Palanque em Teahupoo

Concluída primeira fase das obras

Comitê Olímpico conclui primeira fase das obras da polêmica nova torre de julgamento de Teahupoo, Taiti.

0
Torre de julgamento na etapa do CT de 2022.

O portal Surf Total reporta que a primeira fase da construção da nova torre de julgamento de alumínio que será usada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em Teahupoo, Taiti, foi concluída.

Desde que foi anunciada as obras, o projeto foi recebido com enorme resistência por parte da comunidade local, surfistas e ativistas ambientais, preocupados com o impacto negativo que a construção trará para o ambiente e para o dia-a-dia da população.

Foram organizados protestos e campanhas online, uma petição chegou a mais de 255 mil assinaturas e houve diálogo entre os manifestantes e as autoridades competentes, mas o Comitê Olímpico optou pelo avanço da obra.

De acordo com o Surftoal, a próxima fase da construção consiste em montar a torre pré-construída nos alicerces que já foram colocados no recife de coral. Este trabalho terá início no dia 11 de maio, e a previsão é de que a torre fique pronta até o dia 13 de maio.

Ainda segundo o Surftotal, Barbara Martins Nio, responsável pela sede dos Jogos Olímpicos no Taiti, explicou que “as obras por parte das equipas que usam a torre há 20 anos, a abertura do quiosque de informações e a consulta local sobre questões ‘ambientais e patrimoniais’ favoreceram o retorno à calma”.

Da parte dos opositores, Cindy Otcenasek, presidente da organização ambiental Vai Ara O Teahupoo, declara. “Jogamos a toalha”. “Fizemos tudo o que era possível dentro dos limites da lei”.

Os Jogos Olímpicos de Paris acontecem entre 26 de julho e 11 de agosto. A janela de espera do surfe será de 27 de julho a 4 de agosto.

Fonte Surftotal

Leia mais

Jeremy Flores na linha de frente

Teste danifica coral

Oposição altera projeto de palanque

Protestos avançam no Taiti

Protesto em Teahupoo

Adotada solução sustentável

Palanque opõe ISA e governo

Avança construção de torre

Comunidade contra nova torre