Challenger Series 2024

WSL divulga calendário

Circuito Challenger Series 2024 tem seis etapas e termina nas ondas de Saquarema (RJ), informa a World Surf League.

0
Saquarema sedia a etapa final do Challenger Series em 2024.

A World Surf League divulgou nesta segunda-feira (18) o calendário do Challenger Series 2024, o campo de batalha para os surfistas lutarem por vagas na elite do Championship Tour (CT). Serão seis etapas disputadas entre os meses de abril e outubro, quando o Saquarema Pro fechará a lista dos 10 homens e 5 mulheres classificados para o CT 2025 pelo segundo ano consecutivo. A temporada começa na Austrália e passa pela África do Sul, Estados Unidos, Portugal, até chegar no Brasil, para encerrar a disputa pelas vagas nos dias 12 a 20 de outubro na Praia de Itaúna, o Maracanã do Surfe na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Assim como neste ano, o calendário do Challenger Series 2024 será iniciado com duas etapas seguidas na Austrália, logo após o corte da elite do meio da temporada do CT em Margaret River. A abertura do circuito de acesso será novamente com duas etapas seguidas na Austrália, a primeira em Snapper Rocks, na Gold Coast, com a segunda em North Narrabeen, em Sidney.

A batalha prossegue em julho em Ballito na África do Sul e na sequência tem o US Open of Surfing na Califórnia no início de agosto. Depois, Portugal recebe a penúltima etapa em setembro e o Saquarema Pro fecha a lista dos 15 surfistas que completarão a elite do CT em 2025. Serão computados no ranking, apenas os 4 melhores resultados conquistados nas seis 6 etapas.

Calendário do WSL Challenger Series 2024

1ª- Abr 27-04 Mai – Snapper Rocks, Gold Coast, Queensland – Austrália

2ª- Mai 09-16 – North Narrabeen, Sidney, New South Wales – Austrália

3ª- Jul 01-08 – Willard Beach, Ballito, KwaZulu-Natal – África do Sul

4ª- Ago 03-11 – Huntington Beach, Orange County, Califórnia – Estados Unidos

5ª- Set 29-06 Out – Ribeira D´Ilhas, Ericeira – Portugal

6ª- Out 12-20 – Praia de Itaúna, Saquarema, Rio de Janeiro – Brasil

Assim como o calendário, o número de participantes em cada etapa continuará o mesmo de 2023, com 80 surfistas na categoria masculina e 48 na feminina. Além disso, os tops do CT que passaram pelo corte da elite, não terão obrigação de competir no Challenger Series, mas podem se candidatar a receber convites (wildcards) se desejarem participar de alguma etapa. Por outro lado, os que não conseguirem ficar entre os top-22 no ranking das cinco primeiras etapas do CT 2024, nem entre as top-10, estarão automaticamente qualificados para tentar recuperar suas vagas em todas as etapas do Challenger Series.

“Já estamos há 3 anos utilizando esse formato do Challenger Series e é muito bom ver esta competição solidificando seu lugar na estrutura de circuitos da WSL”, disse Jessi Miley-Dyer, Chefe de Esportes da World Surf League. “48 surfistas conquistaram suas vagas no Championship Tour com suas participações no Challenger Series desde 2021 e a temporada de 2024 verá mais 15 se juntarem a divisão de elite do surfe mundial”.

O Challenger Series é a segunda competição mais importante nos três níveis da estrutura de circuitos da WSL e o único caminho para se chegar na elite do CT. Em cada uma das seis etapas, serão 80 homens e 48 mulheres competindo, conforme relação abaixo:

– 12 homens e 7 mulheres do CT 2024 que não passaram pelo corte do meio da temporada

– 10 homens e 5 mulheres que ficaram entre a 11ª e 20ª colocações do ranking masculino e entre a 6ª e 10ª do feminino

– 3 homens e 2 mulheres do CT 2023 que não se requalificaram para o CT e nem para o Challenger Series

– 49 homens e 30 mulheres indicados pelos rankings regionais dos sete escritórios da WSL (América do Sul, América do Norte, Havaí/Tahiti, Europa, Austrália/Oceania, Ásia e África)

– o campeão e a campeã mundial Junior de 2023

– 5 homens e 3 mulheres convidados (wildcards) por cada etapa

Transmissão ao vivo – Todas as etapas do Challenger Series 2024 serão transmitidas ao vivo pelo WorldSurfLeague.com e no Aplicativo e Canal da WSL no YouTube.