Estrutura física

Altura interfere no desempenho?

Site Surfer Today publica artigo sobre diferenças entre surfistas altos e baixos e como isso impacta na performance no mar.

0
Um dos mais altos do Tour, Jordy Smith tem 1,90 cm.

Um artigo recente publicado pelo Luís MP, do site Surfer Today, traz as diferenças de rendimento de um surfista alto para um atleta de estatura menor. No texto, Luís diz que surfistas mais altos e mais baixos sentem diferenças perceptíveis na hora de se familiarizar com as pranchas, remar e pegar uma onda.

Enquanto atletas mais baixos tendem a ter melhor desempenho na ginástica, por exemplo, os mais altos levam vantagem no basquete, vôlei e etc. Ao mesmo tempo, a altura e o peso de um surfista desempenham um papel relevante no aprendizado e na evolução de suas habilidades na modalidade.

Não precisa necessariamente ter uma medida corporal específica para ser bom no surfe, mas estar em forma e se manter assim sempre vai ajudar. Há também a análise do tipo físico.

O seres humanos se encaixam entre os três principais tipos de corpo: ectomorfo (corpo magro, ágil, pernas e braços longos), endomorfo (corpo forte e pesado) e mesomorfo (corpo musculoso e equilibrado). Em teoria, o tipo de corpo mesomorfo seria a escolha ideal, mas isso não exclui todos os outros de se destacarem no surfe.

Centro de gravidade – O histórico do surfe profissional competitivo não é estatisticamente claro se atletas mais baixos ou mais altos prevalecem e conquistam títulos mundiais. De acordo com Luís, há dados de que o atleta de altura média em torno de 1,70 – 1,75 cm tem mais sucesso.

O segredo está no equilíbrio ideal entre o peso e a altura do surfista e as dimensões da prancha. Quanto mais alto e pesado o surfista, mais volume será necessário na prancha; quanto mais baixo e leve o surfista, menos volume será necessário.

Pegar onda em uma prancha exige manter um centro de gravidade baixo, ou seja, um ponto baixo onde a massa corporal está concentrada, geralmente cerca de uma polegada abaixo do umbigo.

Em outras palavras, comprimir os joelhos e as pernas e ficar alongado é necessário para contrabalançar as forças opostas para cima e para os lados envolvidas na onda. Surfistas mais altos têm um centro de gravidade mais alto; surfistas mais baixos têm um centro de gravidade mais baixo.

Como resultado, surfistas mais altos precisarão manter seus corpos bem abaixados para obter o mesmo desempenho que os mais baixos terão em condições de onda idênticas. Colocar um surfista muito alto em uma prancha baixa traz várias desvantagens, pois será mais difícil para ele reagir e se ajustar ao fluxo contínuo e às mudanças da onda.

Simultaneamente, eles terão dificuldade para manobrar a prancha e realizar manobras na face aberta e no ar, gerar velocidade e encaixar seus corpos em espaços apertados durante as curvas.

A única compensação que surfistas mais altos podem obter é aumentando o tamanho de suas pranchas – em altura, largura e volume total. O problema é que essas mudanças podem não se encaixar e se adaptar bem, por exemplo, a condições de ondas pequenas ou tubos menos ocos e cilíndricos.

Estar mais perto da superfície da água reduz as chances de cair e vice-versa. Além disso, mesmo um surfista mais alto que esteja perfeitamente em forma pesará mais e, portanto, terá mais massa corporal, então precisará de ondas maiores para ter um desempenho de alto nível.

Para a decolagem, também é mais difícil para surfistas altos. Devido às pernas mais longas, há mais trabalho para levantá-las em comparação com um surfista mais baixo.

Um corpo maior também é mais propenso a lesões. Em uma queda, membros mais longos significam mais distância da água.

Vantagens dos surfistas altos – Mas as notícias não são só negativas para os mais altos. Surfistas homens e mulheres com mais de 1,80 cm têm algumas vantagens. A potência é o ativo mais relevante que eles podem possuir.

Um surfista mais alto é capaz de liberar mais potência em curvas, cavadas e manobras de cima para baixo do que um mais baixo. Consequentemente, eles podem gerar mais spray e deslocar mais água do que qualquer outro.

A segunda vantagem é a força da remada. Ter braços mais longos é certamente um privilégio que pode ser traduzido em lucro ao pegar mais e melhores ondas ou ondas difíceis de entrar.

Um dos truques úteis para surfistas altos é pegar pranchas maiores do que a média e trabalhar no ajuste do posicionamento dos pés. É mais fácil encontrar a posição ideal dos pés em pranchas com mais volume.

Altura dos surfistas profissionais – Como vimos acima, não há uma relação direta e definitiva entre altura e títulos de campeão mundial. No entanto, é interessante observar que os surfistas de estatura média tendem a ter mais sucesso.

A maioria dos surfistas profissionais do CT não são particularmente altos. Na temporada de 2024, a altura média dos surfistas é de 1,80 cm, enquanto a altura mediana é de 1,79 cm.

Confira a altura dos atletas do masculino do Tour:

Jordy Smith: 1,90 cm
Kade Matson: 1,90 cm
Cole Houshmand: 1,90 cm
John John Florence: 1,87 cm
Connor O’Leary: 1,85 cm
Frederico Morais: 1,85 cm
Ian Gentil: 1,85 cm
Ramzi Boukhiam: 1,85 cm
Ryan Callinan: 1,85 cm
Yago Dora: 1,82 cm
Jake Marshall: 1,82 cm
Griffin Colapinto: 1,80 cm
Gabriel Medina: 1,80 cm
Ethan Ewing: 1,80 cm
Jack Robinson: 1,80 cm
Crosby Colapinto: 1,80 cm
Kanoa Igarashi: 1,80 cm
Callum Robson: 1,80 cm
Eli Hanneman: 1,80 cm
Leonardo Fioravanti: 1,80 cm
Liam O’Brien: 1,80 cm
Matthew McGillivray: 1,80 cm
Jacob Willcox: 1,80 cm
João Chianca: 1,80 cm
Kelly Slater: 1,75 cm
Samuel Pupo: 1,75 cm
Barron Mamiya: 1,75 cm
Filipe Toledo: 1,75 cm
Miguel Pupo: 1,75 cm
Deivid Silva: 1,70 cm
Imaikalani deVault: 1,70 cm
Rio Waida: 1,70 cm
Seth Moniz: 1,70 cm
Italo Ferreira: 1,70 cm
Caio Ibelli: 1,67 cm

Fonte Surfer Today