Wahine Bodyboarding Pro

Espírito Santo recebe etapa

Praia de Jacaraípe recebe etapa do Circuito Mundial Feminino de Bodyboarding, em Serra (ES), entre 20 e 26 de junho.

0
Neymara Carvalho é um dos destaques do evento.Marcello Pedro.
Neymara Carvalho é um dos destaques do evento.

Pela primeira vez o Espírito Santo vai receber uma etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding Feminino, o Wahine Bodyboarding Pro. A Praia de Jacaraípe, na cidade da Serra, foi a escolhida para sediar o evento, que acontece entre os dias 20 e 26 de junho.  Atletas de várias partes do mundo marcarão presença. Uma das confirmadas é a pentacampeã mundial Neymara Carvalho, idealizadora do evento.

Mais de 150 atletas de diversos países são aguardadas no Espírito Santo, estado de Neymara. Recordista de títulos no circuito, a experiente atleta decidiu criar uma etapa exclusiva para mulheres, para promover mais reconhecimento e valorização da categoria, que trouxe inúmeros títulos mundiais para o Brasil. Nomes como Alexandra Rinder (Ilhas Canárias), Ayaka Suzuki (Japão), Sori Ohara (Japão) e Isabela Sousa (Brasil) já estão confirmados.

“Poder tornar o Wahine Bodyboarding Pro uma etapa de circuito mundial é a realização de um sonho. Trabalhar em prol do esporte que me deu tudo na vida é uma forma de retribuir e incentivar as próximas gerações. O bodyboarding é um dos esportes que mais deu alegrias ao Brasil e grande parte veio das atletas mulheres. Sendo assim, nada mais justo do que termos uma etapa exclusiva para nós. Uma forma de enaltecer e incentivar atletas de todo mundo”, comenta Neymara Carvalho.

A competição terá três categorias, com premiações de encher os olhos: Serão U$15.000,00 na categoria Profissional, U$10.000,00 para a categoria Master e U$5.000,00 para a Pro Junior.

Talentos revelados

É inegável que o Brasil é um dos principais representantes do bodyboarding feminino mundial e o Espírito Santo, um grande celeiro de grandes talentos, como a bicampeã brasileira Luna Hardman, que segue os passos da mãe Neymara Carvalho no esporte e a vice-campeã mundial Maylla Venturin, que é moradora da Serra, cidade que vai sediar a competição.

E foi em terras capixabas que aconteceu uma movimentação importante para a cena: a criação da Lei 10.916/19, de iniciativa do Governo do Estado, que iguala as premiações entre homens e mulheres em competições apoiadas pelo Estado, um marco histórico e uma referência a ser seguida.

Aulão social

Durante o Circuito, mais de 200 estudantes da rede municipal de ensino terão a oportunidade de participar de aulões de bodyboarding ministrados pelas competidoras. A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento do esporte ao mesmo tempo em que proporciona um intercâmbio cultural entre as atletas, alunos e população em geral.

As inscrições para o Wahine Bodyboarding Pro estão abertas no site oficial do evento.