CBSurf Imbituba Prime

Garotas dominam a Vila

Tainá Hinckel e Laura Raupp seguem na disputa do título catarinense no CBSurf Imbituba Prime, que acontece na Praia da Vila (SC).

0

A disputa pelo título catarinense feminino de 2022 centralizou as atenções no segundo dia do CBSurf Imbituba Prime, apresentado pela Prefeitura da Capital Nacional da Baleia Franca. Líder invicta no ranking profissional da Federação Catarinense de Surf, Tainá Hinckel, poderia garantir o bicampeonato estadual na sexta-feira, mas Laura Raupp fez os recordes do dia nas boas ondas de 3 a 5 pés na Praia da Vila e segue na briga pelo título.

Ambas passaram para as semifinais e são as únicas concorrentes ao prêmio oferecido pela FECASURF, para os campeões catarinenses profissionais de 2022, uma moto Yamaha da Motostore.

A expectativa agora fica para o domingo e Tainá Hinckel ainda pode garantir o bicampeonato por antecipação nesta penúltima das cinco etapas deste ano. Para tanto, precisa de um quinto lugar no CBSurf Imbituba Prime, ou seja, ficar no mínimo em terceiro na sua bateria das semifinais. No caso de terminar em última, Laura Raupp ainda tem que vencer a etapa de Imbituba e levar a decisão do título para a Praia da Joaquina, em Florianópolis, onde será encerrado o Circuito Catarinense Profissional de 2022 no mês de novembro.

A surfista da Guarda do Embaú, Tainá Hinckel, conquistou o primeiro título feminino da história da FECASURF, derrotando a própria Laura Raupp na bateria que definiu a campeã de 2021, no Costão do Santinho, Florianópolis. Tainá lidera o ranking de 2022 com vitórias nas três etapas deste ano, mas na Praia da Vila, passou em segundo lugar as duas baterias que disputou na sexta-feira.

A primeira foi vencida por Taís Almeida, de Saquarema (RJ). Na segunda, avançou junto com Laura Raupp, que ganhou o último confronto do dia. “Estou muito feliz por ter passado as baterias. Não consegui achar muitas ondas boas para fazer notas mais altas, mas o importante era passar e estou feliz”, disse Tainá Hinckel, que também falou sobre a expectativa de conquistar o bicampeonato antecipado em Imbituba.

“Na verdade, é seguir passo a passo, bateria por bateria. Eu só quero surfar bem, soltar meu surfe, fazer boas notas. É isso que importa para mim no momento”.

A florianopolitana Laura Raupp foi a melhor surfista da sexta-feira nas ondas da Praia da Vila, que bombou boas direitas e esquerdas abrindo paredes de 3 a 5 pés durante todo o dia. Ela estreou muito bem, fazendo os recordes femininos do CBSurf Imbituba Prime, nota 8,00 e 14,67 pontos, marcas atingidas logo após a estreia de Tainá Hinckel.

“Estou bem feliz, tem altas ondas e é uma oportunidade incrível poder surfar quase sozinha aqui na Praia da Vila, só com mais três meninas dentro d´água. É um lugar especial, mas eu nunca tinha me dado bem aqui, então estou superfeliz por ter achado boas ondas na bateria”, disse Laura Raupp, que depois derrotou Tainá Hinckel no último confronto da sexta-feira.

Elas ganharam a terceira batalha por vagas para as semifinais, eliminando a líder no ranking da Taça Brasil, a pernambucana Monik Santos, além da paulista Kemily Sampaio. Tainá só surfou três ondas e chegou a assumir a liderança com o 6,30 recebido na última. Mas, Laura ainda pegou uma direita para vencer somando sua segunda nota 6,33. Com as classificações, as duas seguem disputando o título catarinense no CBSurf Imbituba Prime.

“Tainá é uma surfista excelente, surfa muito e eu me inspiro muito nela”, elogiou Laura Raupp. “Acho que o título catarinense já é dela. Ela tem feito um trabalho incrível, ganhou todas as etapas e está de parabéns. Mas, vou dar meu máximo para continuar disputando este título também”.

Com a passagem para as semifinais do CBSurf Imbituba Prime, Laura Raupp já subiu da quarta para a segunda posição no ranking catarinense. Ela está na primeira semifinal do domingo, com a carioca Julia Duarte e a pernambucana Nicole Santos. Tainá Hinckel entra na segunda, com a cearense Larissa dos Santos e a paranaense Luara Mandelli. A terceira oponente das duas saem da última quarta de final, entre Taís de Almeida (RJ), Juliana dos Santos (CE), Alexia Monteiro (SC) e Yohana Sarandini (SP), neste sábado em Imbituba.

Cabeças de chave – Entre a primeira fase e as quartas de final femininas, foram realizadas as 16 baterias da segunda fase masculina, que definiram os adversários dos principais cabeças de chave do CBSurf Imbituba Prime. Os 32 participantes mais bem colocados nos rankings da Taça Brasil e da FECASURF, estream neste sábado, já disputando classificação para as oitavas de final. Neste grupo, estão os líderes da divisão de acesso do Circuito Brasileiro e os principais concorrentes pela moto Yamaha da Motostore do campeão catarinense de 2022.

O número 1 no ranking da FECASURF, José Francisco, o Fininho, estréia na terceira bateria desta terceira fase, contra o catarinense campeão mundial Pro Junior da WSL, Lucas Vicente, o carioca Leandro Bastos e o pernambucano Luan Ferreyra. O vice-líder, Walley Guimarães, imbitubense que mora na Praia do Rosa, é um dos cabeças de chave da sexta bateria, junto com o potiguar campeão panamericano de 2022 no Panamá, Mateus Sena. Os dois enfrentam outro natalense, Israel Junior, além do paulista Daniel Adisaka.

Já o líder no ranking da Taça Brasil, que classifica 12 homens e 7 mulheres para a elite nacional do Dream Tour 2023 da CBSurf, é o alagoano Amando Tenorio. Ele e o cearense Marcio Farney são os cabeças de chave da nona bateria e encaram o recordista do CBSurf Imbituba Prime, o jovem paulista Ryan Kainalo. O potiguar Lucas Pires é o outro adversário. O vice-líder, Luel Felipe (PE), também terá um duro desafio em sua estreia na Praia da Vila, o ex-top da elite do CT, Willian Cardoso (SC), além de Willyam Feiden (AL) e Davi Sobrinho (CE).

O CBSurf Imbituba Prime é uma parceria entre a Prefeitura de Imbituba, Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e VCplay, juntamente com a Associação de Surf de Imbituba (ASI), com homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e patrocínio da Motostore Yamaha, Fico, Fu-Wax, Surfland, Silverbay, Açaí do Joca Jr, Unifique, Lord e Arena.

Resultados 

Quartas de final feminina

1 1-Julia Duarte (RJ), 2-Luara Mandelli (PR), 3-Leticia Peixe (SP), 4-Maya Carpinelli (SC)

2 1-Larissa dos Santos (CE), 2-Nicole Santos (PE), 3-Diana Cristina (PB), 4-Julia Santos (SP)

3 1-Laura Raupp (SC), 2-Tainá Hinckel (SC), 3-Monik Santos (PE), 4-Kemily Sampaio (SP)

Bateria de sábado

4 Taís Almeida (RJ), Juliana dos Santos (CE), Alexia Monteiro (SC), Yohana Sarandini (SP)

Terceira fase masculino

1 Igor Moraes (SP), Wallace Vasco (SC), Ian Gouveia (PE), Lucas Catapam (PR)

2 Rafael Teixeira (ES), Renan Peres (SP), Artur Silva (CE), Alexandre Camargo (CE)

3 Luan Ferreyra (PE), José Francisco (PB), Lucas Vicente (SC), Leandro Bastos (RJ)

4 Cauã Costa (CE), Fellipe Ximenes (SC), Deyvson Santos (RN), Leonardo Barcelos (SC)

5 Douglas Silva (PE), Caetano Vargas (SC), Pedro Dib (SP), Luciano Brulher (SP)

6 Mateus Sena (RN), Walley Guimarães (SC), Daniel Adisaka (SP), Israel Junior (RN)

7 Rafael Venuto (CE), Marcos Correa (SP), Cauã Gonçalves (SP), Vicente Ferreira (RJ)

8 Luel Felipe (PE), Willian Cardoso (SC), Willyam Feiden (AL), Davi Sobrinho (CE)

9 Amando Tenorio (AL), Marcio Farney (CE), Ryan Kainalo (SP), Lucas Pires (RN)

10 Luiz Mendes (SC), Marcos Alves (CE), Felipe Oliveira (SP), Yuri Gonçalves (SC)

11 Fernando Junior (SP), Matheus Navarro (SC), Bruno Galini (BA), Lucas Silveira (RJ)

12 Peterson Crisanto (PR), Hedieferson Junior (SC), Alex Ribeiro (SP), Diego Aguiar (SP)

13 Hizunome Bettero (SP), Luan Wood (SC), Victor Valentim (PR), Luan Carvalho (SP)

14 Kauã Hanson (PB), Anderson Pikachu (RJ), Flavio Galini (BA), Yan Sondahl (RJ)

15 Gabriel Farias (PE), Lucas Bezerra (CE), Ricardo Kjellin (RS), Glauciano Rodrigues (CE)

16 Messias Felix (CE), Kaique Oliveira (SC), Jonatha Santos (RN), Gabriel Klaussner (SP)

Semifinais feminina

1 Laura Raupp (SC), Julia Duarte (RJ), Nicole Santos (PE), 2.a da última quarta de final

2 Tainá Hinckel (SC), Larissa dos Santos (CE), Luara Mandelli (PR), 1.a da última quartas

Primeira fase feminina 

1 1-Maya Carpinelli (SC), 2-Diana Cristina (PB), 3-Pamella Mel (SC), 4-Silvana Lima (CE)

2 1-Nicole Santos (PE), 2-Luara Mandelli (PR), 3-Vitória Carneiro (CE), w.o-Isabelle Nalu (SC)

3 1-Julia Duarte (RJ), 2-Larissa dos Santos (CE), 3-Yasmin Dias (SC), 4-Yasmin Neves (SP)

4 1-Julia Santos (SP), 2-Leticia Peixe (SP), 3-Jessica Bianca (PR), w.o-Kayane Reis (RJ)

5 1-Monik Santos (PE), 2-Yohana Sarandini (SP), 3-Leticia Cavalcante (CE), w.o-Nathalie Martins (PR)

6 1-Taís Almeida (RJ), 2-Tainá Hinckel (SC), 3-Sol Carrion (SP), 4-Juliana Quint (SC)

7 1-Laura Raupp (SC), 2-Alexia Monteiro (SC), 3-Natalie Plachi (SC), 4-Ariane Gomes (CE)

8 1-Juliana dos Santos (CE), 2-Kemily Sampaio (SP), 3-Isabela Saldanha (SP), 4-Potira Castaman (BA)

Quartas de final feminina

1 1-Julia Duarte (RJ), 2-Luara Mandelli (PR), 3-Leticia Peixe (SP), 4-Maya Carpinelli (SC)

2 1-Larissa dos Santos (CE), 2-Nicole Santos (PE), 3-Diana Cristina (PB), 4-Julia Santos (SP)

3 1-Laura Raupp (SC), 2-Tainá Hinckel (SC), 3-Monik Santos (PE), 4-Kemily Sampaio (SP)

Segunda fase masculino

1 1-Ian Gouveia (PE), 2-Alexandre Camargo (CE), 3-Igor Gabriel (PE), 4-Riomar Rodrigues (SC)

2 1-Artur Siva (CE), 2-Lucas Catapam (PR), 3-Diogo Santos (BA), 4-Tales Araujo (SP)

3 1-Lucas Vicente (SC), 2-Leonardo Barcelos (SC), 3-Charlie Brown (CE), 4-Douglas Noronha (SP)

4 1-Deyvson Santos (RN), 2-Leandro Bastos (RJ), 3-José Muniz (SC), w.o-Vitor Ferreira (RJ)

5 1-Pedro Dib (SP), 2-Israel Junior (RN), 3-Leonardo Berbet (RN), 4-Petterson Thomaz (SC)

6 1-Daniel Adisaka (SP), 2-Luciano Brulher (SP), 3-Ramiro Rubim (SC), 4-Caio Knappi (RJ)

7 1-Cauã Gonçalves (SP), 2-Davi Sobrinho (CE), 3-Leo Andrade (BA), 4-Diego Rosa (SC)

8 1-Willyan Feiden (AL), 2-Vicente Ferreira (RJ), 3-Gabriel Paiva (BA), 4-Raoni Monteiro (RJ)

9 1-Ryan Kainalo (SP), 2-Yuri Gonçalves (SC), 3-Theo Fresia (RJ), 4-JP Ferreira (SP)

10 1-Felipe Oliveira (SP), 2-Lucas Pires (RN), 3-Rafael Pedreira (BA), w.o-Yage Araujo (BA)

11 1-Bruno Galini (BA), 2-Diego Aguiar (SP), 3-Pericles Dimitri (PR), 4-Moa Soares (SC)

12 1-Alex Ribeiro (SP), 2-Lucas Silveira (RJ), 3-Thiago Eduardo (CE), 4-Lucas Cainan (PR)

13 1-Victor Valentim (PR), 2-Yan Sondahl (RJ), 3-Diego Brigido (RJ), 4-Mathias Ramos (CE)

14 1-Flavio Galini (BA), 2-Luan Carvalho (SP), 3-Tayrom Silva (SC), 4-André Luiz (SC)

15 1-Ricardo Kjellin (RS), 2-Gabriel Klaussner (SP), 3-Janninfer de Souza (CE), 4-Gustavo Borges (RS)

16 1-Jonatha Santos (RN), 2-Glauciano Rodrigues (CE), 3-Edvan Silva (CE), 4-Samuel Igo (PB)