EDP Vissla Ericeira Pro

Deivid garantido nas quartas

Deivid Silva marca nota no critério excelente, supera Dylan Moffat e garante vaga nas quartas de final do EDP Vissla Ericeira Pro 2023, etapa do CS que acontece em Portugal.

0
Dylan Moffat e Deivid Silva logo após a bateria que deu vaga para o brasileiro nas quartas de final.

O Brasil já tem um representante nas quartas de final masculinas do EDP Vissla Ericeira Pro. Nesta sexta-feira (6) a WSL realizou oito baterias da prova portuguesa do Challenger Series, e Deivid Silva avançou com autoridade nas pequenas e demoradas ondas portuguesas de Ribeira D’Ilhas depois de marcar nota no critério excelente. O outro representante brazuca na fase sai da disputa entre Mateus Herdy e Michael Rodrigues. Os dois ganharam folga no dia. Quem também segue viva na competição e que não foi pra água nesta sexta é Luana Silva. Ela encara a australiana Sally Fitzgibbons no duelo de abertura das quartas femininas.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

O quinto dia de ação da etapa começou às 13h de Portugal. A direção de prova aguardou a mudança da maré e fez várias chamadas ao longo da manhã, até reiniciar a prova com as últimas quatro disputas das oitavas femininas. Todos os confrontos tiveram 40 minutos de duração. A melhor surfista foi Alyssa Spencer, norte-americana que venceu a australiana Sophie McCulloch com direito a nota 8.83 pontos e somatório de 15.83.

Logo depois teve início das oitavas masculinas, com Deivid Silva e Dylan Moffat na água. O australiano começou melhor. Ele anotou 6.83 pontos, contra 5.33 de Deivid Silva. O brasileiro assumiu a liderança do duelo aos seis minutos. Ele marcou 7.40 depois de executar cinco manobras e deixou o aussie na necessidade de 5.90 pra vencer.

Deivid Silva num forte ataque de backside em Ribeira D’Ilhas.

Deivid seguiu num bom ritmo, e depois de marcar 5.03 pontos, nota que não entrou no somatório, aos 23 minutos conquistou 6.80 e aumentou a diferença para o adversário. O australiano tentou a virada logo na sequência, mas precisava de 7.38 e conquistou 5.83.

Os atletas subiram no nível quando restavam sete minutos para o fim. Deivid usou a prioridade numa direita que começou deitada, mas que depois ficou em pé e ele executou fortes ataques em sequência para marcar 8.10 pontos. Dylan passou a buscar 8.67 para garantir vaga nas quartas de final. O australiano fez sua melhor apresentação na bateria quando faltavam cinco minutos. Ele anotou 7.50 e passou a necessitar de 8.01. Dylan ainda atuou no último minuto, mas os 7.47 pontos não mudaram o resultado.

“Essa bateria foi bem difícil. O Dylan tem surfado muito bem aqui, mas fiquei bem tranquilo, sabendo que precisava de duas ondas boas e estou feliz que deu tudo certo”, disse Deivid Silva. “Agora tenho a chance de surfar mais um dia aqui. A previsão está boa, parece que o mar vai subir no fim de semana, vai dar altas ondas e estou feliz de poder competir mais aqui nesse lugar. Para mim, cada bateria que eu passo, é importante em termos de pontuação no ranking. Eu pretendo seguir em frente e é o meu sonho vencer aqui em Ribeira D´Ilhas”.

Deivid chegou em Portugal em 25º, lugar e já tem garantido em Ericeira seu melhor resultado no ano. O próximo adversário dele é Cole Houshmand, norte-americano líder do ranking que foi o melhor surfista do dia. Ele competiu na bateria seguinte a do brazuca e venceu o australiano Jackson Baker com o maior somatório do dia, 16.16 pontos. Na melhor atuação ele conquistou a nota 8.83.

Próxima chamada e previsão das ondas – A próxima chamada para o EDP Vissla Ericeira Pro acontece neste sábado (7), às 3h15 (de Brasília). A previsão indica ondas pequenas como as desta sexta-feira. A janela da etapa fecha no domingo (8), quando um novo swell pode gerar ondas de até 8 pés de face durante o período da tarde em Portugal.

EDP Vissla Ericeira Pro 2023

Oitavas de final Masculinas

1 Deivid Silva (BRA) 15.50 x 14.97 Dylan Moffat (AUS)

2 Cole Houshmand (EUA) 16.16 x 15.03 Jackson Baker (AUS)

3 Dimitri Poulos (EUA) 12.50 x 10.67 Reef Heazlewood (AUS)

4 Justin Becret (FRA) 13.90 x 10.67 Frederico Morais (POR)

5 Michael Rodrigues (BRA) x Mateus Herdy (BRA)

6 Jackson Bunch (HAV) x Imaikalani deVault (HAV)

7 Kade Matson (EUA) x Jake Marshall (EUA)

8 Jabe Swierkocki (EUA) x Jacob Willcox (AUS)

Quartas de final
Em formação

1 Deivid Silva (BRA) x Cole Houshmand (EUA)

2 Dimitri Poulos (EUA) x Justin Becret (FRA)

Oitavas de final Femininas
Baterias realizadas na quinta-feira

1 Sally Fitzgibbons (AUS) 12.80 x 11.87 Nadia Erostarbe (ESP)

2 Luana Silva (BRA) 13.17 x 11.40 Daniella Rosas (PER)

3 Bronte Macaulay (AUS) 11.13 x 10.83 Bella Kenworthy (EUA)

4 India Robinson (AUS) 12.50 x 9.43 Tessa Thyssen (FRA)

Baterias realizadas nesta sexta-feira

5 Alyssa Spencer (EUA) 15.83 x 13.10 Sophie McCulloch (AUS)

6 Ellie Harrison (AUS) 8.83 x 6.43 Sol Aguirre (PER)

7 Francisca Veselko (POR) 14.17 x 13.04 Sawyer Lindblad (EUA)

8 Zoe Benedetto (EUA) 15.00 x 13.77 Teresa Bonvalot (POR)

Quartas de final

1 Sally Fitzgibbons (AUS) x Luana Silva (BRA)

2 Bronte Macaulay (AUS) x India Robinson (AUS)

3 Alyssa Spencer (EUA) x Ellie Harrison

4 Francisca Veselko (POR) x Zoe Benedetto (EUA)