Saquarema Pro 2023

Funil aperta em Itaúna

Mais duas vagas masculinas para o CT 2024 são confirmadas nesta segunda-feira (16) no Saquarema Pro. Mateus Herdy, Samuel Pupo, Michael Rodrigues e Luana Silva seguem na briga por lugares na elite. Deivid Silva perde, mas ainda sonha com um lugar na primeira divisão do surfe.

0
Mateus Herdy segue firme na briga por uma vaga na elite de 2024.

A luta por vagas na elite mundial de 2024 foi intensa nesta segunda-feira (16) no Saquarema Pro, a sexta e última etapa do circuito Challenger Series na temporada. O Point de Itaúna quebrou de gala e os atletas Crosby Colapinto e Frederico Morais garantiram seus lugares no CT. Restam seis vagas para os homens e quatro para as mulheres. Mateus Herdy, Samuel Pupo, Michael Rodrigues e Luana Silva seguem vivos no evento e na briga por espaços entre os melhores do planeta. Deivid Silva perdeu, mas ainda sonha com um lugar na primeira divisão do surfe.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Nesta segunda-feira, de direitas e esquerdas com 1,5 metro nas séries no Point de Itaúna, foram realizadas a segunda fase das mulheres e a terceira dos homens. O melhor brasileiro no dia foi Mateus Herdy. Ele é um dos sete surfistas do nosso país que seguem vivos na competição.

Mateus competiu na segunda bateria masculina do Round 3. A disputa começou com nota no critério excelente. Atual segundo colocado no ranking, já garantido na elite de 2024, Jacob Willcox castigou uma esquerda com três manobras, duas delas potentes, e abriu com 8.77 pontos. Seu conterrâneo, o australiano Jackson Baker, também largou bem. Ele rasgou e bateu na junção de uma direita e anotou 7.33. O norte-americano Jake Marshall também colocou pressão em Mateus Herdy com a nota 7.17, conquistada com performance numa esquerda.

O brasileiro garantiu 5.33 pontos na primeira atuação no duelo, e aos seis minutos chegou no critério excelente. Mateus executou um Alley Oop e uma batida na junção de uma direita para anotar 8.00 e assumir a segunda posição. O líder era Jackson, que marcou 6.60 em sua segunda onda. Jacob estava em terceiro tendo surfado apenas uma onda.

Jacob voltou para o segundo lugar pouco antes da metade do duelo, porém Mateus respondeu rapidamente. O brasileiro bateu forte de backside duas vezes numa esquerda, conquistou 8.33 pontos e foi para o primeiro lugar. Aos 18 minutos Jackson trocou de nota e aumentou a diferença para os últimos colocados. Jacob (3º) e Jake (4º) ainda tentaram reagir, mas não mudaram as posições na bateria e foram eliminados.

Jake chegou em Saquarema em quarto lugar no ranking e com a derrota na segunda fase não vai trocar sua pontuação na lista dos melhores. Jackson (11º) e Mateus (10º) já aumentaram seus números na corrida por vagas na elite.

“Quero só agradecer todo mundo que está torcendo por mim. Isso é muito irado. Na água a gente sente a galera gritando e depois na internet também, a galera compartilhando mensagens iradas”, disse Mateus Herdy. “Foi uma bateria muito boa de passar em primeiro. Todo mundo tinha notas altas, todos brigando pra entrar no CT, só o Jacob (Willcox) já tava classificado, então estou bem feliz por ter passado. A briga continua, então tenho que continuar também e vamos pra próxima”.

Michael faz a maior nota de um brasileiro no dia – Michael Rodrigues também venceu com autoridade nesta segunda-feira. Ele pegou três ondas na primeira metade da quinta bateria. O brazuca foi melhorando seu somatório a cada atuação. Pouco antes dos 15 minutos iniciais ele executou duas rasgadas e duas batidas de backside para colocar 7.83 no somatório. Ele, que havia marcado pouco antes 6.80, abriu larga vantagem no placar.

O convidado para a etapa, Cauã Costa, assumiu a segunda posição aos 18 minutos. O surfista executou três batidas e duas rasgadas para conquistar 6.83 pontos e jogar Miguel Pupo para o terceiro lugar. Jadson André ocupava a quarta posição.

Miguel reagiu quando restavam sete minutos. Ele necessitava de 6.70 pontos para assumir o segundo lugar. Com um layback e uma forte batida na junção de uma esquerda ele conquistou 8.57 e foi para a liderança. Michael só voltou a surfar quase no minuto final. Ele executou duas fortes batidas de backside, anotou 8.43 e voltou para a primeira posição. Essa foi a maior nota de um brasileiro no dia. Com a vitória Michael já começa a melhorar sua pontuação no ranking. Miguel compete na prova como convidado. Ele se machucou neste ano e recebeu um convite da WSL para participar do CT 2024.

Cauã Costa terminou em terceiro lugar e foi eliminado. Jadson André começou a temporada dentro do CT, sofreu uma lesão na primeira prova, em Pipeline, e não competiu mais na primeira metade do tour, ficando de fora da elite. Com a derrota no Saquarema Pro 2023 ele não tem mais chances de competir entre os melhores do mundo em 2024.

“Estou feliz, as coisas estão acontecendo e estou deixando tudo nas mãos de Deus”, disse Michael Rodrigues. “O meu trabalho eu já fiz em casa o ano todo e aqui só levo a sério, prestando atenção onde estão as melhores ondas para tentar dar meu máximo. Eu me preparo muito para isso, levo meu trabalho muito à sério e estou feliz de estar dando certo. É muito difícil competir com brasileiros. Eu prefiro com gringos, porque os brasileiros são realmente muito casca grossa, então estou feliz pela classificação”.

Samuel também segue vivo – O outro brasileiro ainda vivo na etapa que sonha com o CT 2024 é Samuel Pupo. Ele competiu na sétima bateria. Marco Mignot deu um gás forte no início da disputa. O francês anotou 6.50 pontos na sua primeira onda, e na terceira 7.50, após executar dois fortes ataques de backside numa esquerda. Após três ondas fracas, Samuel Pupo conseguiu uma boa nota aos dez minutos. Ele acelerou numa direita e voou com rotação completa. O brasileiro ainda bateu numa pequena junção. A performance valeu 7.17.

Depois do australiano Jarvis Earle (6.27) e do norte-americano Cole Houshmand (7.63) reagirem na bateria, aos 20 minutos, Samuel aumentou a diferença para os dois com uma batida, uma rasgada e outra pancada de backside numa esquerda (6.67).

Jarvis e Cole tentaram a virada quando faltavam seis minutos. O aussie pegou um tubo limpo de backside e na saída executou uma rasgada. Ele precisava de 7.57 pontos para seguir vivo na etapa e marcou 5.93. O norte-americano chegou forte na junção, bateu e executou um reverse. Ele necessitava de 6.21 para pegar o segundo lugar de Samuel, mas marcou 6.03.

O australiano seguiu ativo e surfou outras duas ondas na sequência. Uma delas, quando restavam três minutos, ele executou três batidas de frontisde. Ele ainda precisava de 7.57 pontos para vencer. A nota só foi divulgada após o término da bateria e os 6.17 não mudaram o resultado.

Marco, atual número 20 do ranking, venceu e Samuel, que está em 12º na lista dos melhores avançou em segundo lugar. Os dois estão nas oitavas de final. Cole lidera a corrida pelas vagas na elite e já tem a sua garantida. Jarvis ocupa a 58ª posição.

“Foi mais uma bateria difícil, com todo mundo surfando muito bem. Mas, estou feliz por ter achado umas ondas boas ali e vamos pra próxima”, disse Samuel Pupo. “A batalha continua. Tá todo mundo avançando e eu tinha que avançar também. Então é isso, vamos pra cima atrás desse objetivo”.

Convidado indigesto – A sexta bateria masculina da segunda-feira foi decidida no fim. O convidado para a etapa, Heitor Mueller, chegou no minuto final em primeiro lugar, com duas notas na casa dos cinco pontos (5.57 e 5.47) conquistadas com ataques na esquerda do Point de Itaúna. O segundo colocado era Deivid Silva, e o terceiro Eli Hanneman. Naquele momento o havaiano entrou numa direita, acelerou e voou alto com reverse. Ele precisava de 3.57 pontos para assumir a segunda posição. Deivid também conseguiu surfar antes do fim do duelo. Ele fez três batidas numa direita. Eli conquistou 6.67 e pulou para o primeiro lugar. Deivid passou a precisar de 6.51 para pegar a segunda posição de Heitor, porém conquistou apenas 4.53 e foi eliminado.

Eli chegou em Saquarema em sexto lugar no ranking, mas com a classificação para as oitavas de final vai aumentar bastante sua pontuação. Deivid, que está em quinto, aumentou 200 pontos. O francês Joan Duru, atual 16º colocado no ranking, também foi eliminado e não tem mais chances de competir no CT 2024.

Colapinto classificado – O primeiro classificado para a elite no dia foi Crosby Colapinto. O norte-americano passou em segundo lugar na quarta bateria, que foi vencida pelo havaiano Imaikalani deVault, autor do maior somatório da segunda-feira.

João Chianca caiu nesse duelo. O quarto melhor surfista do mundo em 2023, classificado para a elite de 2024, conseguiu assumir a segunda posição perto do fim, porém Crosby, que chegou em Saquarema como sexto colocado no ranking, ainda conseguiu reverter a situação e passar de fase.

Imaikalani venceu com 16.50 pontos no somatório. Na melhor apresentação ele voou com rotação completa e atingiu a junção da direita para anotar 9.00. Em último ficou o sul-africano Daniel Emslie.

Portugal no CT 2024 – O outro classificado para o CT nesta segunda-feira foi Frederico Morais. Ele competiu na última bateria do Round 3 masculino. Alejo Muniz, que ainda sonhava com classificação para a elite, estava performando bem nas esquerdas, mas antes da metade do confronto o português tomou o segundo lugar dele.

Aos 16 minutos o brasileiro foi pra direita e atuou de frontside e conseguiu retomar a segunda posição. Alejo executou um cutaback e acertou a junção. O brazuca precisava de 5.35 pontos para assumir o segundo lugar e marcou 5.77. O norte-americano Kade Matson era o líder da bateria. Na melhor atuação ele acertou duas fortes pancadas numa esquerda para colocar 8.50 no somatório. Na sequência ele conquistou 6.73 e se distanciou dos adversários no placar.

A bateria chegou nos nove minutos finais com Frederico em terceiro lugar. Ele necessitava de 5.03 pontos e com duas potentes batidas de backside na esquerda de Itaúna conquistou 7.07. A partir dali o brasileiro passou a buscar no mínimo 7.81, porém não conseguiu e foi eliminado. O australiano George Pittar, que também sonhava com a elite, também saiu do evento e da briga pelas vagas.

“Era o meu sonho este ano, de poder estar no CT competindo entre os melhores e representar Portugal no Tour é um orgulho”, disse Frederico Morais. “Eu trabalhei bastante, é um objetivo muito difícil porque o Challenger Series é um circuito supercomplicado, mas se nós acreditarmos, nós conseguimos e foi isso que fiz este ano. O Brasil sempre foi um lugar especial para mim, onde tenho grandes amigos que fiz durante a minha vida toda e esse lugar aqui é incrível. Obrigado a todos pelo carinho de sempre”.

Luana e Tainá nas oitavas – Luana Silva e Tainá Hinckel competiram juntas na sétima bateria feminina do dia. Tainá começou com a nota 2.67 pontos e aos quatro minutos executou uma batida na esquerda do Point de Itaúna e conquistou 5.50. Amuro Tsuzuki também surfou na mesma série, só que para a direita. A japonesa atingiu a junção com muita força e largou com 8.00.

A bateria chegou aos 18 minutos com Amuro na frente e Tainá em segundo lugar. Luana Silva e a portuguesa Teresa Bonvalot tinham notas baixas e ocupavam as duas últimas posições. Naquele momento entrou uma série. Luana foi pra direita e conseguiu 4.50 pontos, mas ela continuou em terceiro lugar. Teresa colocou 2.70 no somatório e seguiu em último. Já Tainá pegou outra esquerda, rasgou forte e bateu na junção. A performance valeu 6.33 e a liderança.

Luana cresceu na bateria quando restavam oito minutos para o fim. Naquele momento ela precisava de 4.14 pontos para passar de fase. A brasileira tinha a segunda prioridade e entrou numa direita. Ela inverteu a direção da prancha numa rasgada, depois rasgou novamente, bateu, executou um floater e atingiu o lip no inside. A atuação valeu 7.83, ela foi para a liderança da bateria e a japonesa caiu para o terceiro lugar. Amuro passou a precisar de 3.83 para pegar o segundo lugar. A surfista pegou uma direita e executou uma batida, porém os 3.67 não mudaram as posições no confronto.

A líder aumentou a diferença quando restavam três minutos para o fim. Luana foi pra esquerda e bateu duas vezes para aumentar seu somatório com a nota 5.03 pontos. Amuro ainda pegou outra direita, mas com uma rasgada anotou 2.43 e foi eliminada. Teresa Bonvalot ficou em último lugar e também se despediu do Saquarema Pro 2023.

“Estou me sentindo muito bem e feliz por estar aqui em Saquarema, para o último evento do ano”, disse Luana Silva, que mora no Havaí. “A minha família inteira está aqui, então estou curtindo bastante. A bateria foi meio tensa, mas estou feliz por conseguir fazer a virada no final. É muito difícil não pensar em qualificação (para o CT). Esse é o grande objetivo nesse evento, mas estou tentando manter o foco no presente, curtir meu tempo aqui e continuar surfando bem”.

As baixas brasileiras na categoria feminina foram Silvana Lima, Sophia Medina e Laura Raupp. Elas ficaram na quarta posição em suas baterias e estão fora do Saquarema Pro 2023.

Saquarema Pro 2023

Round 3 Masculino

1 Shion Crawford (HAV) 15.93, Mihimana Braye (FRA) 10.96, Jordan Lawler (AUS) 9.43, Reef Heazlewood (AUS) 7.17

2 Mateus Herdy (BRA) 16.33, Jackson Baker (AUS) 15.00, Jacob Willcox (AUS) 13.60, Jake Marshall (EUA) 12.94

3 Luke Thompson (AFR) 11.50, Nacho Gundesen (ARG) 10.03, Jett Schilling (EUA) 8.27, Joel Vaughan (AUS) 8.13

4 Imaikalani deVault (HAV) 16.50, Crobsy Colapinto (EUA) 12.27, João Chianca (BRA) 11.84, Daniel Emslie (AFR) 11.33

5 Michael Rodrigues (BRA) 16.26, Miguel Pupo (BRA) 14.74, Cauã Costa (BRA) 12.86, Jadson André (BRA) 12.37

6 Eli Hanneman (HAV) 11.60, Heitor Mueller (BRA) 11.04, Deivid Silva (BRA) 9.06, Joan Duru (FRA) 4.20

7 Marco Mignot (FRA) 14.00, Samuel Pupo (BRA) 13.84, Cole Houshmand (EUA) 13.66, Jarvis Earle (AUS) 12.44

8 Kade Matson (EUA) 15.23, Frederico Morais (POR) 13.64, Alejo Muniz (BRA) 11.60, George Pittar (AUS) 10.77

Oitavas de final

1 Shion Crawford (HAV) x Jackson Baker (AUS)

2 Mateus Herdy (BRA) x Mihimana Braye (FRA)

3 Luke Thompson (AFR) x Crosby Colapinto (EUA)

4 Imaikalani deVault (HAV) x Nacho Gundesen (ARG)

5 Michael Rodrigues (BRA) x Heitor Mueller (BRA)

6 Eli Hanneman (HAV) x Miguel Pupo (BRA)

7 Marco Mignot (FRA) x Frederico Morais (POR)

8 Kade Matson (EUA) x Samuel Pupo (BRA)

Round 2 Feminino

1 Sally Fitzgibbons (AUS) 14.67, Francisca Veselko (POR) 8.93, Eweleiula Wong (HAV) 5.34, Zoë Steyn (AFR) 5.27

2 Vahine Fierro (FRA) 13.67, Kirra Pinkerton (EUA) 13.40, Daniella Rosas (PER) 11.10, Ellie Harrison (AUS) 10.84

3 Bella Kenworthy (EUA) 14.50, Isabella Nichols (AUS) 12.57, Leilani McGonagle (CRI) 10.30, Silvana Lima (BRA) 8.34

4 Alyssa Spencer (EUA) 13.40, Sophie McCulloch (AUS) 11.06, Zoe McDougall (HAV) 10.50, Carolina Mendes (POR) 9.70

5 Nadia Erostarbe (ESP) 10.87, India Robinson (AUS) 10.76, Camilla Kemp (ALE) 5.07, Laura Raupp (BRA) 4.63

6 Sarah Baum (AFR) 14.66, Tessa Thyssen (FRA) 14.13, Bronte Macaulay (AUS) 14.04, Sophia Medina (BRA) 9.20

7 Luana Silva (BRA) 12.86, Taina Hinckel (BRA) 11.83, Amuro Tsuzuki (JAP) 11.67, Teresa Bonvalot (POR) 5.80

8 Erin Brooks (CAN) 13.43, Sawyer Lindblad (EUA) 10.80, Arena Rodriguez Vargas (PER) 10.53, Zahli Kelly (AUS) 9.60

Oitavas de final

1 Sally Fitzgibbons (AUS) x Kirra Pinkerton (EUA)

2 Vahine Fierro (FRA) x Francisca Veselko (POR)

3 Bella Kenworthy (EUA) x Sophie McCulloch (AUS)

4 Alyssa Spencer (EUA) x Isabella Nichols (AUS)

5 Nadia Erostarbe (ESP) x Tessa Thyssen (FRA)

6 Sarah Baum (AFR) x India Robinson (AUS)

7 Luana Silva (BRA) x Sawyer Lindblad (EUA)

8 Erin Brooks (CAN) x Taina Hinckel (BRA)

Rankings Challenger Series 2023

Top-10 Masculino – 5 etapas:

1 Cole Houshmand (EUA) – 28.065 pontos

2 Jacob Willcox (AUS) – 22.035

3 Jake Marshall (EUA) – 17.565

3 Frederico Morais (PRT) – 17.565

5 Deivid Silva (BRA) – 16.920

6 Crosby Colapinto (EUA) – 16.285

7 Imaikalani deVault (HAV) – 16.140

8 Eli Hanneman (HAV) – 15.620

9 Kade Matson (EUA) – 14.850

10 Mateus Herdy (BRA) – 14.630

Outros brasileiros

12 Samuel Pupo (BRA) – 14.100 pontos

13 Michael Rodrigues (BRA) – 13.285

21 Jadson André (BRA) – 10.465

28 Alejo Muniz (BRA) – 8.045

37 Ian Gouveia (BRA) – 6.200

39 Leo Casal (BRA) – 5.700

40 Edgard Groggia (BRA) – 5.420

46 Lucas Silveira (BRA) – 5.000

50 Rafael Teixeira (BRA) – 4.600

60 João Chianca (BRA) – 3.320

66 Ryan Kainalo (BRA) – 2.850

89 Krystian Kymerson (BRA) – 700

94 Miguel Pupo (BRA) – 600

94 Caio Ibelli (BRA) – 600

Top-5 Feminino – 5 etapas:

1 Sally Fitzgibbons (AUS) – 26.430 pontos

2 India Robinson (AUS) – 25.490

3 Sawyer Lindblad (EUA) – 23.020

4 Alyssa Spencer (EUA) – 22.810

5 Isabella Nichols (AUS) – 22.725

Brasileiras

6 Luana Silva (BRA) – 20.610 pontos

36 Sophia Medina (BRA) – 6.000

39 Laura Raupp (BRA) – 5.220

42 Silvana Lima (BRA) – 4.100