, obrigada a todas as mulheres incríveis, estou constantemente maravilhada. Andrea Moller detinha esse recorde antes de mim e é uma honra ter esse recorde e continuar impulsionando o surfe de ondas grandes. E eu sei que as próximas garotas, a próxima geração de surfistas de ondas grandes, farão o mesmo.”

Laura Enever exibe seu certificado do Guinness Book.Divulgação.
Laura Enever exibe seu certificado do Guinness Book.

A altura da onda foi determinada em colaboração com a equipe científica da WSL, liderada por Michal Pieszk, Engenheiro Sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Kelly Slater Wave Company. Quadros de imagens da onda de Enever foram extraídos e corrigidos geometricamente com base nas posições e ângulos das câmeras. Em seguida, objetos com tamanhos conhecidos, como jet skis e a própria Enever, foram usados para converter as medidas da imagem de pixels para pés. A localização do vale e da crista da onda foi determinada a partir da análise do vídeo de dois ângulos diferentes. Isso foi então combinado com informações sobre o local, a localização dos videomakers e a localização da onda.

“Trabalhei toda a minha vida para ser uma surfista profissional e estar no World Tour”, disse Enever. “Eu estava lá e desisti disso por esse impulso e desejo de surfar ondas grandes. Eu só pensava que queria fazer isso por mim, e estar aqui hoje e ter um título do Guiness World Records para a maior remada, eu não posso acreditar.”