Instituto Gabriel Medina

Meninas buscam evolução

Com Sophia Medina como destaque, Instituto Gabriel Medina conta com seis atletas no Brasileiro de Surf Feminino, em Ubatuba (SP).

0
Sophia Medina disputa categorias Sub 14, Sub 16 e Pro Júnior.

Campeã Sub 12 e vice Sub 14 no ano passado e vindo de dois importantes títulos nesta temporada, Sophia Medina será um dos destaques do Instituto Gabriel Medina no Wiggolly Dantas apresenta Wizard Brasileiro de Surf Feminino.

O evento começa nesta sexta-feira (23), em Ubatuba, e o time do IGM terá seis atletas, com orientação de dois técnicos e também de Charles Saldanha Rodrigues, treinador do próprio Gabriel Medina.

A equipe já está na Praia de Itamambuca, sede do campeonato exclusivo para a categoria feminina, e viajou com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), do Ministério do Esporte. Junto com o Sophia, as atenções estarão voltadas para Julia Duarte, outra atleta que vem numa ótima fase nesse ano. O grupo também terá Camilly Oliveira Lemes, Laura Agnes, Rafaella Teixeira e Laura Agnes, todas com expectativa de apresentarem evolução.

Camilly Lemes participa da competição na Sub 14 e Sub 16.

A expectativa fica para as boas chances de títulos de Sophia Medina e Júlia Duarte, que representaram o Brasil no ISA World Júnior Championship, nos EUA. Irmã caçula de Gabriel Medina, Sophia já garantiu esse ano os títulos do Rip Curl Grom Search e do Hang Loose Surf Attack, dois campeonatos referência no trabalho de base. Detalhe que as duas disputas têm limite de idade de 16 anos e a campeã está com 13.

Em Ubatuba, ela disputará a sua categoria, Sub 14, também a Sub 16 e a Pro Júnior, novidade este ano na competição, valendo o título brasileiro. “Será o meu último campeonato do ano e Itamambuca é um lugar que eu gosto. Adoro aquela onda, consigo surfar bem lá”, diz Sophia. “Vou dar mais prioridade para a Sub 14, que é esse ano é a minha categoria e que fui vice em 2017, mas vou dar meu melhor em todas. Tentar fazer pódio em todas. Esse ano foi muito bom para mim e quero terminar com chave de ouro”, ressalta.

Julia Duarte, que esse ano pode ser campeã brasileira amadora Sub 18, também demonstra confiança em boas atuações em Ubatuba, onde foi terceira na Sub 16 e quarta na Sub 18 em 2017. “Quero o título da Sub 16 e tem a Pro Júnior que vale o título brasileiro. Amo aquela direitinha de Itamambuca e sou boa de backside, então quero surfar bem”, fala. “Um campeonato só para as meninas é ótimo, porque com o mar bom, a prioridade é da gente, não dos meninos”, brinca a atleta, que também competirá na categoria profissional para ganhar experiência.

Time que representará o Instituto Gabriel Medina em Ubatuba.

Além de Sophia e Júlia, o IGM terá Laura Agnes e Rafaella Teixeira na Pro Júnior. Rafa também atuará na Profissional. Já Sophia Gonçalves competirá na Sub 12 e Sub 14 e Camilly Lemes na Sub 14 e Sub 16. “A expectativa é muito boa. Os destaques ficam para Sophia Medina e a Júlia Duarte. Atletas que chegam com reais condições de vencer em suas categorias”, diz o coordenador técnico do IGM, Alex Leco.

“As categorias acima servirão como experiência, mas se elas tiverem oportunidades e encontrarem as ondas, podem surpreender qualquer adversária. Treinaram bem. Nós teremos um acompanhamento próximo, para dar a melhor assistência possível às seis atletas, para que estejam concentradas e confiantes”, complementa Leco, lembrando que o time também está acompanhado da presidente do IGM, Simone Medina, para dar suporte às meninas durante todo o campeonato, assim como já faz há tantos anos com o filho Gabriel Medina, desde os tempos de disputas amadoras.