Margaret River Pro

Medina acelera na Austrália

Gabriel Medina é o melhor brasileiro no primeiro dia de ação masculina do Margaret River Pro. John John Florence faz as maiores marcas.

0
Gabriel Medina é o melhor brasileiro na primeira fase do Margaret River Pro.

O tricampeão mundial Gabriel Medina foi o cara do Brasil na primeira fase masculina do Margaret River Pro. Com um ataque feroz de backside, o surfista venceu o décimo duelo do round com 16.00 pontos no somatório. Ele é um dos sete brazucas classificados para o Round 3. O melhor deste sábado (21) foi John John Florence, havaiano autor da maior nota e da maior média de toda a etapa até o momento.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

O segundo dia do evento australiano aconteceu em ondas de 1 a 1,5 metro com séries maiores. O vento soprou de terral pela manhã, e de maral na parte da tarde. Todas as 12 baterias da primeira fase masculina foram realizadas. As mulheres ganharam folga.

Gabriel Medina demorou a surfar na décima bateria. O brasileiro viu o francês colocar as notas 6.00 e 4.50 pontos no somatório, e o indonésio Rio Waida marcar 4.17. Medina fez sua primeira participação na etapa aos 16 minutos. Ele bateu de forma vertical, rasgou e acertou uma pancada na junção. A performance valeu 8.33 pontos e ele foi para o segundo lugar.

Maxime (5.60) e Rio (3.43) colocaram novas notas no somatório, mas as posições no duelo não foram alteradas. Uma nova mudança só aconteceu aos 23 minutos. Medina executou três batidas em sequência, além de uma escalada, anotou 7.17 pontos e foi pra liderança.

Gabriel Medina ataca o Main Break com um backside feroz.

O brasileiro surfou outras quatro ondas, mas não alterou seu placar. Já o francês (6.23) e o indonésio (6.53) melhoraram suas pontuações, mas o resultado seguiu o mesmo. Medina venceu e avançou com Maxime. Rio caiu para a repescagem.

“As ondas estão muito divertidas lá fora hoje”, disse Gabriel Medina. “Foi bom pegar duas ondas boas logo no início, o que me deixou mais tranquilo para o restante da bateria. É muito legal ver essa nova geração chegando e elevando o nível do surfe de todo mundo. É realmente muito bom para o Tour, ter essa pressão para todos surfarem o seu melhor nas baterias. Está todo mundo arrasando, a previsão das ondas está ótima, então já estou ansioso para ver como vai ser amanhã”.

Mais vitórias brazucas – A vitória de Medina foi a terceira do Brasil no Margaret River Pro. A primeira aconteceu na segunda bateria com Samuel Pupo. Ele venceu com as duas maiores notas do duelo. Ryan Callinan avançou em segundo lugar e Jacob Willcox caiu para a repescagem.

Todos os três surfistas abriram o confronto com notas na casa dos seis pontos. O australiano Ryan Callinan foi vertical duas vezes para marcar 6.17 pontos, e o também surfista da Austrália, Jacob Willcox, também executou uma pancada reta para largar com 6.00. Já o brasileiro fez um layback, uma rasgada e um ataque forte na junção. A performance valeu 6.93.

Ryan voltou a casa dos seis pontos aos 13 minutos (6.23), e Samuel, que surfou logo depois, dificultou o caminho dos oponentes. O brasileiro rasgou duas vezes e executou mais duas pancadas para colocar 7.33 pontos no somatório. Ryan naquele momento estava em segundo lugar, na necessidade de 8.03 para vencer. Jacob foi pra cima de Ryan na metade do confronto e chegou perto de trocar de posição. Ele necessitava de 6.40 pontos e marcou 6.00.

A bateria ainda estava na metade, mas dali pra frente nenhum surfista trocou de nota e Samuel avançou para a terceira fase com vitória. Ryan também se classificou, e o convidado para a etapa, Jacob, ficou em último lugar e enfrentará a repescagem.

Italo vence bateria muito disputada – Italo Ferreira também venceu neste sábado. A vitória aconteceu no duelo mais disputado do Margaret River Pro até o momento, o nono da primeira fase masculina.

A bateria foi muito disputada. Os três surfistas ficaram muito ativos e com pontuações parecidas. O duelo de 35 minutos chegou na metade com Italo tendo a maior nota (6.33). Na apresentação ele rasgou, bateu forte duas vezes forçando a rabeta da prancha, e executou mais uma pancada. Após a atuação ele aparecia em segundo lugar na necessidade de 5.50 pontos para superar o norte-americano Jake Marshall. O italiano Leonardo Fioravanti estava em último, precisando de 5.71 para avançar em segundo lugar.

Os três entraram em ação no início da segunda metade da bateria. Italo fazia uma boa onda, porém caiu na finalização e não mudou seu somatório. Jake também não alterou o resultado, mas Leo saiu de terceiro para primeiro com a nota 6.03 pontos. Italo passou a precisar de 5.50 para evitar a repescagem.

Italo Ferreira vence bateria nos últimos segundos.

O brasileiro foi pra virada perto dos dez minutos finais. Ele rasgou, bateu reto e forte, e ainda executou mais duas pancadas, a última numa pequena junção. A performance valeu 5.73 pontos e a primeira posição.

A bateria chegou nos quatro minutos finais e o bicho pegou. Leo, que tinha a segunda prioridade, bateu e executou um layback potente para marcar 6.43 pontos e assumir a liderança. Dois minutos depois os adversários atuaram também. Italo voltou para o primeiro lugar com 6.77, mas Jake tomou a posição com 8.00. Mas o brasileiro ainda teve tempo de surfar, e nos instantes finais foi em busca dos 7.17 que precisava para sair da água vitorioso.

Ele fez duas rasgadas, bateu reto e finalizou a apresentação com um floater. Os juízes avaliaram a performance e ele recebeu exatamente 7.17 pontos, para vencer com 13.94 contra 13.93 de Jake. Os dois avançaram. Leo ficou com 12.46 e caiu para a repescagem.

Filipinho também no Round 3 – Uma das melhores baterias do segundo dia da janela do Margaret River Pro foi a quinta. Filipe Toledo e Liam O’Brien duelaram pela vitória e o australiano levou o melhor. Os dois garantiram vagas no Round 3. O também aussie Jerome Forrest, campeão da triagem, caiu para a repescagem.

No momento da disputa as ondas estavam um pouco maiores do que nas primeiras horas do dia, e chegavam a cerca de 1,5 metro em séries demoradas no Main Break, pico do Oeste da Austrália. O vento terral já tinha dado lugar ao maral.

O duelo só começou a ganhar corpo na segunda metade. Filipe pegou sua primeira onda na disputa aos 21 minutos. Ele começou com uma rasgada forte, seguida de outra curva e de uma batida na junção. A performance valeu 6.50 pontos.

Perto dos últimos dez minutos os três atuaram. Liam executou uma forte batida, depois fez uma rasgada curta e terminou a apresentação com uma potente pancada. A atuação valeu 7.00 pontos e a liderança. Filipe atuou na sequência, e com três manobra anotou 5.17 e assumiu a primeira posição. Jerome voltou a marcar uma nota na casa dos três pontos e permaneceu em último lugar.

Liam foi em busca dos 4.67 pontos que precisava para vencer e conseguiu a nota 5.00, mas Filipe novamente deu o troco. O brasileiro fez uma rasgada expressiva, além de um floater e de uma escalada próxima da junção. Com 8.50 ele deixou Liam na necessidade de 8.01 para vencer. Mas o australiano ainda conseguiu reverter o resultado. Ele pegou uma direita quando restavam menos de três minutos e fez três manobras expressivas para marcar 9.07 pontos. Liam venceu e avançou com Filipinho. Jerome caiu para a repescagem.

Chianca com a amarela – A estreia de João Chianca com a camisa amarela de líder do ranking não teve vitória, mas o resultado também garantiu vaga no Round 3 do Margaret River Pro. Kelly Slater venceu e Jack Thomas foi pra repescagem.

Os três surfistas entraram em ação nos primeiro cinco minutos de bateria. Chianca fez três manobras, duas delas batidas verticais. A nota foi 6.67 pontos. O norte-americano Kelly foi ainda melhor e marcou 7.60 após rasgar, bater pra ganhar a seção, dar outra pancada e fazer outra curva. Jack, vice-campeão da triagem, fez duas manobras e colocou 5.50 no placar. Kelly (4.77) e Chianca (4.17) seguiram ativos e marcaram notas na casa dos quatro pontos. O brasileiro não parou e rapidamente conquistou mais 5.33. Ele precisava de 5.71 para assumir a liderança.

O brasileiro e o norte-americano voltaram a ter atuações de destaque perto dos dez minutos finais. Kelly executou uma forte rasgada e uma batida vertical para marcar 6.57 pontos. Chianca foi melhor. Ele fez três batidas, sendo duas retas e potentes, para conquistar 7.17. A nota não alterou o resultado da bateria. Jack, que vinha de quatro ondas fracas, marcou 6.83, mas ainda necessitava de 7.02 para tirar a vaga do brazuca.

O australiano deu um susto no brasileiro no minuto final. Jack usou a prioridade, fez quatro manobras e chegou perto da virada com 6.83 pontos. Ele caiu para a repescagem, enquanto Kelly e Chianca avançaram para a terceira fase do Margaret River Pro.

“Foi uma boa bateria. Peguei uma prancha nova e senti que surfei melhor com ela, do que com a outra que estava usando, então foi legal”, disse Kelly Slater. “Esta será uma grande semana, com muitos surfistas tentando escapar do corte, inclusive eu. Eu sempre procuro surfar o meu melhor, especialmente quando enfrento os melhores do ranking, ou tenho um grande motivo para melhorar meu desempenho. Então, estou realmente pronto para o desafio desta semana”.

Yago evita a segunda fase – Yago Dora também avançou na etapa ao ficar em segundo lugar na bateria. Ele competiu na oitava disputa masculina do Margaret River Pro. O brasileiro começou bem, mas sofreu a virada de Kolohe Andino. Kanoa Igarashi ficou na última posição e caiu pra repescagem.

Yago ficou muito ativo no início da bateria. Ele começou com uma esquerda (5.33), mas foi na direita que ele conseguiu as maiores notas nos dez minutos iniciais. Na segunda apresentação, a primeira de backside, o brasileiro bateu, rasgou e bateu novamente para anotar 5.77 pontos. Quatro minutos depois, aos dez, ele fez as mesmas manobras, porém com mais impacto e verticalidade. A performance valeu 6.93.

Kolohe Andino vence disputa.

A bateria de 35 minutos passou da metade e Kolohe subiu o nível. O norte-americano usou a prioridade, executou uma rasgada muito forte, invertendo a direção da prancha com velocidade e num espaço curto da onda, fez outra curva e bateu na junção. O norte-americano conquistou 7.93 pontos e assumiu a liderança. Yago passou a necessitar de 6.01 para vencer, e Kanoa de 9.03 para evitar a repescagem. O japonês, que não estava bem no duelo, diminuiu a diferença para o brazuca com a nota 5.40 pontos. Ele passou a precisar de 7.30 para avançar.

O confronto ficou sem alterações até perto do fim. Kanoa assustou Yago com uma onda da série, com cerca de 1,5 metro. O japonês executou uma boa rasgada, bateu, fez outra curva, porém com menos expressão, e fechou a performance com um floater. A nota demorou a sair, porém os 5.83 pontos não alteraram o resultado final. Kolohe aumentou um pouco mais a diferença com 5.57 e Yago ainda voou de frontside para também mexer no placar (6.03), mas sem mudar as posições.

Melhor do dia – O bicampeão mundial John John Florence foi matador na estreia do Margaret River Pro. O havaiano venceu a sétima bateria masculina com a maior nota e o maior somatório (17.93) da etapa até o momento. As duas atuações (9.10 e 8.83) aconteceram antes dos dez minutos iniciais da disputa.

O bicampeão da prova (2017 e 2019) fez um surfe extremamente forte, com curvas agressivas além de ataques verticais. John John seguiu ativo e perto do final conquistou sua terceira nota no critério excelente (8.60), com layback, aéreo alto sem rotação e rasgada.

A briga pela segunda vaga ficou entre o costa-riquenho Carlos Muñoz e o havaiano Seth Moniz. Os dois trocaram de posições algumas vezes, mas no final quem evitou a repescagem foi Seth.

Caio na repescagem – O Margaret River Pro não começou bem para o Brasil. Caio Ibelli terminou em último lugar na primeira bateria masculina do evento, e terá que enfrentar a repescagem para seguir na prova. Ezekiel Lau venceu e avançou para o Round 3 com Ian Gentil.

O segundo dia da janela da competição teve início com ondas de 1 metro e séries maiores no Main Break. O brasileiro tentou entrar numa direita logo no início, mas não conseguiu e ficou com a terceira prioridade. Caio atuou instantes depois, mas a nota foi fraca.

Ian surfou aos três minutos de bateria. O havaiano fez três manobras e anotou 5.67 pontos. Quatro minutos depois foi a vez de Ezekiel entrar em ação. O surfista que também é do Havaí rasgou, depois executou duas batidas em sequência, escalou a espuma e bateu novamente. A atuação valeu 6.10.

Os três voltaram a surfar perto da metade do confronto de 35 minutos. Caio usou a prioridade e foi primeiro. O brazuca fez uma boa rasgada e executou duas batidas fortes, a segunda passando a rabeta por cima do lip. A performance valeu 7.33 pontos. Ezekiel anotou 3.50 e se manteve na segunda posição, e Ian marcou 4.00 para continuar na frente do placar.

Caio Ibelli não faz boa estreia no Margaret River Pro 2023.

Caio pegou a liderança aos 20 minutos. Ele tinha a segunda prioridade, porém atuou quando viu uma chance para melhorar sua situação no confronto. O brasileiro fez duas manobras, colocou 2.77 no somatório e foi pra frente.

Ezekiel usou o direito de escolha de onda e surfou aos 24 minutos. Ele manobrou três vezes com força, colocou 7.60 pontos no placar e foi para a primeira posição. Caio foi para segundo e Ian para terceiro. O havaiano precisava de 4.44 para tirar a vaga do brasileiro.

Ian e Caio atuaram quando faltavam seis minutos para o fim. O brasileiro estava com a segunda prioridade e foi primeiro, mas caiu na segunda manobra. O havaiano escolheu a direita seguinte, que foi melhor. Ele executou uma rasgada e duas batidas fortes. Ian anotou 7.00 pontos e jogou Caio para a última posição, precisando de 5.34 para reverter a situação.

Ezekiel voltou a surfar e confirmou a vitória com mais 8.00 pontos após mais uma atuação expressiva. Caio pegou a prioridade e entrou em ação nos segundos finais. O brasileiro fez um cutback e tentou voar alto, mas errou a manobra e caiu para a repescagem. Ian ainda teve tempo de melhorar sua pontuação com 6.10, que confirmou a segunda posição no duelo.

Michael também na repescagem – Michael Rodrigues participou da penúltima disputa da fase. O sul-africano Jordy Smith abriu com 5.83 pontos. A nota foi conquistada com uma rasgada curta, um cutback, uma curva forte e uma batida. O brasileiro atuou, mas o melhor que fez nas três apresentações iniciais foi 3.33.

Connor entrou em ação pela primeira vez no confronto aos nove minutos. O australiano executou três batidas verticais, além de um escalada, para colocar 7.67 pontos no somatório. Na sequência Jordy marcou 4.83 e Michael, aos 16 minutos, fez duas rasgadas para conseguir 5.57.

A bateria ficou morna e chegou nos dez minutos finais com o brasileiro em segundo lugar. Michael precisava de 5.10 pontos para vencer, porém podia cair para a repescagem caso Connor conquistasse apenas 1.23.

O australiano usou a prioridade quando restavam cinco minutos. Ele bateu reto, rasgou e acertou outra pancada vertical. Connor anotou 7.00 pontos e foi para a liderança. Jordy segurou a prioridade no fim. Ele chegou a deixar uma onda passar para Michael, porém a direita correu e o brazuca não teve chance de manobrar. O confronto terminou com vitória de Connor. Jordy avançou em segundo lugar e Michael caiu para a repescagem.

Michael Rodrigues cai pra repescagem.

Próxima chamada e previsão das ondas – A próxima chamada para o Margaret River Pro acontece na manhã de sábado (22) na Austrália, noite desta sexta-feira (21) no Brasil, às 20h15 (de Brasília), devido ao fuso horário.

De acordo com a previsão as ondas ganharão tamanho e as séries podem chegar a 10 pés de face, com direção de Sudoeste. O vento deve soprar fraco durante quase todo o dia, sendo terral pela manhã e maral durante a tarde.

Como assistir ao vivo – O Margaret River Pro tem até o dia 30 de abril para ser realizado. O evento será transmitido ao vivo pelo site WorldSurfLeague.com , além do Aplicativo e do Canal da WSL no YouTube. No Brasil, todas as etapas do CT também serão transmitidas ao vivo nos canais SporTV (por assinatura) e no Globoplay (plataforma de streaming).

Margaret River Pro 2023

Round 1 Masculino

1 Ezekiel Lau (HAV) 15.60 x Ian Gentil (HAV) 13.10 x Caio Ibelli (BRA) 10.10

2 Samuel Pupo (BRA) 14.73 x Ryan Callinan (AUS) 12.40 x Jacob Willcox (AUS) 12.00

3 Griffin Colapinto (EUA) 13.67 x Nat Young (EUA) 13.16 x Reef Heazlewood (AUS) 11.10

4 Jackson Baker (AUS) 15.00 x Ethan Ewing (AUS) 13.43 x Jarvis Earle (AUS) 9.47

5 Liam O’Brien (AUS) 16.07 x Filipe Toledo (BRA) 15.00 x Jerome Forrest (AUS) 7.53

6 Kelly Slater (EUA) 14.17 x João Chianca (BRA) 13.84 x Jack Thomas (AUS) 12.66

7 John John Florence (HAV) 17.83 x Seth Moniz (HAV) 13.17 x Carlos Muñoz (CRI) 11.76

8 Kolohe Andino (EUA) 13.50 x Yago Dora (BRA) 12.96 x Kanoa Igarashi (JAP) 11.23

9 Italo Ferreira (BRA) 13.94 x Jake Marshall (EUA) 13.93 x Leonardo Fioravanti (ITA) 12.46

10 Gabriel Medina (BRA) 16.00 x Maxime Huscenot (FRA) 12.23 x Rio Waida (IDN) 10.70

11 Connor O’Leary (AUS) 14.67 x Jordy Smith (AFR) 10.66 x Michael Rodrigues (BRA) 8.90

12 Barron Mamiya (HAV) 12.34 x Matthew McGillivray (AFR) 11.87 x Callum Robson (AUS) 11.67

Round 2 (Repescagem)

1 Caio Ibelli (BRA) x Jacob Willcox (AUS) x Jack Thomas (AUS)

2 Leonardo Fioravanti (ITA) x Carlos Muñoz (CRI) x Jerome Forrest (AUS)

3 Callum Robson (AUS) x Michael Rodrigues (BRA) x Jarvis Earle (AUS)

4 Rio Waida (IDN) x Kanoa Igarashi (JAP) x Reef Heazlewood (AUS)

Round 3 Feminino

1 Molly Picklum (AUS) x Courtney Conlogue (EUA)

2 Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Bronte Macaulay (AUS)

3 Carissa Moore (HAV) x Sophie McCullch (AUS)

4 Tatiana Weston-Webb (BRA) x Lakey Petrson (EUA)

5 Tyler Wright (AUS) x Johanne Defay (FRA)

6 Gabriela Bryan (HAV) x Stephanie Gilmore (AUS)

7 Caitlin Simmers (EUA) x Sally Fitzgibbons (AUS)

8 Caroline Marks (EUA) x Brisa Hennessy (CRI)