Paris 2024

Oposição altera projeto de palanque

Após forte oposição dos locais contra nova torre de julgamento em Teahupoo, Taiti, organização dos Jogos Paris 2024 faz mudanças no projeto.

0
Após protestos, organização de Paris 24 faz mudanças no planejamento do palanque.

A competição de surfe nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 acontecerá em Teahupoo, Taiti, e, apesar da oposição local, uma nova torre de julgamento será construída em alumínio. Num comunicado de imprensa emitido pelos organizadores de Paris 2024, foi anunciado grandes atualizações: Teahupoo ainda será o local, o projeto da torre será reduzido e a nova torre vai ser feita no local da torre atual, mas com novas fundações.

Foi citado a corrosão nas fundações atuais como a principal razão pela qual não conseguem usar o arranjo existente de torres de madeira. Construída há 20 anos, a organização insiste que o uso dessas fundações comprometeria a segurança da equipe e dos atletas nas Olimpíadas. Ficou garantido uma vida útil de 10 anos das novas fundações, o que destacam como seguro e garante legado do projeto para futuros eventos de surfe.

A solução alcançada inclui reduzir a área da torre de julgamento em 50 m² (150 m² no total, o mesmo tamanho da antiga torre de madeira), reduzir o peso da torre de 14 toneladas para nove (o que reduz a profundidade de perfuração), reduzindo o número de pessoas na torre de 40 para entre 25 e 30, como acontece nos eventos da WSL, encontrando uma solução temporária para os cabos de fibra e eletricidade da Internet que podem ser removidos após o evento e descartando completamente os planos de consumo de água potável e sistema encanada e resíduos que tanto leva quanto sai da torre.

No comunicado de imprensa, Paris 2024 delineou as opções que estavam sobre a mesa e justificou porque a solução escolhida é a mais viável. Por exemplo, afirmam que a construção da nova torre sobre as fundações existentes não foi escolhida porque, de acordo com os seus estudos, teria um impacto mais negativo sobre o coral que cresceu nas fundações existentes ao longo dos anos, em vez de mover o coral que cresceu, fica nas partes adjacentes do recife onde pretendem perfurar. Outras opções descartadas foram colocar os juízes em terra ou em barco e construir uma nova torre de madeira.

Após comentários feitos pelo presidente do Taiti, surgiram breves rumores sobre a realização do evento em um novo local na ilha. Após o comunicado de imprensa, esses rumores foram rechaçados.

Os novos planos anunciados pela organização de Paris 2024 estão totalmente alinhados com todas as exigências dos habitantes locais. A oposição solicitou que os organizadores dos Jogos usassem a fundação e a torre de madeira existentes como estão, bem como utilizassem energia solar para evitar a passagem de cabos por terra.

As demandas que de fato foram atendidas incluem a redução do número de pessoas na torre e a remoção dos vasos sanitários que necessitam de encanamento. Os críticos locais da construção da nova torre relataram ao The Inertia que estavam prontos para “ir até o fim” para proteger o recife e interromper os planos.

Uma petição online para suspender a construção recebeu 160 mil assinaturas e continua aumentando.

Fonte The Inertia