Surf City El Salvador Pro

Fioravanti é destaque

Italiano Leonardo Fioravanti é o melhor surfista do primeiro dia do Surf City El Salvador Pro. Cinco dos seis brasileiros da categoria masculina avançam na competição.

0
Leonardo Fioravanti faz o maior somatório do primeiro dia do evento.

Leonardo Fioravanti foi o cara no primeiro dia do Surf City El Salvador Pro. O italiano foi o autor das maiores marcas do sábado (10) e está garantido nas oitavas de final. Pelo Brasil, seis dos sete surfistas passaram de fase.

Clique aqui para a reportagem completa da categoria feminina

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

A sétima etapa do circuito da elite do surfe mundial começou em ondas com cerca de 1 metro, que até o meio do dia salvadorenho quebravam lisas. Depois o vento maral passou a soprar e estragou um pouco a formação das direitas.

As maiores marcas do dia de abertura do Surf City El Salvador Pro foram conquistadas na sétima e penúltima bateria do round inicial masculino. Bicampeão mundial e apontado por muitos como favorito na disputa, John John Florence viu seus adversários darem show. O havaiano chegou a pegar uma onda da série, mas caiu na primeira manobra. O surfista acabou ficando pra trás diante da performance de seu conterrâneo, Barron Mamiya, e, principalmente, do italiano Leonardo Fiovaranti.

O duelo pegou fogo aos nove minutos. Barron fez uma série de manobras e voou alto num Alley Oop para marcar 8.17 pontos. Leo, na direita seguinte da mesma série, teve uma excelente performance de borda e anotou 9.00. Ele, que já havia conquistado 7.50 em sua primeira apresentação no duelo, disparou na frente e não foi mais alcançado pelos oponentes.

Barron, que só pegou mais duas direitas e não trocou de nota, ficou em segundo lugar. John John seguiu tentando, mas das cinco ondas que surfou só fez uma nota acima de 1 ponto (6.50). Ele terminou em último lugar.

Brasileiros – O melhor brasileiro no dia foi Filipe Toledo. A disputa entre ele, o havaiano Ian Gentil e Caio Ibelli só começou a esquentar aos 13 minutos. Até aquele momento os atletas não tinham conseguido atuações convincentes. Caio era o mais ativo, porém caiu da prancha em algumas ocasiões. Ian começou a melhorar o nível com uma série de curvas, além de batidas mais pro final da direita, inclusive uma na junção. A nota foi 6.00 pontos.

Filipe entrou no jogo aos 17 minutos. O brasileiro rasgou com força e voou com rotação completa na junção para colocar 6.33 pontos no somatório. Filipe voltou a atuar dois minutos depois. Ele entrou numa onda pequena, mas fez duas curvas agressivas e decolou, novamente com rotação completa. Filipe assumiu a liderança com a nota 7.83.

As atuações de Filipe deixaram Ian (8.16) e Caio (14.16) em situações complicadas na disputa. Os dois ainda tentaram incomodar Filipe no placar, porém não chegaram nem a melhorar seus somatórios. O líder também fez outras atuações, a última no minuto final. Filipe passou parte do tempo acelerando na direita pequena, mas quando achou uma rampa ele decolou muito alto, e, mais uma vez, aterrissou após um giro completo. A atuação valeu 7.93 pontos e confirmou a vitória.

Italo manda Medina pra repescagem – O outro brasileiro que venceu pela primeira fase foi Italo Ferreira. Ele e Gabriel Medina surfaram nos 5 minutos iniciais dos 35 de bateria. Italo soltou várias manobras e anotou 5.50 pontos e Medina, que conseguiu espaço para apenas uma batida, conquistou 1.67.

Liam O’Brien atuou aos nove minutos. O australiano executou uma boa rasgada e acelerou pra ganhar a seção. Depois bateu, fez um floater e finalizou bem a direita com duas pancadas. A nota foi 5.93 pontos. Seis minutos depois ele colocou mais 4.17 no placar e aos 20 trocou de nota mais uma vez, adicionando 4.73 ao somatório. Medina também atuou aos 20 minutos. Ele fez oito manobras e marcou 5.50.

Italo foi pra liderança perto dos dez minutos finais. O brasileiro fez boa sequência de manobras, principalmente na parte final da direita, quando ele acertou quatro batidas. A atuação valeu 7.83 pontos. Em segundo lugar, Liam precisava de 7.41 para vencer e Medina, em terceiro, de 7.84 para evitar a repescagem. O australiano segurou a prioridade, mas não teve mais chances. Já Medina ainda surfou uma direita e voou alto, mas caiu na aterrissagem. Italo venceu e jogou Liam (2º) e Medina (3º) pra repescagem.

Medina se recupera – Gabriel Medina se recuperou na repescagem. Ele eliminou Kelly Slater e garantiu vaga nas oitavas de final. Essa foi a oitava vitória do brasileiro sobre o norte-americano, que levou a melhor sobre Medina apenas em duas ocasiões.

Kelly começou tentando os aéreos, mas não teve sucesso nas duas tentativas. Medina estreou na bateria aos seis minutos. A atuação não teve grande destaque até o final, quando ele voou alto com rotação, porém teve dificuldade em se manter em pé. A atuação valeu 5.50 pontos. Perto da metade da disputa os dois atuaram. Kelly fez 5.40 e Medina 5.57.

O norte-americano seguiu tentando virar o resultado, mas o brasileiro surfou uma onda aos 17 minutos e anotou 7.50 pontos para aumentar a diferença no placar. Dali até o final os atletas trocaram duas piores notas e Gabriel Medina saiu da água vitorioso.

“Não existem baterias fáceis no CT”, destacou Gabriel Medina. “Eu sempre tenho grandes batalhas com o Kelly (Slater) e o respeito bastante, porque sei que ele é capaz de conseguir notas altas em qualquer onda. Hoje de manhã, na minha primeira bateria, eu só consegui pegar uma onda boa, então agora me sinto bem melhor por ter conseguido surfar mais. Espero que tenhamos mais ondas na próxima bateria e eu só quero continuar avançando”.

João Chianca – O atual vice-líder do ranking chegou a assumir a ponta da terceira bateria da primeira fase nos últimos dez minutos, porém sofreu a virada do havaiano Seth Moniz e caiu pra repescagem. Jordy Smith, sul-africano que liderou o confronto durante grande parte dos 35 minutos, ficou em último lugar e, assim como o brasileiro, também tiveram mais uma chance na etapa.

João enfrentou Bryan Perez na primeira disputa da repescagem, que aconteceu em direitas demoradas e um pouco mexidas no início de tarde em El Salvador. O brasileiro começou melhor (5.00), mas Bryan cresceu no duelo e assumiu a liderança ao marcar 5.90 pontos.

João teve a chance da virada aos 11 minutos e não vacilou. O brasileiro executou uma série de manobras para marcar 7.67 pontos e ir pra liderança. Bryan ainda surfou uma onda da mesma série, mas cometeu erros e não mudou sua situação no confronto.

O brasileiro aumentou a diferença com 5.60 pontos e deixou o adversário na necessidade de 7.38 para vencer. Bryan ainda teve uma chance no minuto final. Ele fez o uso da prioridade, decolou com reverse na primeira seção, fez ataques e voou novamente na parte final e pequena da onda. A nota saiu 6.40, ele não conseguiu a virada e acabou eliminado do evento.

Caio também chega nas oitavas – Caio Ibeli foi outro brasileiro que superou a repescagem. Ele competiu contra Jordy Smith e começou forte, com as notas 7.67 e 6.57 pontos. Jordy correu atrás. O sul-africano marcou 6.50 e 7.17, mas ficou com 13.67 contra 14.24 do brasileiro e foi eliminado.

Yago é eliminado – Yago Dora foi eliminado neste sábado em El Salvador. Na primeira fase ele foi superado por Kanoa Igarashi. O japonês pegou apenas duas direitas nos 35 minutos de bateria, marcou as notas 8.33 e 6.93 e garantiu vaga nas oitavas de final. O australiano Ryan Calllinan, que liderou o duelo durante 34 minutos, terminou em segundo lugar e Yago Dora em terceiro.

Yago encarou Barron Mamiya na repescagem e foi eliminado. O havaiano anotou 6.83 e 5.07 pontos nas melhores apresentações, contra 5.67 e 3.17 do brasileiro. Yago se despediu da etapa em 17º lugar.

Yago Dora perde na repescagem e se despede da etapa na 17ª posição.

Surf City El Salvador Pro 2023

Round 1 Masculino

1 Ethan Ewing (AUS) 15.37 x Kelly Slater (EUA) 11.60 x Matthew McGilivray (AFR) 11.17

2 Filipe Toledo (BRA) 15.76 x Ian Gentil (HAV) x 11.60 x Caio Ibeli (BRA) 6.06

3 Seth Moniz (HAV) 11.73 x João Chianca (BRA) 11.67 x Jordy Smith (AFR) 11.20

4 Griffin Colapinto (EUA) 16.20 x Bryan Perez (ELS) 15.10 x Callum Robson (AUS) 12.93

5 Connor O’leary (AUS) 13.40 x Jack Robinson (AUS) 13.00 x Rio Waida (IDN) 6.00

6 Italo Ferreira (BRA) 13.33 x Liam O’Brien (AUS) 10.66 x Gabriel Medina (BRA) 7.17

7 Leonardo Fioravanti (ITA) 16.50 x Barron Mamiya (HAV) 14.90 x John John Florence (HAV) 7.37

8 Kanoa Igarashi (JAP) 15.26 x Ryuan Callinan (AUS) 14.24 x Yago Dora (BRA) 7.24

Repescagem

1 João Chianca (BRA) 13.27 x 12.30 Bryan Perez (ELS)

2 Liam O’Brien (AUS) 12.60 x 8.14 Ryan Callinan (AUS)

3 Ian Gentil (HAV) 14.20 x 12.66 Jack Robinson (AUS)

4 Barron Mamiya (HAV) 11.90 x 8.84 Yago Dora (BRA)

5 Gabriel Medina (BRA) 13.20 x 10.60 Kelly Slater (EUA)

6 Callum Robson (AUS) 12.83 x 10.00 Matthew McGillivray (AFR)

7 Rio Waida (IDN) 14.40 x 13.16 John John Florence (HAV)

8 Caio Ibelli (BRA) 14.24 x 13.67 Jordy Smith (AFR)

Oitavas de final

1 João Chianca (BRA) x Ian Gentil (HAV)

2 Italo Ferreira (BRA) x Callum Robson (AUS)

3 Filipe Toledo (BRA) x Rio Waida (IDN)

4 Leonardo Fioravnti (ITA) x Kanoa Igarashi (JAP)

5 Griffin Colapinto (EUA) x Seth Moniz (HAV)

6 Connor O’Leary (AUS) x Caio Ibelli (BRA)

7 Ethan Ewing (AUS) x Liam O’Brien (AUS)

8 Gabriel Medina (BRA) x Barron Mamiya (HAV)

Round 1 Feminino

1 Caroline Marks (EUA) 14.90 x Caitlin Simmers (EUA) 13.76 x Gabriela Bryan (HAV) 13.40

2 Carissa Moore (HAV) 11.40 x Lakey Peterson (EUA) 9.60 x Leilani McGonagle (CRI) 6.83

3 Stephanie Gilmore (AUS) 16.17 x Johanne Defay (FRA) 14.00 x Tyler Wright (AUS) 13.23

4 Tatiana Weston-Webb (BRA) 12.73 x Bettylou Sakura Johnson (HAV) 11.80 x Molly Picklum (AUS) 7.83

Repescagem

1 Tyler Wright (AUS) x Leilani McGonagle (CRI)

2 Caitlin Simmers (EUA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)

3 Molly Picklum (AUS) x Johanne Defay (FRA)

4 Lakey Peterson (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)