Chemistry Surfboards

Química perfeita na água

Jason Bennett, ex-surfista profissional e atualmente shaper, está no comando da Chemistry Surfboards, marca de pranchas com personalidade e funcionalidade.

0

Jason Bennett começou sua carreira profissional de surfe aos 18 anos e, no meio dela, desenvolveu um interesse em shapear suas próprias pranchas, inspirado pelos shapers locais Wally Puha, Scott Raisbeck, David Barr e Michael Baron.

Sob a orientação de shapers de Oceanside, Jason fundou a Chemistry Surfboards em 2002, focando em pranchas de surfe feitas à mão sob medida. Atualmente, Jason dirige a empresa com o co-proprietário e amigo, Willie Smith, orgulhando-se de seguir um caminho mais progressivo e criativo na indústria de pranchas de surfe.

Modelo Honey Dip é voltado para alta performance.Divulgação.
Modelo Honey Dip é voltado para alta performance.

Além dos designs inovadores de Bennett, a Chemistry mantém-se na vanguarda desenvolvendo e compartilhando tecnologias com várias empresas como Hydroflex, Varial, Dark Arts entre outras. Umas das tecnologias desenvolvida pela Chemistry em 2017 foi a Flextronic, que agora após alguns anos de desenvolvimentos e testes encontra-se disponível no Brasil.

A Flextronic, tecnologia desenvolvida pela marca Californiana, utiliza blocos de PU Teccel com uma longarina de Polivinyl que proporciona mais flexibilidade do que a madeira normalmente utilizada nos blocos tradicionais de poliuretano. A Teccel desenvolve os blocos para as pranchas utilizadas no Brasil e exporta para a Chemistry Internacional.

Os blocos produzidos pela empresa no Brasil são considerados no mercado americano como alguns dos melhores do mundo, devido ao nível permanente de uniformidade na produção em escala, garantindo um padrão excelente de qualidade.As pranchas com tecnologia Flextronic fornecem uma maior projeção e uma troca de bordas inigualável em comparação com pranchas convencionais.

A tecnologia também conta com um reforço de Inegra em X acima das front fins, gerando maior manobrabilidade e controlando a Flexibilidade nos dois sentidos proporcionando uma torção ideal para maior projeção e turns, principalmente para o rail to rail.O perfil da marca possibilitou uma troca de conhecimento e impulsionou a Chemistry Brasil à participar desse processo trocando experiências.

Jason Bennett nos tempos da plaina.Arquivo pessoal.
Jason Bennett nos tempos da plaina.

Neco Costa, representante da marca na America do Sul desenvolveu e homologou em 2017 com a Chemistry Surfboards Internacional a tecnologia Ultimate Flex, uma exclusividade e, literalmente uma inovação principalmente para ondas características na maioria dos points do litoral Brasileiro e parte do litoral Americano, principalmente na costa Californiana.

A Ultimate Flex é uma marca registrada, com registro de desenho industrial no INPI.
As pranchas são desenvolvidas com laminação a vácuo, blocos de EPS de alta densidade da Teccel e fibra de vidro híbrida com fibra de carbono, proporcionando resistência e performance.

Essa tecnologia utiliza uma resina especialmente desenvolvida, seguindo os mais rígidos padrões do mercado americano, gerando maior durabilidade, proteção UV e mantendo a prancha branca por muito mais tempo. Além disso, possibilita a produção de pranchas extremamente leves com excelente flexibilidade.

A Boardland detentora da marca no Brasil, recentemente fechou uma parceria com a Magic Surfboards que produzirá as pranchas de Carbono, Epóxi e PU. Foi desenvolvida uma versão da Ultimate Flex Carbon, feita em carbono no bottom, virando a borda com o deck revestido em carbon hybrid já utilizado nas Ultimate Flex, além de algumas tecnologias em desenvolvimento que em breve estarão disponíveis no Brasil e serão exportadas para alguns países ao redor do globo.

A Chemistry será a marca Premium da empresa e terá um trabalho desenvolvido com o mesmo conceito de exclusividade, comercializando a marca somente em pontos especializados com um atendimento especializado e personalizado aos clientes lojistas, consumidores e parceiros.

Clique aqui para obter mais informações sobre a Chemistry Brasil