Nazaré

Calado comenta bomba

"Estar no lugar certo em Nazaré é complicado", comenta Pedro Calado em entrevista exclusiva ao Waves.

0
Pedro Calado surfa bomba na remana em Nazaré, PortugalVitor Faneca Estrelinha
Pedro Calado surfa bomba na remana em Nazaré, Portugal

Na última quarta-feira (12), Pedro Calado surfou uma bomba em Nazaré na remada durante a disputa do Desafio de Remada dos Gigantes de Nazaré. O mar estava muito desafiador, com ondas de 40 pés (13 metros) no canhão português. “Foi um dos maiores mares que já peguei em Nazaré na remada. Top 3. Tinham várias ondas XXL mesmo, com algumas até de recorde”, fala Pedro Calado.

Tow-in: Pedro Calado vive terror após pegar a maior onda da vida em Nazaré

Junto de Lucas Chumbo, Daniel Rangel, Gabriel Sampaio, Justine Dupont e outros atletas da elite do surfe mundial, o surfista carioca pegou a maior onda da sessão. Uma esquerda, em pé, gigantesca. “Não foi a maior onda que já surfei, porque comparei bastante com a onda de Jaws (Havaí) que surfei em 2016. Faltou bem pouquinho, mas a de Jaws foi um pouco mais cavada”, explica Calado, “Mas são duas ondas bem parecidas, comigo cavando na base, muito especiais”.

Pedro Calado em Jaws, Havaí, 2016Bidu
Pedro Calado em Jaws, Havaí, 2016

A onda foi cogitada como uma possível quebra de recorde, mas Calado prefere ser mais conservador, “Eu acho que não quebra recorde por ser menor que essa de Jaws, que bateu na trave. Na época, ela ficou em segundo lugar, e o recorde ficou com Aron Gold”, fala.

Independente do recorde, a onda de Pedro Calado é louvável e pode ser finalista do Big Wave Awards. O mar estava muito complicado, com vento terral forte que causou vários wipeouts sinistros. “Surfar Nazaré é sinistro porque não tem canal, o posicionamento é muito difícil. Saber onde a próxima série vai entrar e estar no lugar certinho é complicado”, explica.

Na internet, os fãs de Calado aprovaram sua performance e cobraram a WSL que o convide a voltar ao Circuito Mundial de ondas grandes. “Pedro Calado merece muito a vaga do Big Wave World Tour, WSL. Já provou isso inúmeras vezes, dia após dia”, disse Gustavo Jacob.

Fãs cobram WSL pela presença de Pedro Calado no Big Wave World Tour.

Calado está com saudades de competir na elite. “Adoraria voltar ao circuito, estou com saudades de competir. Quando as etapas acontecem, meu coração fica partido quando não estou lá. Estou tentando voltar. Sendo finalista do XXL, aparecendo lá e mostrando que estou aqui pegando essas ondas, fica mais fácil ser convidado”, finaliza.