EDP Vissla Ericeira Pro

Mateus elimina Michael

Bateria brasileira das oitavas de final do EDP Vissla Ericeira Pro termina com virada de Mateus Herdy sobre Michael Rodrigues no último segundo.

0
Mateus Herdy está nas quartas de final do EDP Vissla Ericeira Pro 2023.

O mar não ajudou, porém os brasileiros fizeram uma disputa elétrica nas oitavas de final do EDP Vissla Ericeira Pro. A etapa portuguesa do Challenger Series foi reiniciada neste sábado (7) com a disputa entre Mateus Herdy e Michael Rodrigues. Ribeiro D’Ilhas funcionou com ondas pequenas que apareciam em séries muito demoradas, e a batalha entre os dois foi decidida no último segundo.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Os atletas se enfrentaram nas oitavas de final da etapa norte-americana do CS desta temporada, e na ocasião Mateus levou a melhor. No CS de Portugal o duelo entre eles também foi no mesmo round, na quinta disputa. Michael ficou mais ativo no início. Ao cinco minutos ele acelerou e voou, mas não completou a manobra. Mateus entrou na direita seguinte da mesma série, mas logo saiu e voltou para o pico. Dois minutos depois Michael executou duas manobras pra colocar 3.33 no somatório, e aos nove fez quatro ataques, um deles uma batida forte, e anotou 4.50.

Mateus manteve a calma no pico e só usou a prioridade na metade da disputa de 40 minutos. Ele escolheu uma boa onda da série e achou partes críticas para colocar força nas manobras. Mateus começou com uma rasgada invertendo a direção da prancha, depois bateu com potência, fez dois cutbacks e mais três curvas em partes cheias da direita. Ele anotou 6.67 pontos.

Aos 23 minutos Mateus voltou a atuar, dessa vez sem a prioridade. O brasileiro acelerou e fez uma rasgada alongada e forte, depois executou mais três curvas para conquistar 5.67 pontos e disparar na frente. Michael passou a precisar de 7.84 para vencer. Mateus seguiu ativo e surfou mais duas direitas antes dos dez minutos finais, porém não trocou de nota.

Michael segurou a prioridade até os últimos quatro minutos. Uma boa direita apareceu e ele rasgou e bateu forte algumas vezes para marca a maior nota do dia, 8.33 pontos, e tomar a liderança. Com isso Mateus passou a necessitar de 6.17 para garantir vaga nas quartas. Mateus usou o direito de escolha de ondas perto do último minuto, mas a direita não foi boa.

Michael seguiu na prioridade e deixou uma onda para Mateus, mas novamente ele não encontrou boas seções para a virada. Quando restavam 17 segundos Michael entrou numa onda que foi ruim. Outra direita apareceu atrás e Mateus ficou em pé na prancha quando faltava um segundo para o término. Ele rasgou duas vezes e executou um aéreo reverse. A atuação valeu 6.83 pontos e a vaga na fase dos oito melhores homens do EDP Vissla Ericeira Pro.

“Foi uma bateria bem difícil, mas eu sabia que ia ter ondas pra surfar no final. Fiquei observando o mar desde cedo, contando as ondas nas séries que entravam e tinha certeza de que ia ter um momento no final. Só não sabia que ia ser no último segundo”, disse Mateus Herdy. “É sempre difícil enfrentar surfistas tão bons que eu admiro, como o Michael (Rodrigues), o Samuel Pupo. Mas, eu gosto disso ao mesmo tempo. Eu sou fã do surfe e, como fã, essas são as baterias que eu gosto de assistir. Eu sabia que muitas pessoas iam ver essa bateria, então rola uma empolgação extra e estou feliz por ter passado essa bateria”.

Essa foi uma das quatro baterias realizadas e que finalizaram as oitavas masculinas. Assim como Mateus, o havaiano Jackson Bunch e o norte-americano Jake Marshall também avançaram com 13.50 pontos no somatório. Jackson é o próximo adversário do brasileiro. O confronto que fechou a fase teve a maior pontuação do sábado. O australiano Jacob Willcox, que já está classificado para o CT 2024 pelo ranking do CS, marcou 14.94 para superar o surfista dos Estados Unidos Jabe Swierkocki.

Próxima chamada e previsão das ondas – A próxima chamada para o EDP Vissla Ericeira Pro 2023 acontece neste domingo (8), às 3h05 (de Brasília). Os campeões da etapa serão conhecidos no dia. Deivid Silva e Luana Silva são os outros brasileiros classificados para as quartas de final. Deivid enfrenta o líder do ranking e também já garantido na elite de 2024, o norte-americano Cole Houshmand, e Luana encara a líder da categoria feminina, a australiana Sally Fitzgibbons. A previsão indica ondas que podem chegar a 1,5 metro nas maiores séries em Ribeiro D’Ilhas.

EDP Vissla Ericeira Pro 2023

Oitavas de final Masculinas
Baterias realizadas na sexta-feira

1 Deivid Silva (BRA) 15.50 x 14.97 Dylan Moffat (AUS)

2 Cole Houshmand (EUA) 16.16 x 15.03 Jackson Baker (AUS)

3 Dimitri Poulos (EUA) 12.50 x 10.67 Reef Heazlewood (AUS)

4 Justin Becret (FRA) 13.90 x 10.67 Frederico Morais (POR)

Baterias realizadas neste sábado

5 Mateus Herdy (BRA) 13.50 x 12.83 Michael Rodrigues (BRA)

6 Jackson Bunch (HAV) 13.50 x 7.44 Imaikalani deVault (HAV)

7 Jake Marshall (EUA) 13.50 x 12.94 Kade Matson (EUA)

8 Jacob Willcox (AUS) 14.94 x 14.03 Jabe Swierkocki (EUA)

Quartas de final

1 Deivid Silva (BRA) x Cole Houshmand (EUA)

2 Dimitri Poulos (EUA) x Justin Becret (FRA)

3 Mateus Herdy (BRA) x Jackson Bunch (HAV)

4 Jake Marshall (EUA) x Jacob Willcox (AUS)

Quartas de final Femininas

1 Sally Fitzgibbons (AUS) x Luana Silva (BRA)

2 Bronte Macaulay (AUS) x India Robinson (AUS)

3 Alyssa Spencer (EUA) x Ellie Harrison

4 Francisca Veselko (POR) x Zoe Benedetto (EUA)