Italo e Medina

Regalia em Tóquio

Italo Ferreira e Gabriel Medina serão os principais cabeças de chave nas Olimpíadas de Tóquio.

0
Campeão mundial em 2019, Italo Ferreira é o cabeça de chave número 1 do surfe nos Jogos de Tóquio.

A ISA (International Surfing Association) já definiu o formato de competição para o surfe nas Olimpíadas de Tóquio, que acontecem entre os dias 23 de julho e 8 de agosto deste ano no Japão.

Ainda faltam definir cinco vagas no masculino e sete no feminino, mas o chaveamento da disputa já pode ser vislumbrado – as vagas em aberto serão preenchidas no Mundial da ISA, em El Salvador, entre maio e junho.

Os cabeças de chave serão definidos de acordo com o ranking do Championship Tour de 2019 da WSL. Assim, no masculino, Italo Ferreira é o número 1 e Gabriel Medina o número 2.

Pela projeção, já é possível traçar que Italo enfrentará o francês Michel Bourez em uma das baterias. Já Medina vai encarar o australiano Julian Wilson. Cada bateria na primeira rodada, que não será eliminatória, terá quatro surfistas.

“Se você ficar em terceiro ou quarto lugar na bateria da primeira rodada, você vai para a segunda rodada. Se você ficar em primeiro ou segundo lugar, vai direto para a terceira rodada”, relata Evan Quarnstrom, da ISA, em depoimento ao site do GE.

“A segunda rodada é de duas baterias de cinco surfistas, onde os dois últimos de cada bateria são eliminados. Isso reduz o número um tanto estranho de 20 surfistas no total para uns bons 16, onde a típica eliminação única, duas chaves de bateria continuam até as finais para determinar o vencedor”, completa Quarnstrom.

Além de Italo, Medina, Bourez e Wilson, também estão classificados Jordy Smith, Kolohe Andino, Kanoa Igarashi, John John Florence, Owen Wright, Jeremy Flores, Lucca Mesinas, Frederico Morais, Ramzi Boukhiam, Shun Murakami e Billy Stairmand.

No Feminino, as brasileiras Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima também estão garantidas. Elas se juntam a Carissa Moore, Caroline Marks, Steph Gilmore, Sally Fitzgibbons, Johanne Defay, Brisa Hennessy, Daniella Rosas, Bianca Buitendag, Shino Matsuda, Anat Lelior e Ella Williams