ISA World Junior

Recuperação brasileira

Kiany Hyakutake, Alexia Monteiro, Luara Mandelli e Samuel Joquinha vencem na repescagem e equipe brasileira volta com força máxima no Mundial Junior da ISA.

0
Kiany Hyakutake consegue recuperação e volta para disputa principal.

Na última terça-feira (28) rolou o quarto dia do Isa World Junior Surfing Championship 2023, na Praia da Macumba, Rio de Janeiro (RJ), e com os brasileiros garantindo bons resultados na repescagem. Com sol, sem vento e boas ondas, a nova geração do surfe mundial deu um show para o público.

Clique aqui para ver as fotos

Diferente de outros campeonatos, quando o surfista perde e é eliminado da competição, no Mundial Junior os atletas têm mais uma chance na repescagem.

A primeira brasileira a entrar na água foi a catarinense Kiany Hyakutake (Sub 18), que
conseguiu sua classificação sem muitos problemas. Em uma bateria com poucas ondas, Kiany soube administrar bem a vantagem e se garantiu na próxima fase.

“Eu demorei para pegar as primeiras ondas, foi uma bateria bastante apertada, não foi do jeito que eu quis, mas passei a bateria e voltei para o evento principal”, diz. “Essa onda é um pouco difícil, mas eu treino bastante na Praia Mole que, apesar de não ter o mesmo volume que a Macumba, é uma onda bastante balançada. Agora é descansar, me concentrar e jogar o jogo”.

Alexia Monteiro em ação nas águas cariocas.

Na sequência, foi a vez de Alexia Monteiro entrar no mar. Competindo com bastante estratégia e bem orientada pelos técnicos da equipe brasileira, Alexia soube aproveitar muito bem as condições.

“Estamos de volta no ‘game’, estou muito feliz por ter avançado para o evento principal.
Surgiram algumas dúvidas sobre posicionamento, pois o mar na Macumba muda praticamente a cada 15 minutos. Mas Deus clareou minha cabeça, consegui pegar as ondas boas e me posicionar com a ajuda da equipe que sinalizou para mim na areia. Agora vamos pra cima”, vibra Alexia.

As duas últimas disputas envolvendo brasileiros na repescagem foram travadas por Samuel
Joquinha (Sub 18) e Luara Mandelli (Sub 16). Ambos avançaram, com Joquinha dando um show à parte. Samuel conseguiu emplacar duas ótimas direitas, jogou muita água e comemorou bastante a vitória.

“Foi sensacional. Deus abençoou com as ondas. O Brasil está de volta ao evento 100%. Essa vala na Macumba está no meu coração, achei até que eu estava em Jeffrey’s Bay”, afirma Samuel.

A partir desta quarta-feira (29) não haverá repescagem. Todos os atletas disputam o evento principal, com os vencedores – primeiros e segundo colocados – avançando e os dois últimos sendo eliminados da competição.

Confira a equipe brasileira

Masculino Sub 18
Ryan Kainalo (SP)
Samuel Joquinha (RN)
Luan Ferreyra (PE)

Masculino Sub 16
Guilherme Lemos (RJ)
Ryan Coelho (PR)
Anuar Chiah (PR)

Feminino Sub 18
Kiany Hyakutake (SC)
Sophia Gonçalves (SP)
Aysha Ratto (RJ)

Feminino Sub 16
Alexia Monteiro (SC)
Luara Mandelli (PR)
Gabriely Vasque (PR)

Programação

29 de novembro (quarta-feira)

7h às 18h – Competição

30  de novembro (quinta-feira)

7h às 18h – Competição

1 de dezembro (sexta-feira)

7h às 18h – Competição

2 de dezembro (sábado)

7h às 18h – Competição

3 de dezembro (domingo)

7h às 18h – Competição
Cerimônia de encerramento 20 minutos após última bateria