Pro Sunset Beach 2024

Brasileiras fora das quartas

Tatiana Weston-Webb e Luana Silva perdem nas oitavas de final do Pro Sunset Beach e dão adeus à competição. Ambas ficam em nono lugar.

0
Tatiana Weston-Webb termina em nono lugar.

As mulheres entraram em cena na última terça-feira (20) e as duas representantes brasileiras na elite mundial foram eliminadas do Pro Sunset Beach, disputado no North Shore de Oahu, Havaí. Tatiana Weston-Webb e Luana Silva perderam nas oitavas de final em ondas de 6 a 8 pés do pico havaiano.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Tati teve que passar pela repescagem para chegar às oitavas, enquanto Luana avançou em primeiro na sua bateria do Round 1. Ambas terminaram o evento em nono lugar.

Tatiana Weston-Webb perdeu para francesa Johanne Defay. A brasileira começou melhor que a adversária, surfando boas ondas. Na primeira metade da bateria, Tati fez a melhor nota do embate até então, 4.77 pontos, e assumiu a liderança.

Defay, na sequência, fez 4.00 e colou em Tati, que precisava de uma nota 4.28 para avanças às quartas. Faltando 5 minutos para o término, Johanne achou uma série, aplicou quatro batidas e recebeu boa nota, 7.23, e virou o duelo. Tati, então, foi atrás de uma onda da série, de bom tamanho, executou duas rasgadas mas não conseguiu o suficiente para revirar o confronto.

Johanne Defay somou 11.23 pontos no total e Tatiana Weston-Webb 10.77. E com a eliminação, Tati ficou no nono lugar no geral.

Tati na etapa – Tati ficou em terceiro lugar na última bateria do Round 1, junto da havaiana Bettylou Sakura Johnson e a australiana India Robinson.

Tatiana Weston-Webb competiu na repescagem.

India Robinson pegou uma onda da série, mandou três batidas, saindo muita água, para arrancar 7.33 pontos dos juízes. Na sequência, Bettylou Sakura também conseguiu uma onda da série, botou para dentro do tubo, saiu e finalizou com uma batida forte. A performance rendeu nota excelente, 9.17, a maior do dia.

Weston-Webb tentou reagir e não foi bem. Suas duas melhores ondas foram 4.70 e 4.17, precisando de 7.14 para avançar. Faltando 3 minutos para o fim e, mesmo com a prioridade, Tati não conseguiu o necessário e caiu para repescagem.

Placar final, Bettylou Sakura fez um somatório de 14.04 pontos, India Robinson 12.03 e Tati Weston-Webb 8.87.

Já na repescagem, a brasileira enfrentou a norte-americana Alyssa Spencer e a havaiana Zoe McDougall. Ao contráio da bateria do Round 1, Tati conseguiu ser mais agressiva e pegar boas ondas já no começo do embate. Mesmo não sendo brilhante, Weston-Webb conseguiu 4.33 pontos e se manteve tranquila até o fim do confronto.

Alyssa Spencer não competiu bem durante boa parte do embate e fez notas baixas até os 10 minutos finais, com a melhor onda rendendo 2.93. Spencer, então, achou uma onda que rendeu 4.83 e avançou em primeiro lugar.

Zoe McDougall também não surfou o esperado e acabou eliminada, terminando o evento na 17° posição no geral. No final, Alyssa Spencer fez 7.76 pontos, Tatiana Weston-Webb 6.73 e Zoe McDougall 4.53.

Luana Silva também dá adeus – Luana Silva acabou eliminada pela norte-americana Lakey Peterson nas oitavas. Com sistema de baterias simultâneas, o duelo estava morno até os 30 minutos, tendo apenas três ondas, sendo a melhor delas uma nota 2.17 pontos de Lakey.

Luana Silva também fica em nono.

Depois desse período, as duas reagiram. Luana conseguiu uma boa onda da série, mandou um cutback e finalizou com uma rasgada, rendendo nota 5.33.

Logo depois, Lakey somou ao seu 2.17 um 3.83 e ficou na frente já na segunda metade do embate. As duas ficaram com pontuações próximas e Luana precisava de uma nota baixa para virar.

Mas, faltando 11 minutos para o término, Lakey surfou mais uma onda, deu uma rasgada com muito estilo, um cutback e mais uma rasgada para conseguir um 5.83 e disparar na liderança.

Nos 5 minutos finais, Luana conseguiu a prioridade, porém não apareceu nenhuma onda com potencial. Eis que nos últimos 10 segundos, a brasileira acha uma série, tenta uma batida no crítico, mas não completa a manobra e acaba eliminada.

Com o resultado, Luana também ficou na nona posição no geral. Lakey Peterson finalizou a bateria com o somatório de 9.66 pontos contra 6.40 da Luana Silva.

Luana no Round 1 – Luana enfrentou a campeã do Pipe Pro, a norte-americana Caitlin Simmers, e a australiana Sophie McCulloch para passar em primeiro lugar.

Luana Silva em ação.

Com boas manobras, Silva conseguiu sua primeira nota, 3.33 pontos, na metade do embate e se manteve bem posicionada no mar para continuar, até aquele momento, em segundo lugar.

Líder do ranking, Caitlin fez a maior nota da bateria, 5.83, depois de combinações de manobras nas direitas do pico. A australiana Sophie McCulloch mostrou atitude nas séries, mas não conseguiu uma boa performance e sua melhor nota foi 3.67 pontos.

Já no fim do confronto, Luana reagiu, pegou a melhor onda dela no dia, executou boas batidas e rasgadas e obteve a virada com 5.27 pontos para passar na primeira colocação. Luana Silva fez um somatório de 8.60 pontas, Caitlin Simmers 7.40 e Sophie McCulloch 5.34.

Bettylou Sakura Johnson excelente – O destaque do dia foi para havaiana Bettylou Sakura Johnson, que encontrou um tubo antes de descarregar toda a sua força em uma seção crítica para ganhar 9.17 pontos. Sakura então foi para a água contra a australiana Sally Fitzgibbons e a derrotou, passando para as quartas de final do torneio.

“Sally e eu estávamos próximas em pontuações e não consegui encontrar uma onda tão boa, mas felizmente encontrei uma”, fala Bettylou. “Uma vitória na bateria é uma vitória na bateria, não importa se você surfa muito bem com boas notas ou não. Estou muito feliz por passar por isso e, depois de avançar, você só precisa manter a confiança”.

A chamada para o último dia de prova deve acontecer nesta quarta-feira (20), às 14h45, para um possível início às 15h03 (horário de Brasília).

Transmissão ao vivo – O Pro Sunset Beach é a segunda etapa da temporada 2024 do World Surf League Championship Tour. O prazo máximo para a realização do evento é 22 de fevereiro. O campeonato é transmitido ao vivo do Havaí pelo Sportv e Globoplay e em português também pelo WorldSurfLeague.com, aplicativo e Canal da WSL no YouTube.

Pro Sunset Beach 2024

Quartas de final Feminino

1 Molly Picklum (AUS) x Lakey Peterson (EUA)

2 Caitlin Simmers (EUA) x Brisa Hennessy (CRC)

3 Caroline Marks (EUA) x Johanne Defay (FRA)

4 Isabella Nichols (AUS) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)

Quartas de final Masculino

1 Kanoa Igarashi (JPN) x Seth Moniz (HAV)

2 John John Florence (HAV) x Jordy Smith (AFR)

3 Liam O´Brien (AUS) x Ryan Callinan (AUS)

Italo Ferreira (BRA) x Jack Robinson (AUS)

Resultados da última terça-feira 

Repescagem Feminino

1 Alyssa Spencer (EUA) 7.76, Tatiana Weston-Webb (BRA) 6.73, Zoe McDougall (HAV) 4.53

2 Gabriela Bryan (HAV) 14.33, Sawyer Lindblad (EUA) 7.20, Sophie McCulloch (AUS) 4.83

Oitavas de final Feminino

1 Molly Picklum (AUS) 14.67 x 11.00 India Robinson (AUS)

2 Lakey Peterson (EUA) 9.66 x 6.40 Luana Silva (BRA)

3 Caitlin Simmers (EUA) x Sawyer Lindblad (EUA)

4 Brisa Hennessy (CRC) 11.27 x 10.80 Gabriela Bryan (HAV)

5 Caroline Marks (EUA) 10.16 x 5.67 Alyssa Spencer (EUA)

6 Johanne Defay (FRA) 11.23 x 10.77 Tatiana Weston-Webb (BRA)

7 Tyler Wright (AUS) 13.27 x 14.10 Isabella Nichols (AUS)

8 Bettylou Sakura Johnson (HAV) 11.40 x 10.73 Sally Fitzgibbons (AUS)

Round 1 Feminino

1 Isabella Nicols (AUS) 9.66, Molly Picklum (AUS) 9.30, Gabriela Bryan (HAV) 6.60

Luana Silva (BRA) 8.60, Caitlin Simmers (EUA) 7.40, Sophie McCulloch (AUS) 5.34

3 Sally Fitzgibbons (AUS) 11.17, Caroline Marks (EUA) 6.40, Zoe McDougall (HAV) 4.87

4 Brisa Hennessy (CRC) 14.83, Tyler Wright (AUS) 8.94, Alyssa Spencer (EUA) 8.43

5 Lakey Peterson (EUA) 12.23, Johanne Defay (FRA) 11.33, Sawyer Lindblad (EUA) 7.60

6 Bettylou Sakura Johnson (HAV) 14.04, India Robinson (AUS) 12.03, Tatiana Weston-Webb (BRA) 8.87