World Cup of Surfing 1983

O domínio de Michael Ho

Vale a pena ver de novo as finais da World Cup of Surfing de 1983, prova realizada em Sunset Beach e vencida pelo local Michael Ho no Havaí.

0

Tricampeão em Sunset Beach, o local Michael Ho, nascido nos EUA mas crescido nas ondas do North Shore da ilha de Oahu, Havaí, deu um verdadeiro show durante a World Cup of Surfing de 1983. Meio que um dono do pico, Ho venceria nas clássicas direitas nos dois anos seguintes. Seu falecido irmão Derek Ho também venceu ali, em 1990.

No vídeo acima, a cobertura de TV já adiantava algumas evoluções, como filmagem dentro da água, replay e imagens congeladas dos melhores momentos. O que não mudou nada é a ousadia dos surfistas, sempre em busca das manobras mais críticas, bem como a empolgação contagiante do público diante do surfe de alto nível.

Naquela época, a entidade controladora do surfe era a IPS (International Professional Surfers), e que depois se transformaria em ASP (Association of Surfing Professional), até chegar ao modelo de organização WSL (World Surfing League) dos dias atuais.

Na final desta etapa, que fazia parte da tríplice coroa havaiana, formada pelas provas também em Pipeline e Waimea, vitória de Michael Ho, com Buttons Kaluhiokalani em segundo, Wes Laine em terceiro e Richard Smith em quarto. Assista mais vídeos na canal Overhead Unlimited.