ISA Games

Jogos para a história

Com número recorde de países, os principais Tops do Championship Tour e vagas para Tóquio 2020, ISA Games começa nesta sexta-feira (6) em Miyazaki, Japão.

0
Kelly Slater participa do ISA World Surfing Games pela primeira vez na carreira.

Um total de 55 países confirmou presença no ISA World Surfing Games apresentado pela Vans, o Mundial da ISA que começa nesta sexta-feira (6) em Miyazaki, Japão.

O número ultrapassa os 47 países da edição de 2017 em Biarritz, França, e é um novo recorde no principal evento promovido pela International Surfing Association.

Samoa Americana, Líbano, Maldivas, Sri Lanka e Tailândia estão entre as nações inscritas e que participam pela primeira vez do ISA Games.

Serão 240 atletas divididos nas categorias Masculina, Feminina e Equipes. O evento também é elegível para as Olimpíadas de Tóquio 2020 para países da Ásia, África, Europa e Oceania. O regulamento completo está disponível aqui.

Como participar do evento também é uma das regras impostas pela ISA para tornar-se elegível a participar dos Jogos Olímpicos, os principais atletas do Championship Tour vão desembarcar no Japão.

A seleção brasileira já está escalada com Filipe Toledo, Gabriel Medina, Italo Ferreira, Tatiana Weston-Webb, Silvana Lima e Tainá Hinckel.

Além deles, também participam da prova Kelly Slater, Carissa Moore, Stephanie Gilmore, Julian Wilson, Jordy Smith, Johanne Defay, Jeremy Flores, Michel Bourez, Kolohe Andino, dentre outros Tops.

A australiana Sally Fitzgibbons (feminino), o argentino Santiago Muniz (masculino) e o Japão (equipes) defendem o título do Mundial da ISA.

“É incrível ver que um número recorde de países em todos os continentes virá a Miyazaki com suas equipes nacionais. O crescimento visível na participação de nações não tradicionais no esporte também é uma consequência direta da estratégia da ISA para o desenvolvimento global deste esporte”, diz Fernando Aguerre, presidente da entidade.

“Com um número recorde de equipes nacionais, a participação dos melhores atletas da atualidade e a qualificação para Tóquio 2020 em jogo, este é, sem dúvidas, o mais importante ISA Games da história”, completa o dirigente.