Saquarema Pro 2023

Samuel confirmado no CT 2024

Em dia de fortes emoções e condições desafiadoras no Saquarema Pro, Samuel Pupo garante seu retorno ao CT, enquanto Herdy deixa vaga escapar. M-Rod segue na disputa, enquanto DVD depende da matemática.

0
Samuel Pupo está de volta ao CT.

Mais uma vaga para o CT 2024 foi confirmada no Saquarema Pro 2023. Nesta sexta-feira (20) Samuel Pupo fechou as oitavas de final com vitória que valeu vaga no circuito da elite. Brasileiro foi o melhor surfista do dia. Agora restam apenas duas das dez vagas masculinas para o Championship Tour da próxima temporada. Michael Rodrigues também superou o mar pesado de Itaúna e o adversário para se manter na briga. Mesmo eliminado, Deivid Silva ainda tem chances matemáticas para ficar com uma vaga. Mateus Herdy perdeu seu confronto e não tem mais possibilidades de competir entre os melhores do mundo no próximo ano.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

A sexta-feira foi o quinto dia de ação do Saquarema Pro 2023. Como previsto, as ondas ficaram grandes no Point de Itaúna. O principal caminho para as vitórias foi a esquerda, que chegou a 2,5 metros. As condições ficaram muito difíceis, com forte correnteza, mar balançado e muita força d’água. Todas as baterias tiveram 40 minutos de duração.

Samuel competiu contra Kade Matson. Quem vencesse o duelo ficaria com uma vaga na elite. O brasileiro abriu a oitava bateria das oitavas de final com um ataque de backside. Ele começou a atuação com um cutback, depois rasgou forte, fez outra curva em direção à espuma e acertou uma batida. A performance valeu 5.00 pontos. O adversário foi melhor. O norte-americano rasgou a esquerda também de costas pra onda, e atingiu a junção com muita força. A nota foi 7.00.

O brasileiro levantou a torcida aos seis minutos. Samuel escovou uma esquerda e marcou 8.33 pontos para deixar o adversário na luta por 6.34. O brazuca pegou uma onda da série, bateu pra ganhar a seção, depois rasgou duas vezes e acertou a junção. Oito minutos depois ele voltou a agredir uma junção grande. Ele entrou por baixo do lip, bateu, voou pra base, sumiu e apareceu com os braços levantados, comemorando muito. Ele conquistou 8.70, a maior nota do dia, e disparou na frente do placar. Kade passou a necessitar de duas ondas para reverter o resultado (17.03).

Em situação complicadíssima na disputa, Kade não conseguia encontrar ondas com paredes abertas e ainda quebrou o copinho da prancha na saída de uma esquerda. O norte-americano precisou sair da água para pegar a prancha reserva. Ele voltou pro pico, porém nada mudou no placar e o brasileiro comemorou o retorno à elite com o maior somatório do dia, 17.03 pontos.

“Eu já esperava uma bateria muito boa, porque o Kade (Matson) é um cara que surfa muito forte e a bateria foi perfeita para mim”, disse Samuel Pupo. “Eu fiz tudo o que eu queria, consegui escolher as ondas boas e só tenho que agradecer meu pai, minha mãe, minha família, minha namorada, por todo o apoio deles e é isso, estamos de volta né. Para mim, esse ano foi muito melhor do que no ano passado em questão de surfe. Achei que melhorei bastante, mas a gente sempre tem o que melhorar ainda mais e é isso que venho buscando, a evolução. Venho treinando muito nessa condição, o resultado de hoje mostrou toda a dedicação e quero aproveitar para mandar um beijo pro meu pai (Wagner Pupo), que foi para Portugal, mas não pode vir para cá”.

Samuel Pupo no melhor ataque do dia.

Samuel começou 2023 no circuito dos melhores do mundo, porém foi cortado no meio da temporada. O brasileiro então começou o circuito de acesso, Challenger Series, com vitória na Austrália. Depois teve resultados ruins e no final do circuito começou a reagir, porém chegou no Brasil precisando passar algumas fases. Com a vaga confirmada nas quartas de final do Saquarema Pro ele não sai mais da lista dos dez melhores do ranking.

Duas vagas em jogo – Quatro surfistas brigam pelas últimas duas vagas masculinas para a elite. Dois deles estão vivos no Saquarema Pro 2023 e um já foi eliminado. Deivid Silva, campeão da etapa anterior do CS, disputada em Portugal, chegou no Brasil na 5ª posição na lista dos melhores. Deivid perdeu na terceira fase do evento, ficou em 17º lugar na etapa e passou a torcer por alguns resultados. No momento ele precisa que Michael Rodrigues e o francês Marco Mignot não passem das quartas de final. Kade também precisa desses dois resultados para chegar no Championship Tour.

Michael Rodrigues competiu na quinta bateria contra Heitor Mueller, convidado para a etapa. Três das quatro notas que formaram o placar final foram conquistadas nos cinco minutos iniciais. Heitor abriu com 4.17 e logo depois pegou uma esquerda da série e executou uma forte batida. Depois a onda ficou menor e espumada, mas ele ainda fez um cutback e duas batidas. A performance valeu 4.90. Michael entrou em ação pela primeira vez na disputa aos três minutos. O surfista também atuou de backside na esquerda do Point de Itaúna, acertou três rasgadas e duas batidas para largar com 5.50.

Michael Rodrigues usa as rasgadas de backside para avançar na etapa.

Os atletas pegaram outras ondas no duelo, porém as únicas novas notas que mexeram no placar foram conquistadas por Michael. A primeira ele conseguiu quando restavam sete minutos para o fim. Ele usou a prioridade numa direita e foi em busca dos 3.57 pontos que precisava para vencer. O surfista executou umas rasgada forte e anotou 3.77. Heitor passou a necessitar de 4.38. Mas o caminho do convidado para o evento ficou ainda mais difícil quando Michael surfou uma esquerda. Ele fez uma pequena rasgada e uma forte batida para inserir 4.23 no somatório e aumentar a diferença para o adversário (4.84). Heitor ainda surfou duas ondas, porém não chegou perto da pontuação que precisava e se despediu do Saquarema Pro 2023.

“Foi muito difícil, especialmente com um monstro desse, que é o Heitor (Mueller), representando muito bem a nova geração”, disse Michael Rodrigues. “É incrível competir com essa nova geração, mas a gente acaba aprendendo com eles, então estou amarradão de ter passado a bateria. Foi mais um passo bem dado e vamos a procura do gol mesmo, que é classificar para o CT. Dessa vez, não quero só classificar, mas fazer a final aqui em Saquarema, pra poder finalizar o ano do melhor jeito. Mas, não está nada nas minhas mãos. Eu acredito em Deus, está tudo nas mãos Dele e estou aqui só seguindo os seus planos”.

A vitória foi mais um passo de Michael Rodrigues rumo ao CT 2024, porém ele ainda precisa passar das quartas de final para garantir sua vaga. O próximo adversário do brasileiro é Eli Hanneman, que eliminou Miguel Pupo nesta sexta-feira.

Miguel fica em nono – O confronto entre Miguel Pupo e Eli Hanneman estava embolado até os 13 minutos finais. Naquele momento o brasileiro necessitava de 3.51 pontos para assumir a liderança. Miguel surfou e conseguiria a virada com a nota 3.77, porém o havaiano atuou logo depois e com uma batida forte de backside colocou 6.67 no placar e aumentou a vantagem. O brazuca passou a necessitar de 6.90 para vencer. Ele ainda pegou mais duas ondas, porém não chegou perto do que precisava e se despediu da competição em nono lugar.

Miguel Pupo fica em nono lugar no Saquarema Pro 2023.

A queda de Mateus – Mateus Herdy era um dos brasileiros que ainda sonhavam com vagas na elite de 2024. Ele competiu na segunda bateria das oitavas, logo após o australiano Jackson Baker ser eliminado pelo havaiano Shion Crawford. Com esse resultado o brasileiro entraria para o CT com vitória no confronto.

Mihimana Braye achou ondas mais limpas na primeira parte da bateria e abriu vantagem com as notas 4.83 e 2.83. Na melhor atuação ele bateu e rasgou um pouco antes de uma junção na esquerda do Point de Itaúna. Mateus chegou nos 20 minutos finais tendo surfado apenas duas ondas, tendo como maior nota 3.83 e precisando de 7.50 para vencer.

Mateus ensaiou uma reação com uma forte batida de backside que valeu 5.43. Ele passou a buscar 5.90. Perto dos sete minutos finais o francês usou a prioridade e não trocou de nota. O brasileiro surfou logo depois. Mateus executou uma rasgada forte a atacou a junção, voando com o lip para a base turbulenta e caindo da prancha. Ele teria assumido a liderança caso tivesse acertado a manobra.

Mateus Herdy no momento decisivo da temporada.

Perto do fim o francês remou numa onda para evitar que o brasileiro surfasse. Mateus pegou a prioridade, mas remou numa onda e não conseguiu entrar. Outra esquerda apareceu e Mihimana surfou para confirmar a vitória.

Próxima chamada e previsão das ondas – A próxima chamada para o Saquarema Pro 2023 acontece neste sábado (21), último dia da janela para a realização do evento, às 7h15 (de Brasília). A previsão indica que o swell de Sul vai ganhar influência de Sudeste, o que é ótimo para o Point de Itaúna. A ondulação perde um pouco de força, mas as direitas e esquerdas podem beirar os 2 metros.

No dia serão realizadas as quartas, semis e finais das categorias masculina e feminina. Enquanto os homens lutam pelas últimas duas vagas no CT 2024, entre as meninas apenas uma está em jogo. Nenhuma brasileira segue viva na etapa ou com chances de classificação para a elite.

Saquarema Pro 2023

Oitavas de final

1 Shion Crawford (HAV) 11.83 x 10.50 Jackson Baker (AUS)

2 Mihimana Braye (FRA) 11.33 x 10.00 Mateus Herdy (BRA)

3 Crosby Colapinto (EUA) 15.93 x 12.03 Luke Thompson (AFR)

4 Imaikalani deVault (HAV) 11.17 x 1.60 Nacho Gundesen (ARG)

5 Michael Rodrigues (BRA) 9.73 x 9.07 Heitor Mueller (BRA)

6 Eli Hanneman (HAV) 12.00 x 8.87 Miguel Pupo (BRA)

7 Marco Mignot (FRA) 12.23 x 10.17 Frederico Morais (POR)

8 Samuel Pupo (BRA) 17.03 x 7.77 Kade Matson (EUA)

Quartas de final

1 Shion Crawford (HAV) x Mihimana Braye (FRA)

2 Crosby Colapinto (EUA) x Imaikalani deVault (HAV)

3 Michael Rodrigues (BRA) x Eli Hanneman (HAV)

4 Marco Mignot (FRA) x Samuel Pupo (BRA)

Quartas de final Femininas

1 Kirra Pinkerton (EUA) x Francisca Veselko (POR)

2 Sophie McCulloch (AUS) x Alyssa Spencer (EUA)

3 Nadia Erostarbe (ESP) x India Robinson (AUS)

4 Sawyer Lindblad (EUA) x Erin Brooks (CAN)

Rankings Challenger Series 2023

Top-10 Masculino – 5 etapas:

1 Cole Houshmand (EUA) – 28.065 pontos

2 Jacob Willcox (AUS) – 22.035

3 Jake Marshall (EUA) – 17.565

3 Frederico Morais (PRT) – 17.565

5 Deivid Silva (BRA) – 16.920

6 Crosby Colapinto (EUA) – 16.285

7 Imaikalani deVault (HAV) – 16.140

8 Eli Hanneman (HAV) – 15.620

9 Kade Matson (EUA) – 14.850

10 Mateus Herdy (BRA) – 14.630

Outros brasileiros

12 Samuel Pupo (BRA) – 14.100 pontos

13 Michael Rodrigues (BRA) – 13.285

21 Jadson André (BRA) – 10.465

28 Alejo Muniz (BRA) – 8.045

37 Ian Gouveia (BRA) – 6.200

39 Leo Casal (BRA) – 5.700

40 Edgard Groggia (BRA) – 5.420

46 Lucas Silveira (BRA) – 5.000

50 Rafael Teixeira (BRA) – 4.600

60 João Chianca (BRA) – 3.320

66 Ryan Kainalo (BRA) – 2.850

89 Krystian Kymerson (BRA) – 700

94 Miguel Pupo (BRA) – 600

94 Caio Ibelli (BRA) – 600

Top-5 Feminino – 5 etapas:

1 Sally Fitzgibbons (AUS) – 26.430 pontos

2 India Robinson (AUS) – 25.490

3 Sawyer Lindblad (EUA) – 23.020

4 Alyssa Spencer (EUA) – 22.810

5 Isabella Nichols (AUS) – 22.725

Brasileiras

6 Luana Silva (BRA) – 20.610 pontos

36 Sophia Medina (BRA) – 6.000

39 Laura Raupp (BRA) – 5.220

42 Silvana Lima (BRA) – 4.100