Margaret River Pro 2024

Italo comanda atuação brazuca

Italo Ferreira vence bateria com maior somatório da primeira fase masculina do Margaret River Pro 2024. Gabriel Medina, Caio Ibelli e Samuel Pupo também passam de fase com vitórias.

0
Italo Ferreira vence com o maior somatório de um brasileiro na primeira fase.

O Brasil já tem quatro surfistas classificados para o Round 3 masculino do Margaret River Pro 2024. Todos estrearam nesta segunda-feira (15/4) e venceram suas baterias no Oeste da Austrália. Italo Ferreira avançou com o maior somatório do dia. Gabriel Medina, Caio Ibelli e Samuel Pupo também passaram de fase. Deivid Silva, Yago Dora e Miguel Pupo caíram para a repescagem e Luana Silva foi eliminada e cortada da elite. Garantida nas oitavas de final femininas, Tatiana Weston-Webb ganhou folga. Disputas foram realizadas em ondas de até 1 metro penteadas pelo terral durante a manhã, e com cerca de 1,5 metro mexidas pelo forte vento maral ao longo da tarde.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

WSL começou a segunda-feira com o Round 1 masculino, depois realizou a repescagem feminina e a primeira bateria da repescagem masculina. O Margaret River Pro 2024 é a quinta etapa do CT na temporada. Após o evento apenas os 22 melhores homens e as 10 melhores mulheres permanecerão na elite. Todos os outros serão cortados e precisarão disputar o circuito de acesso.

Main Break funciona com ondas limpas durante a manhã no Oeste da Austrália.

Italo Ferreira competiu na sétima disputa masculina do evento contra o japonês Kanoa Igarashi e o australiano Callum Robson. O duelo começou equilibrado, com pequena vantagem para Kanoa. O japonês tinha 7.50 pontos na melhor atuação, contra 6.50 de Callum e 6.00 de Italo. O australiano foi pra liderança pouco antes do fim do primeiro terço da bateria de 30 minutos ao marcar 4.33 pontos.

Os três atletas fizeram boas atuações aos 11 minutos. Kanoa executou duas manobras e anotou 7.57 pontos. Italo também fez dois ataques, porém mais expressivos, e conquistou 8.50 pontos. Callum fez uma rasgada e duas batidas e inseriu mais 8.07 no somatório. A bateria chegou na metade com Kanoa na frente e Italo em último na necessidade de 6.07 para evitar a repescagem.

Kanoa Igarashi avança em segundo lugar.

Perto dos dez minutos finais o brasileiro subiu do terceiro para o primeiro lugar. Italo executou duas fortes batidas, conquistou outra nota 8.50 pontos e deixou Callum em último, precisando de 7.00 para avançar. Sem a prioridade, Italo partiu para os aéreos, porém errou os três que tentou.

Kanoa usou a prioridade para bloquear Callum perto dos 2 minutos finais. Ele não mexeu no placar. O australiano ainda teve uma chance no minuto final, porém caiu após decolar na direita. Italo venceu e avançou com Kanoa para o Round 3. O brasileiro chegou a Margaret River em 18º lugar no ranking e já caiu para a 19ª posição. Ele necessita passar pela terceira fase para mudar sua pontuação.

“Foi uma bateria superdivertida”, disse Italo Ferreira, que depois de garantir a vitória, arriscou vários aéreos, até um Superman, mas não conseguiu aterrissar dos voos. “Eu estava assistindo a bateria antes da minha e foi meio devagar de ondas. Então foi ótimo pegar muitas ondas na minha e conseguir boas pontuações. Eu estava me sentindo bem lá fora e estou muito feliz com meu desempenho”.

A vitória de Medina – O atual campeão da etapa competiu na segunda bateria masculina do evento. Gabriel Medina enfrentou Deivid Silva e o australiano Jack Robinson. Os três atuaram logo no início. Jack errou um aéreo e os brasileiros partiram para as manobras de backside na direita do Main Break. Medina pegou uma onda maior, fez ataques expressivos e chegou no critério excelente com a nota 8.50 pontos. Deivid largou com 5.33 pontos.

Aos 5 minutos Jack executou uma rasgada curta, surfou um tubo e bateu duas vezes para colocar 4.83 no somatório. Dois minutos depois os brasileiros surfaram novamente. Medina disparou na frente com duas batidas e duas rasgadas que valeram 6.50 pontos. Deivid acertou uma rasgada para anotar 3.33 e se manter em segundo lugar. Ele precisava de 9.67 para liderar e Jack necessitava de 3.84 para assumir a segunda posição.

Gabriel Medina ataca a direita do Main Break de backside.

Jack usou a prioridade perto da metade da disputa, fez três ataques de frontside e pulou para o segundo lugar com a nota 7.83 pontos. Deivid tentou dar o troco na sequência, mas cometeu erros e não retomou a segunda posição. O brazuca seguiu ativo e acertou duas manobras para marcar novamente 5.33, o que não mudou sua situação no confronto. Ele seguiu precisando da nota 7.34 para evitar a repescagem.

O duelo seguiu sem alteração no placar até os 5 minutos finais. Jack manobrou três vezes, marcou 6.83 pontos e aumentou a diferença para Deivid. O brasileiro atuou na direita seguinte da mesma série e executou quatro batidas, sendo as duas iniciais muito fortes e verticais. Deivid anotou 7.50 e passou a buscar 7.17 pontos. Jack ficou com a prioridade nos minutos finais e Deivid não teve mais oportunidades. Medina venceu e avançou com o australiano.

Medina chegou na etapa em 20º lugar no ranking e caiu para a 21ª posição. Ele precisa passar mais uma bateria para melhorar sua pontuação. Deivid está em 33º lugar na lista dos melhores e precisa de um excelente resultado na etapa para evitar o corte.

“É bom estar de volta a WA (Western Australia) e comecei a gostar muito dessa onda depois da vitória no ano passado”, disse Gabriel Medina. “Demorei um longo tempo para conseguir surfar bem aqui e hoje (segunda-feira) estava um pouco difícil. Tem muitas ondas diferentes e espero que as condições melhorem um pouco na próxima fase, com mais oportunidades para surfar”.

Caio também vence – A oitava bateria masculina do Margaret River Pro 2024 também terminou com vitória brasileira. Caio Ibelli marcou uma nota no critério excelente e superou o australiano Ryan Callinan além do norte-americano Cole Houshmand.

A primeira metade da bateria teve poucas ondas. Até os 14 minutos Ryan tinha duas notas na casa dos 4 pontos (4.50 e 4.17) e Cole tinha a maior nota, 5.33 pontos. Caio, que havia conquistado apenas 0.73, entrou em ação e escovou uma direita com quatro manobras que valeram 8.00 pontos e a liderança.

Ryan assumiu a primeira posição aos 17 minutos. O australiano acertou três manobras e anotou 6.83 pontos. Na necessidade de 3.33 para liderança, Caio segurou a prioridade até os 6 minutos finais. O brasileiro rasgou ocupando bastante espaço da direita, depois bateu duas vezes, porém na segunda pancada ficou embolado com a espuma. A atuação valeu 6.93 pontos e jogou Ryan para o segundo lugar. A situação do australiano piorou 2 minutos depois. Cole, que precisava de 6.01, usou o direito de escolha de onda, executou três manobras de backside em sequência e marcou 7.40 para pegar a segunda posição.

Caio Ibelli segue vivo no evento.

O australiano ainda teve tempo de pegar uma boa direita e acertar duas batidas fortes. Ele precisava de 5.91 para avançar e anotou 7.50 pontos. Cole ainda tentou marcar os 6.94 pontos que precisava, porém não chegou perto da nota e caiu para a repescagem. Caio venceu com 14.93 pontos contra 14.33 de Ryan e 12.73 de Cole.

Caio já melhorou sua pontuação no ranking com a vaga garantida no Round 3 e está em 26º lugar, porém precisa passar mais baterias para evitar o corte.

Caio Ibelli precisa de bom resultado para se manter na elite.

Samuel vivo na luta pela permanência na elite – Também deu Brasil na 11ª bateria masculina do Margaret River Pro 2024. Samuel Pupo soltou as manobras de frontside nas direitas do Main Break e venceu com notas na casa dos 7 pontos. O australiano Connor O’Leary avançou em segundo lugar e o indonésio Rio Waida caiu para a repescagem.

O indonésio começou ativo e foi o único a surfar nos 5 minutos iniciais. Ele abriu com 2.33 e na sequência surfou uma esquerda pra colocar mais 4.33 no somatório. Connor e Samuel atuaram pela primeira vez no duelo aos 6 minutos. O australiano executou duas rasgadas e uma batida para anotar 5.33 pontos. O brasileiro rasgou uma vez e acertou mais três pancadas para largar com 7.37 pontos.

Rio voltou pra liderança aos 8 minutos. O atleta fez três ataques para colocar mais 6.33 no somatório. Samuel voltou para o topo aos 13 minutos. O brazuca fez cinco ataques, sendo uma rasgada o melhor, e anotou 7.33 pontos para abrir larga vantagem no placar. Em segundo, Rio precisava de 8.00 para vencer e Connor necessitava de 5.34 para avançar em segundo lugar.

Samuel Pupo joga água pro alto em Margaret River.

Connor virou pra cima de Rio a 7 minutos do fim. Ele usou a prioridade para surfar sua segunda onda na bateria. O australiano acertou duas batidas e um floater para anotar 7.43 pontos. O indonésio passou a buscar 6.44 para evitar a primeira fase eliminatória da etapa.

Os três atletas surfaram perto do minuto final e todos trocaram notas. Connor aumentou um pouco a diferença para Rio com 5.40 pontos. O indonésio ficou na necessidade de 6.51 e tirou 6.23 na última atuação. Ele caiu para a repescagem. Samuel colocou 7.23 no somatório e confirmou a vitória. O brasileiro é o atual 25º colocado no ranking. Ele precisa passar do Round 3 para aumentar sua pontuação.

Samuel Pupo segue na luta pela permanência na elite.

Yago e Miguel na repescagem – Além de Deivid, outros dois brasileiros caíram para a repescagm nesta segunda-feira. Yago Dora competiu na nona bateria masculina do evento e terminou em terceiro lugar. O português Frederico Morais venceu e avançou para a terceira fase com o norte-americano Crosby Colapinto, que ficou na segunda posição.

Crosby passou pela metade do confronto de 30 minutos na liderança. Logo no início ele executou duas manobras e anotou 7.83 pontos. Depois ele melhorou o somatório com mais 6.67 e assumir a liderança. Frederico largou com 5.17 e subiu o nível com a nota no critério excelente 8.07. Yago surfou quatro ondas nos 15 minutos iniciais e tinha duas notas na casa dos 6 pontos (6.47 e 6.00). O brasileiro precisava de 6.78 para evitar a repescagem.

A situação do brasileiro piorou quando Frederico colocou mais 6.47 no somatório. A atuação aconteceu a 13 minutos do fim. O português assumiu a liderança, jogou Crosby para a segunda posição e deixou Yago na necessidade de 8.03 para avançar na etapa.

A bateria seguiu sem mudanças até os 4 minutos finais. Frederico usou a prioridade naquele momento, executou três fortes ataques e aumentou a diferença no placar para seus adversários com a nota 7.30 pontos. Yago ficou com o direito de escolha de onda e surfou a 1 minuto do fim. O brasileiro rasgou e tentou voar de backside, porém não completou a manobra e caiu para a repescagem.

Yago é o melhor brasileiro no ranking. Com os resultados atuais ele ocupa a 17ª posição e precisa passar do Round 3 do Margaret River Pro 2024 para aumentar sua pontuação.

Yago Dora está na repescagem do Margaret River Pro 2024.

Derrota na última bateria da primeira fase – A primeira fase masculina do Margaret River Pro 2024 terminou com derrota brasileira. Miguel Pupo começou bem a disputa, mas os adversários aumentaram o ritmo, surfaram boas ondas e jogaram o brazuca para a repescagem. O italiano Leonardo Fioravanti venceu e avançou com o australiano Liam O’Brien (2º).

Leo abriu a bateria com 4.83 e na onda seguinte da mesma série Miguel largou com 7.00 pontos. O brazuca ficou ativo e foi melhorando seu somatório. Primeiro ele marcou 4.00, depois 4.60 e depois 5.70 para se firmar em primeiro lugar.

Miguel Pupo conquista boas ondas, mas fica em terceiro lugar.

Liam atuou pela primeira vez aos 8 minutos. Ele fez três ataques e conquistou 5.50 pontos. O australiano e o italiano surfaram perto da metade do duelo de 30 minutos. Leo foi pra segundo com a nota 6.87, mas Liam subiu o nível e assumiu a liderança com 8.33 pontos. Miguel caiu para segundo e ficou na necessidade de 6.84 para vencer. Em último, Leo precisava de 5.84 para avançar em segundo lugar.

Leo jogou Miguel para a terceira posição aos 16 minutos. O italiano usou a prioridade e executou uma rasgada além de três batidas. A performance valeu 8.00 pontos e ele assumiu a liderança. O brasileiro passou a buscar no mínimo 6.84 para evitar a repescagem.

O australiano ficou com a terceira prioridade e aproveitou duas ondas deixadas pelos adversários. Liam trocou de nota nas duas atuações. Primeiro marcou 5.83 e depois 8.03 para assumir a liderança. Mas Leonardo ainda teve tempo de dar o troco com 8.57 e voltar para o primeiro lugar. Miguel também atuou perto do fim. Ele foi em busca de 9.06 e com duas batidas conquistou 8.07, nota que não mudou sua situação no confronto e ele caiu para a repescagem. Miguel ocupa atualmente o 28º lugar no ranking. Ele precisa passar do Round 3 para aumentar sua pontuação.

Miguel Pupo e Deivid Silva estão na repescagem.

Luana se despede da etapa e da elite – Luana Silva é a primeira baixa brasileira no Margaret River Pro 2024. A surfista ficou na terceira posição na bateria válida pela repescagem feminina e com a derrota foi cortada da elite. A australiana India Robinson venceu o duelo e avançou com a costa-riquenha Brisa Hennessy (2ª).

Brisa e India surfaram logo no início da bateria. A costa-riquenha largou com 6.50 e a australiana anotou 6.00 pontos. Luana surfou pela primeira vez na disputa aos 4 minutos. Com duas batidas a brasileira conquistou 4.50 pontos. Luana voltou a fazer dois ataques aos 7 minutos e garantiu mais 4.83 para assumir a liderança. India respondeu na sequência com cinco manobras que valeram 5.83 e ficou com a primeira posição na bateria.

A brasileira caiu para o último lugar aos 12 minutos. Brisa rasgou e bateu de frontside para marcar 6.10 pontos e assumir a primeira posição. Luana passou a buscar 7.00 para não ser eliminada do Margaret River Pro 2024.

A brasileira usou a prioridade aos 18 minutos. Luana fez três manobras e marcou exatamente os 7.00 pontos que precisava para sair da última posição. Porém as adversárias atuaram logo depois. India assumiu a liderança com duas manobras que valeram 7.67 e Brisa também fez dois ataques para colocar mais 6.77 no somatório. Luana passou a precisar de 6.27 para eliminar Brisa do evento.

Luana segurou a prioridade até os 2 minutos finais, porém a direita foi ruim e ela não trocou de nota. A brasileira ainda fez mais uma tentativa, porém não saiu do terceiro lugar e foi eliminada da etapa.

Luana Silva já havia caído do nono para o décimo lugar no ranking, quando foi para a repescagem. Agora, certamente sairá do grupo das top-10 que serão mantidas na elite feminina, para o restante da temporada. Isto porque a brasileira será ultrapassada por quem vencer o segundo duelo das oitavas de final do Margaret River Pro 2024, entre a havaiana Gabriela Bryan e a australiana Isabella Nichols. Gabriela ultrapassa os 14.710 pontos da Luana Silva no ranking com a vitória e Isabella supera a brasileira no segundo critério do desempate, da média de pontos nas baterias.

Luana Silva saí da água derrotada e está fora da elite.

Melhor do dia – O melhor surfista do dia foi Ethan Ewing. O australiano venceu a quinta bateria com os mesmos 17.00 pontos conquistados por Italo Ferreira na sétima disputa, porém ele anotou 9.50 na melhor atuação da segunda-feira. Ethan abriu a performance com um poderoso layback, seguido de um snap e de uma rasgada invertendo a direção da prancha. O aussie colocou ainda mais 7.50 no placar para avançar com o norte-americano Kade Matson, que ficou em segundo lugar. O convidado para a etapa, o australiano Reef Heazlewood terminou em terceiro e caiu para a repescagem.

John John avança com sustos – John John Florence não fez boa estreia no Margaret River Pro 2024. O bicampeão da prova realizada optou por esperar por boas ondas enquanto seus adversários entravam em ação. Na segunda metade da disputa ele tentou ficar ativo, porém não saiu da terceira posição. O convidado para a etapa, o australiano George Pittar, venceu e avançou com o havaiano Ian Gentil (2º).

O bicampeão mundial usou uma estratégia diferente na repescagem, realizada em ondas mexidas pelo forte vento maral. John John ficou muito ativo, porém em nenhum momento conseguiu tranquilidade. O havaiano perdeu a liderança para o australiano Callum Rosbon, autor de duas notas na casa dos 6 pontos (6.67 e 6.17). John John, que conquistou 5.67 nos primeiros minutos, lutou até conseguir mais 5.70 e se distanciar um pouco do aussie Otis North. O convidado para a etapa tinha 5.43 e precisava de 5.94 para vencer. Otis tentou a virada perto do fim, mas os 4.40 pontos não mudaram as posições no confronto.

John John bloqueou Otis perto do minuto final. O havaiano não trocou de nota e o australiano ainda conseguiu surfar antes do término, porém os 5.30 pontos não foram suficientes para evitar a sua eliminação. Callum venceu e avançou com John John.

John John Florence cai pra repescagem, mas se recupera na prova.

Próxima chamada e previsão das ondas – A próxima chamada para o Margaret River Pro 2024 acontece na manhã de terça-feira (16/4) na Austrália, noite desta segunda-feira (15/4) no Brasil devido ao fuso horário, às 20h15 (de Brasília). De acordo com a previsão divulga pela WSL, dia deve ter ondas de 5 a 7 pés de face. O vento pode soprar de terral na primeira metade do dia e de maral durante a tarde.

Transmissão ao vivo – Todas as etapas do WSL Championship Tour passam ao vivo no Sportv e Globoplay. As disputas também podem ser vistas pelo WorldSurfLeague.com e pelo Aplicativo, além do Canal da WSL no YouTube.

Margaret River Pro 2024

Round 1 Masculino

1 Imaikalani deVault (HAV) 14.50 x Eli Hanneman (HAV) 12.03 x Barron Mamiya (HAV) 11.33

2 Gabriel Medina (BRA) 15.00 x Jack Robinson (AUS) 14.66 x Deivid Silva (BRA) 12.83

3 Ramzi Boukhiam (MAR) 13.26 x Jake Marshall (EUA) 11.53 x Kelly Slater (EUA) 9.77

4 George Pittar (AUS) 11.57 x Ian Gentil (HAV) 8.87 x John John Florence (HAV) 6.83

5 Ethan Ewing (AUS) 17.00 x Kade Matson (EUA) 15.00 x Reef Heazlewood (AUS) 12.30

6 Seth Moniz (HAV) 12.70 x Griffin Colapinto (EUA) 12.20 x Otis North (AUS) 6.86

7 Italo Ferreira (BRA) 17.00 x Kanoa Igarashi (JAP) 15.07 x Callum Robson (AUS) 14.57

8 Caio Ibelli (BRA) 14.93 x Ryan Callinan (AUS) 14.33 x Cole Houshmand (EUA) 12.73

9 Frederico Morais (POR) 15.37 x Crosby Colapinto (EUA) 14.50 x Yago Dora (BRA) 12.47

10 Jacob Willcox (AUS) 16.17 x Jordy Smith (AFR) 15.23 x Matthew McGillivray (AFR) 15.10

11 Samuel Pupo (BRA) 14.56 x Connor O’Leary (AUS) 12.83 x Rio Waida (IDN) 12.56

12 Leonardo Fioravanti (ITA) 16.57 x Liam O’Brien (AUS) 16.36 x Miguel Pupo (BRA) 15.37

Repescagem Masculina

1 Callum Robson (AUS) 12.84 x John John Florence (HAV) 11.37 x Otis North (AUS) 10.73

2 Barron Mamiya (HAV) x Miguel Pupo (BRA) x Reef Heazlewood (AUS)

3 Cole Houshmand (EUA) x Yago Dora (BRA) x Kelly Slater (EUA)

4 Rio Waida (IDN) x Matthew McGillivray (AFR) x Deivid Silva (BRA)

Repescagem Feminina

1 Sally Fitzgibbons (AUS) 16.27 x Johanne Defay (FRA) 13.73 x Bronte Macaulay (AUS) 6.33

2 India Robinson (AUS) 13.67 x Brisa Hennessy (CRI) 13.27 x Luana Silva (BRA) 11.83

Oitavas de final

1 Johanne Defay (FRA) x India Robinson (AUS)

2 Gabriela Bryan (HAV) x Isabella Nichols (AUS)

3 Molly Picklum (AUS) x Alyssa Spencer (EUA)

4 Brisa Hennessy (CRI) x Lakey Peterson (EUA)

5 Caitlin Simmers (EUA) x Sophie McCulloch (AUS)

6 Tatiana Weston-Webb (BRA) x Tyler Wright (AUS)

7 Caroline Marks (EUA) x Sally Fitzgibbons (AUS)

8 Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Sawyer Lindblad (EUA)