Surf Ranch Pro

Leo vence a primeira

Leonardo Fioravanti faz apresentações seguras na primeira bateria do Surf Ranch Pro, vence disputa e garante vaga nas quartas de final. Kelly Slater e Jordy Smith caem pra repescagem e Jack Robinson é eliminado.

0
Leonardo Fioravanti é o primeiro surfista classificado para as quartas de final do Surf Ranch Pro.

Deu Itália na primeira bateria do Surf Ranch Pro 2023. Leonardo Fioravanti fez três apresentações seguras, foi mais agressivo que os adversários nas direitas e esquerdas da piscina de Lemoore, Califórnia (EUA), venceu e garantiu vaga nas quartas de final da etapa. O sul-africano Jordy Smith (2º) e o norte-americano Kelly Slater (3º) caíram para a repescagem e o australiano Jack Robinson (4º) foi eliminado da competição.

Leo repetiu a nota 7.17 pontos nas duas apresentações iniciais, a primeira pra direita e a segunda pra esquerda. Na segunda atuação de frontside ele foi ainda melhor e chegou no critério excelente. O italiano fez rasgadas e batidas, ficou fundo na primeira seção do tubo, e voltou a voar com reverse, dessa vez com mais fluidez e facilidade para completar a manobra. A atuação valeu 8.10.

Jordy Smith começou a etapa com duas notas na casa dos cinco pontos (5.77 e 5.33). Na segunda rodada de atuações ele subiu o nível e melhorou pra esquerda (6.37) e pra direita (7.07). As atuações não valeram vaga nas quartas de final, porém evitou a eliminação. Ele ficou em segundo lugar.

O idealizador da piscina, Kelly Slater, fez a primeira apresentação do evento, para a direita. Ele executou curvas, pancadas e ficou fundo na primeira seção de tubo. O norte-americano chegou a sumir lá dentro, depois saiu e entrou novamente. A nota foi 6.67. Na primeira esquerda ele fez uma linha diferente, que teve até cutback, mas marcou apenas 5.50.

Kelly colocou mais pressão nas manobras na segunda performance pra direita. O norte-americano executou rasgadas mais fortes, inclusive invertendo a direção da prancha. Novamente ele ficou fundo na primeira seção de tubo e na saída do segundo tentou um Alley Oop. Ele voou com pouca altura e caiu na aterrissagem. A atuação valeu 7.20 pontos. Ele foi pra última onda, uma esquerda, precisando melhorar muito a atuação para vencer. A nota 5.87 deixou o surfista em terceiro lugar e ele caiu pra repescagem.

Jack Robinson voltou de lesão e fez um surfe sem destaque. Ele começou com duas notas 6.17 pontos e na segunda direita tentou ser mais agressivo. O australiano optou por ficar menos tempo no primeiro tubo para manobrar mais, porém a estratégia não deu certo. Ele ainda errou o aéreo no final da onda e recebeu apenas 5.17.

O australiano foi pra última apresentação em último lugar, na necessidade de trocar de nota para não ser eliminado. Jack atuou pra esquerda, mas na quinta manobra, uma batida, ele caiu e se despediu do Surf Ranch Pro 2023.

Surf Ranch Pro 2023

Round 1 Masculino

1 Leonardo Fioravanti (ITA) 15.27 x Jordy Smith (AFR) 13.44 x Kelly Slater (EUA) 13.07 x Jack Robinson (AUS) 12.34

2 Filipe Toledo (BRA) x Connor O’Leary (AUS) x Callum Robson (AUS) x Cole Houshmand (EUA)

3 João Chianca (BRA) x Caio Ibelli (BRA) x Matthew McGillivray (AFR) x Jett Schilling (EUA)

4 Griffin Colapinto (EUA) x Yago Dora (BRA) x Italo Ferreira (BRA) x Ian Gentil (HAV)

5 Ethan Ewing (AUS) x Ryan Callinan (AUS) x Barron Mamiya (HAV) x Kanoa Igarashi (JAP)

6 John John Florence (HAV) x Gabriel Medina (BRA) x Liam O’Brien (AUS) x Rio Waida (IDN)

Round 1 Feminino

1 Carissa Moore (HAV) x Caitlin Simmers (EUA) x Johanne Defay (FRA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)

2 Tyler Wright (AUS) x Stepanie Gilmore (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Alyssa Spencer (EUA)

3 Molly Picklum (AUS) x Caroline Marks (EUA) x Lakey Peterson (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)