Surf Ranch Pro

Filipe para na semi

Atual campeão do Surf Ranch Pro, Filipe Toledo erra nas duas direitas e perde para Griffin Colapinto na primeira semifinal.

0
Filipe Toledo se despede do Surf Ranch Pro 2023 em terceiro lugar.

A edição 2023 do Surf Ranch Pro terá um novo campeão na categoria masculina. Os dois únicos surfistas que já venceram uma etapa do mundial na piscina de Lemoore, Califórnia (EUA) foram eliminados. Gabriel Medina caiu nas quartas e Filipe Toledo perdeu na semifinal, após perder para Griffin Colapinto.

O norte-americano caiu nas duas ondas da primeira rodada. Griffin marcou 6.33 na direita e 4.33 na esquerda. Filipe também caiu na primeira direita (4.83), mas na esquerda ele foi bem. O brasileiro não se soltou completamente na atuação, ainda assim deu aula. Ele só usou o progressivo após o tubo, com um Varial, mas antes já havia manobrado de várias formas e com muita intensidade. Também fez um bom tubo. A nota foi 8.50 pontos.

O norte-americano foi pra segunda rodada precisando de 9.00 pontos na direita para vencer, porém perdeu a linha da onda em alguns momentos. Ainda assim ele fez bons movimentos, executou uma rabetada e pegou os tubos. Griffin voou sem giro na parte final, mas caiu na base da onda. Ele conquistou 7.17 pontos.

Griffin não virou a direita, mas passou a precisar de 6.17 pontos na esquerda pra superar Filipinho. O surfista dos Estados Unidos fez muitas manobras em sequência, como batidas retas e fortes, passou pelo canudo e errou a rabetada na parte final. A nota 8.43 levou-o pra liderança.

Filipe ainda podia reverter a situação. Na seguinta direita ele foi em busca de 7.10 pontos. Novamente o brasileiro teve um início arrasador, inclusive voando com reverse, mas depois do tubo ele rasgou invertendo a direção da prancha e ficou um pouco pra trás da onda. Ele ainda conseguiu voltar pra parede aberta e tentou uma rabetada, mas caiu da prancha. A nota 5.60 não mudou sua situação.

O brasileiro ficou em situação delicada, precisando de uma nota máxima na esquerda para garantir uma vaga na final. Ele buscou uma linha diferente, voou duas vezes ao longo da onda, numa delas num Varial, e fez o tubo de base trocada. Ele recebeu 6.60 pontos e se despediu da etapa.

Surf Ranch Pro 2023

Quartas de final masculinas

1 Griffin Colapinto (EUA) 14.67 x 9.43 Yago Dora (BRA)

2 Filipe Toledo (BRA) 17.20 x 16.17 Leonardo Fioravanti (ITA)

3 Ethan Ewing (AUS) 16.67 x 16.67 Gabriel Medina (BRA)

4 Italo Ferreira (BRA) 17.27 x 8.33 João Chianca (BRA)

Semifinais

1 Griffin Colapinto (EUA) 15.60 x 14.10 Filipe Toledo (BRA)

2 Ethan Ewing (AUS) x Italo Ferreira (BRA)

Semifinais femininas

1 Caroline Marks (EUA) 15.53 x 15.00 Caitlin Simmers (EUA)

2 Carissa Moore (HAV) 18.00 x 14.77 Tatiana Weston-Webb (BRA)

Final

Caroline Marks (EUA) x Carissa Moore (HAV)