Rio Pro

Previsão atualizada pra Saquarema

Confira a previsão atualizada e detalhada das ondas para os próximos dias do Rio Pro, na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ), por Guilherme Aguiar, PhD em Engenharia Oceânica pela COPPE/UFRJ.

0
O Point de Itaúna é o palco principal do Rio Pro.

O cenário de sol e condições limpas dos dois primeiros dias deve mudar bruscamente neste final de semana devido à passagem de uma frente fria pelo litoral. O melhor momento do mar nesses dois próximos dias parece que será na manhã de sábado (25) quando, pelo lado negativo, poderemos ter um surfe mais devagar devido à troca de ondulações. Ondas maiores e mais consistentes são esperadas para a parte da tarde, mas com condições deterioradas pelo vento maral.

Ondas com bom tamanho são esperadas para domingo (26), mas, é provável que a qualidade seja afetada negativamente pelo vento maral e mistura com ondas de período mais curto.

Condições melhores são esperadas para o início da próxima semana, ainda com bastante onda e o vento maral amenizando na segunda-feira (27), e depois virando para NE/E na terça-feira (28), que parece ser o melhor dia dentre os dias restantes da janela.

Assim, com bastante onda no radar, os ventos devem ser um fator determinante para definir quando teremos campeonato ou não, com diferentes cenários possíveis.

Na noite desta sexta-feira (24), a única certeza que temos em relação ao cronograma é que de terça-feira (5) o evento não passa.

Dia 3: Sábado, 25 de junho – possível ON pela manhã se o mar não estiver devagar e o maral não antecipar. Tarde OFF.

Dia 4: Domingo, 26 de junho – tendência de OFF, mas, o maral pode amenizar em algum momento e permitir condições aceitáveis para ON (pouco provável),

Dia 5: Segunda-feira, 27 de junho – ON possível com o maral amenizando,

Dia 6: Terça-feira, 28 de junho – ON provável se o campeonato não terminar antes,

Telão mostra onda de João Chianca no Pro Pipeline, Havaí.

Previsão detalhada

Dia 3: Sábado

Surfe: As estimativas dos modelos indicam séries em torno de “1 metrão” (escala dos surfistas) cedo pela manhã devido ao antigo swell de sul-sudoeste (SSO) com período médio (193 graus @11s) combinado a um novo swell de sul com período mais longo (190 graus @16s) em ascensão durante o dia.

Possivelmente teremos um surf mais devagar no início do dia devido à troca de ondulações, com a consistência podendo aumentar gradativamente, com as séries podendo chegar a “duas vezes a altura da cabeça” (“1,5+ a 2 metros”) na parte da tarde.

Tempo/ventos: Assim como na sexta, o dia pode amanhecer com ventos fracos e favoráveis em torno de NO, mas, ambos os modelos estão concordando que iremos ver o vento virar para maral (em torno de SO) durante a manhã, ganhando força rapidamente em algum momento perto do meio do dia. A aproximação de frente fria também deve mudar a cara do tempo, com aumento da nebulosidade, queda de temperatura e possibilidade de chuva à tarde/noite.

Maré: Cheia (1,0m) às 12:10h e vazia (0,4m) às 19:10h. Variação pequena, mas, aumentando.

Análise: Possivelmente haverá condições para campeonato ON por algumas horas pela manhã caso o surfe não esteja muito devagar e caso o vento sudoeste não antecipe. Provável tarde sem condições para realizar o campeonato, com vento sudoeste moderado+.

Dia 4: Domingo

Surfe: Séries consistentes em torno de “1,5 a 2 metros” (escala dos surfistas) devido a um moderado swell de sul (S) com período médio-alto (185 graus @13s) misturado com um swell de S com período mais curto, que deve adicionar um balanço e “picotar” mais as ondas.

Tempo/ventos: Tempo +frio e nublado (com chance de chuva fraca), com vento maral (em torno de S) moderado, podendo amenizar um pouco no meio do dia.

Maré: Vazia (0,2m) às 07:20h, cheia (1,0m) às 12:55h, e vazia (0,4m) novamente às 20:10h. Boa variação pela manhã.

Análise: Tendência de dia OFF devido às condições climáticas e mar mais irregular. Mas, poderemos ter ventos mais fracos do que o previsto e condições aceitáveis em algum momento do dia.

Dia 5: Segunda-feira

Surfe: Séries em torno de “1,5 a 2 metros” (escala dos surfistas) cedo pela manhã, diminuindo gradativamente durante o dia, devido ao antigo swell de sul (S) com período mais curto (184 graus @12s) em declínio.

Tempo/ventos: Modelos divergindo sobre os ventos. O modelo americano (GFS) prevê ventos mais favoráveis, com um SE fraco cedo virando um E mais forte à tarde, enquanto que o modelo europeu (ECMWF) prevê vento maral (S-SSE) moderado cedo, virando um SE pouco mais fraco à tarde. Céu nublado, começando a limpar.

Maré: Vazia (0,1m) às 08:15h, cheia (1,0m) às 13:50h, e vazia (0,4m) novamente às 20:55h. Boa variação pela manhã.

Análise: Possíveis condições OK para o campeonato, com bastante swell e possibilidade de ventos melhores. Maré muito vazia e mar mais bagunçado devem prejudicar o surf no início, mas, ambos os modelos indicam condições melhores à tarde, especialmente para o Point. Depende das próximas atualizações.

Dia 6: Terça-feira

Surfe: Séries em torno de “1+ a 1,5 m+” (escala dos surfistas) devido ao antigo swell de sul (S) reforçado (185 graus @11s), amenizando durante o dia.
Tempo/ventos: Sol voltando, com vento terral/ladal (NE) fraco a moderado, virando ladal (ENE/E) mais forte durante o dia.

Maré: Vazia (0,1m) às 09:00h, cheia (1,1m) às 14:40h. Variação grande.

Análise: Condições para campeonato ON no Point (vento pior para a Barrinha). Lestada e maré cheia devem prejudicar o surf à tarde.

Atualizado em 24/06/2022 (sexta-feira) às 20h (de Brasília).