Championship Tour

Soberania brasileira

Com seis vitórias consecutivas em sete etapas disputadas, brasileiros deitam e rolam no Championship Tour.

0
Gabriel Medina mantém a hegemonia brasileira na temporada.

A emocionante vitória de Gabriel Medina em Teahupoo, no último domingo, marcou não apenas o retorno do campeão mundial de 2014 ao pódio, como também mais um capítulo da incrível hegemonia brasileira no Championship Tour 2018.

Foi a sexta vitória verde-amarela em sete etapas disputadas até o momento. Os brazucas só não venceram a etapa de abertura, na cidade de Gold Coast, que teve suas finais transferidas de Snapper Rocks para Kirra, onde o australiano Julian Wilson levou a melhor nos tubos inconsistentes.

De lá para cá, foram seis vitórias consecutivas dos brasileiros. O primeiro a comemorar foi Italo Ferreira, em Bells Beach. Em seguida, Filipe Toledo fez a festa em Saquarema (RJ), e Italo voltou a subir ao topo em Keramas, Indonésia.

Filipe Toledo, com duas vitórias no ano, segue isolado na liderança.

Willian Cardoso também sentiu o sabor da vitória, batendo seus adversários em Uluwatu, Indonésia, que deu sequência ao Margaret River, etapa iniciada no oeste australiano e paralisada devido ao risco de ataque de tubarão.

O quinto triunfo na temporada veio com Filipe Toledo, campeão em Jeffreys Bay, África do Sul, pelo segundo ano consecutivo.

E no último domingo, Gabriel Medina levou a galera ao delírio depois de encontrar um tubo salvador nos instantes finais do Tahiti Pro, faturando a etapa em Teahupoo pela segunda vez na carreira.

Italo Ferreira também venceu duas etapas e está entre os Top 5 do ranking.

Os brasileiros dominam também as primeiras posições do ranking mundial, com Filipe Toledo liderando e Gabriel Medina na segunda posição, com 6.300 pontos de desvantagem. O australiano Julian Wilson, em terceiro, é o melhor estrangeiro no Tour, seguido por outro brazuca, Italo Ferreira.

A próxima etapa do Championship Tour acontece de 6 a 9 de setembro, na Califórnia (EUA), nas ondas artificiais do Surf Ranch, piscina desenvolvida pela Kelly Slater Wave Company.

Medina é o único atleta com chances de tomar a liderança de Filipinho na próxima etapa. Para isso, ele precisa no mínimo ser vice-campeão no Surf Ranch, além de torcer para que seu adversário não amplie a pontuação.

Dos quatro eventos restantes, Medina venceu três no ano passado. No Surf Ranch, em uma competição promovida como teste para este ano, o atleta superou Filipinho em uma decisão eletrizante. Em seguida, levou os títulos em Portugal e na França. Último evento do ano, o Pipe Masters foi vencido pelo francês Jeremy Flores.

Willian Cardoso completa a lista de brasileiros vitoriosos em 2018.